Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praia do Caxadaço

O grande paredão de rocha voltado para o mar aberto esconde uma pequena porção de paraíso na Ilha Grande. Com águas protegidas, a Praia do Caxadaço forma uma pequena baía onde só o que existe são águas tranquilas e coloridas.  

Do alto das rochas — que podem ser alcançadas por uma trilha rápida no canto esquerdo da praia —, é possível ver como uma simples barreira natural pode transformar o agitado oceano Atlântico em uma calmaria digna de suspiros. Aproveite a parada do passeio de lancha não só para mergulhar, mas também para curtir o visual no topo das rochas. De lá há quem prefira descer atirando-se direto na água, mas a prática é perigosa. Prefira voltar andando para poder aproveitar o resto do passeio. 

Quando as lanchas (que muitas vezes chegam todas ao mesmo tempo) deixam a praia, é possível entender o tamanho da beleza da estreita e pequena faixa de areia, com apenas 15 m de extensão. Para conhecer o Caxadaço sem ninguém, será preciso fazer uma trilha pesada. O trajeto pode ser percorrido pela trilha T14, a partir da Vila do Abraão, com 8.150 m de distância e tempo médio de 2h40, até a Praia de Dois Rios. De lá será necessário acessar a trilha T15, com 2.400 m de distância e tempo médio de 1h20 até a Praia do Caxadaço. É um percurso que exige preparo físico e muita disposição. Na Praia de Dois Rios, em alta temporada, costuma haver barcos rápidos que levam os turistas de volta para Abraão, mas não é possível contar com 100% de certeza que estarão lá. Verifique antes, com barqueiros de Abraão, o contato de alguém que possa buscar o grupo em um horário agendado.  

A maneira mais comum de conhecer a Praia do Caxadaço é o passeio pelo roteiro Volta à Ilha. Ele é facilmente contratado nas agências de turismo da Ilha Grande. O valor do tour, por pessoa e sempre de lancha, tem preço médio de R$ 160 na alta temporada, podendo ter valor reduzido em dias de pouco movimento. O tempo do passeio é de 7h, com uma hora em cada ilha ou praia. É comum também uma parada para almoço, em restaurante escolhido pela empresa do passeio. Por passar em mar aberto, o passeio de Volta à Ilha só pode ser realizado em condições ideais de mar. Sendo assim, dê prioridade a essa rota. No dia seguinte, as lanchas poderão não realizar mais o tour.   


Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Ilha Grande

Praia do Caxadaço

Ilha Grande
Angra dos Reis