Volterra
Uma joia que ainda não foi descoberta por turistas: assim é Volterra. Cercada por muros e com ruazinhas encantadoras, Volterra é uma preciosidade. A arquitetura medieval é notada logo na entrada, com portas imponentes. O muro mostra a precaução dos governantes medievais contra possíveis ataques. Ao andar pela cidadezinha, nos transportamos para outros tempos. Aliás, se não fosse o movimento, Volterra pareceria estar parada na Idade Média. A cidade era um dos 12 centros do poder etrusco entre os séculos VI e IV antes de Cristo e, hoje, é um dos locais mais bem-preservados de toda a Itália.
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Para começar, temos o Teatro Romano. Datado do século I antes de Cristo, o espaço foi reduzido no século XIII para a construção da muralha que cerca Volterra. A arquibancada foi feita utilizando a inclinação natural do terreno, como nos teatros gregos, com capacidade para cerca de 2 mil espectadores. Na parte de trás, havia ainda um banho termal, construído no século III, após o abandono do teatro. O mais impressionante de tudo isso é que o patrimônio histórico só foi descoberto nos anos 1950, durante escavações feitas por Enrico Fiume. A vista é incrível.
No centrinho da cidade, temos a Catedral, consagrada em 1120. No entanto, ela passou por diversas mudanças drásticas: foi ampliada no século XIII, teve o interior completamente reformado no século XVI e foi restaurada e redecorada no século XIX. No interior, podemos admirar a obra Madonna dei Chierici, de Francesco Valdambrino, e Anunciação (1497), de Mariotto Albertinelli, além de monumentos funerais em homenagem a santos de Volterra, como Ugo e Otaviano. Perto da Catedral, avistamos o Batistério, cuja lenda diz que o espaço, anteriormente, havia sido um templo pagão. A informação mais recente é que o batistério tenha sido construído em 989. A fachada atual, em mármore preto e branco, é do século XIII. O interior se manteve simples, com altar em mármore, iniciado por Mino da Fiesole no século XV. Em 1765, um painel de madeira com a ascensão, pintado por Niccolò Cercignani em 1591, foi colocado em cima do altar.
A Piazza dei Priori é ponto importantíssimo na cidade. Lá fica o Palazzo dei Priori (século XIII), um dos prédios mais antigos de toda a Toscana. A parte de cima da torre foi destruída no último terremoto na cidade e reconstruída em 1846. Outro ponto muito visitado é a Porta All'Arco, uma das seis portas abertas na muralha que cerca Volterra. Entre os museus, destaque para o Museu Cívico e a Pinacoteca, além do Museu Etrusco Guarnacci. Se você gostar de igrejas, sugerimos também a Chiesa di San Lino, a Chiesa di San Francesco Volterra e a Chiesa della Misericordia.
Todas as igrejas, inclusive a Catedral e o Batistério, ainda têm entrada gratuita (provavelmente por pouco tempo, já que os turistas começaram a descobrir esse pequeno paraíso). Horários de funcionamento: Palazzo dei Priori: todos os dias, das 10h30 às 17h30. Pinacoteca: todos os dias, das 9h às 19h. Museo Etrusco Guarnacci: todos os dias, das 9h às 19h. Teatro Romano: todos os dias, das 10h30 às 17h30. Battistero di San Giovanni: todos os dias, das 10h às 18h.
Como chegar a Volterra partindo de Florença
A cidade fica a 65 quilômetros de Pisa; a 75 quilômetros de Florença; e a 60 quilômetros de Siena. De carro, todos os trajetos são tranquilos, com boas (e lindas!) estradas. Uma precaução, no entanto, é alugar um GPS. Algumas estradas não são muito bem sinalizadas e se perder nesses campos pode até ser uma delícia, mas se você estiver com pouco tempo, melhor prevenir.
De transporte público, a forma mais fácil de chegar a Volterra partindo de Florença é pegar um trem na Estação Santa Maria Novella com direção a Pisa ou Livorno. Você deve descer na estação Pontedera (bilhete a 6,60 euros; cerca de 50 minutos de viagem). O bom é que os trens partem a cada 20 minutos, ou seja, há várias opções. Em frente à estação Pontedera, pegue o ônibus 500 (3,85 euros). Você pode comprar o bilhete nas máquinas ou em uma loja chamada Edicola. A parada de ônibus de Volterra é em frente ao centro histórico. Para consultar horários de trem, acesse www.trenitalia.com. Para checar os horários de ônibus Pontedera-Volterra, acesse www.pisa.cttnord.it.
Se você prefere ir de ônibus, prepare-se para enfrentar cerca de 2h30 de viagem. Ir de ônibus não é a forma mais fácil, já que você terá que fazer baldeação e os horários são bem mais escassos do que os de trem. Durante o inverno e feriados, por exemplo, há apenas um horário. Pegue o ônibus com direção a Siena (1310-A ou 1310-R) na estação que fica na Via Santa Caterina, 17. O valor do bilhete é 8,35 euros. Desça em Colle Val d'Elsa. De lá pegue a linha 770, que vai a Volterra. Para checar os horários, consulte o site www.pisa.cttnord.it.
Como chegar a Volterra partindo de Siena
A melhor forma é ir de ônibus, já que a viagem de trem demora cerca de 1h30 e precisa de baldeação. Na Viale F. Tozzi, pegue o ônibus 130, com destino a Florença e desça em Colle Val d'Elsa. De lá pegue o ônibus 770, que vai até Volterra. Se preferir ir de trem, desça na estação Pontedera. Atenção: é necessário fazer baldeação em Empoli. De Pontedera, pegue o ônibus 500 (3,85 euros), que vai até Volterra. Para checar os horários de trem, acesse www.trenitalia.com. Para checar os horários de ônibus Pontedera-Volterra, acesse http://www.pisa.cttnord.it.
Como chegar a Volterra partindo de Pisa
Para ir de trem, pegue o trem com destino a Florença, Siena ou Empoli e desça na estação Pontedera. Há trens a cada 15 minutos, em média (bilhete a 2,50 euros; cerca de 15 minutos de viagem). De Pontedera, pegue o ônibus 500 (3,85 euros), que vai até Volterra. Os bilhetes podem ser comprados em máquinas ou na loja chamada Edicola, na estação Pontedera. Para ir de ônibus, vá até a estação Pisa Stazione Fs. De lá saem os ônibus para Volterra. A viagem dura cerca de 1h50. Para checar horários, consulte http://www.pisa.cttnord.it.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Siena
Volterra
VolterraVolterra
56048