Torre Del Mangia
Com incríveis 102 metros de altura, a Torre del Mangia foi construída entre 1338 e 1348 e se tornou uma das torres mais altas da Itália medieval. O nome mangia (mangiare, em italiano, é comer) surgiu por conta do primeiro vigia do local, que costumava gastar todo o salário em comida. A torre é um dos principais cartões-postais de Siena, ao lado do Duomo, e pode ser vista de vários pontos da cidade. As paredes têm cerca de três metros de espessura em cada lado.
Uma curiosidade é que a torre foi construída para ter a mesma altura da catedral, como sinal de que igreja e governo tinham o mesmo prestígio. A torre, no entanto, acabou ficando mais alta do que o duomo. A galeria de mármore da torre, chamada Piazza di Cappella, foi acrescentada em 1352 por sobreviventes da peste negra, como forma de agradecimento à Virgem Maria.
Caso queira subir na torre, prepare-se para uma caminhada cansativa. Os degraus parecem não acabar nunca e o espaço é um pouco claustrofóbico. Mas a vista de cima vale muito a pena, é de tirar o fôlego! Idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos ou claustrofóbicas são desaconselhadas a subir. Não há necessidade de fazer reservas de bilhetes, pois geralmente não há filas para subir. Uma dica é deixar o passeio para o fim da tarde. Nesse horário, é possível ficar um pouco mais lá em cima (em geral, eles pedem para ficar apenas 15 minutos). No fim da tarde, com menos visitantes, a regra fica um pouco mais flexível. Ingressos são vendidos no hall de entrada da torre. Preço: 10 euros. Há a possibilidade de comprar o bilhete combinado (Torre del Mangia + Palazzo Pubblico + Santa Maria della Scala) por 20 euros.
Confira aqui os 5 hotéis em Siena mais reservados por nossos leitores:
Torre Del Mangia
Piazza del CampoSiena