Ilha Grande

Praia Preta

1 avaliação
100% recomendam
10,0

Popular entre os moradores e famílias da Vila do Abraão, a Praia Preta está entre as mais procuradas por quem não deseja grandes deslocamentos, seja a pé, seja de lancha. Ela é a opção mais próxima do centro da Vila do Abraão e o acesso é muito fácil. Não há trilhas a serem percorridas e o trajeto é quase todo plano. Ainda há algumas casas no caminho que vendem sacolés e fazem a felicidade de adultos e crianças no calor do verão.

A Praia preta não tem este nome à toa. A areia do local tem uma coloração que mistura preto e dourado. Tal fenômeno se deve à presença de metais pesados, como a monazita, na areia. À primeira vista, pode até parecer que a areia é suja, mas não se engane. A Praia é de boa qualidade, assim como a água. Um dos lugares prediletos das crianças é o poço de água doce formado pelo riacho que desce da ilha e tem ligação com o mar. Difícil decidir entre a água doce e a salgada. A praia é tão tranquila e o mar tão calmo que você poderá até aproveitar para curtir flutuando em uma boia. As ruínas do Lazareto, antigo posto de quarentena para imigrantes europeus que chegavam ao Brasil no final do século XIX, também estão na praia. O lugar, mais tarde, transformou-se em prisão. Hoje, depois de ser implodido, restam apenas algumas ruínas do calabouço. 

O acesso à Praia Preta é pela trilha T1, conhecida como circuito do Abraão. O trajeto leva também ao Poção, ao Aqueduto e a alguns mirantes. O trecho até a Praia Preta tem duração de 15 minutos, a partir do canto esquerdo da Praia do Abraão. 

Ilha Grande, Angra dos Reis - RJ

Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta Praia-preta
Avalie Praia Preta

  1. Img2735 Nádia Lígia dos Santos
    São Paulo - SP há 5 anos
    10,0
    Bom

    Tudo em Ilha Grande é encantador, a Praia Preta tem bancos de areia, precisa tomar um certo cuidado ao entrar no mar, mas é sensacional, calma e dá pra visitar quando não tiver nenhum passeio no dia, pois fica bem pertinho da Vila Abraão.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.