Albert Cuyp Markt
Seja sua primeira ou décima vez em Amsterdam, a viagem não estará completa sem uma passadinha no Albert Cuyp Markt. Em dias de tempo bom, a maior e mais tradicional feira a céu aberto da cidade chega a reunir 260 barracas ao longo da rua Albert Cuypstraat, no bairro Pijp. Incluindo algumas das comidas de rua mais famosas da capital holandesa.
A feira funciona de segunda-feira a domingo, das 9h30 às 17h. Pena que eu a visitei em um dia chuvoso e friozinho, então tinha bastante barraca fechada. Mas tem de um tudo por lá, de cabo USB e pasta de dente a porcelanas pintadas, passando por flores, frutas e peixes. É um lugar interessante para conseguir souvenir, eu mesma fiquei tentada por umas pantufas fofinhas que imitam aqueles tamancos de madeira holandeses, sabe?
Mas o destaque da feira vai, sem dúvidas, para as comidinhas de rua. Eis algumas coisas que encontrei por lá: rolinho primavera vietnamita, baos chineses, uma barraca com tanto sabor de cannoli italiano que nem consegui contar, queijos (muitos queijos) e quitutes tipicamente holandeses, como bitterballs (bolinhos de carne fritos) e chickenstick (uns croquetões de frango).
O Pietersma Snacks é um bom lugar para provar as tradicionalíssimas Patatje (batatas fritas) Oorlog (guerra) = batatas fritas de guerra. É uma batata frita duas vezes com molho de amendoim indonésio, maionese e cebola crua picada. Pode parecer uma bagunça, mas reza a lenda que é delicioso (eu já não estava mais em condições de provar).
Sério, vá sem almoçar. Se necessário, ative seu segundo estômago e, sob hipótese alguma, deixe o Albert Cuyp Markt sem provar um dos melhores stroopwafels de Amsterdam, sobre o qual eu falo logo abaixo. Trata-se de um biscoito recheado com caramelo, que, empatado com os queijos, é simplesmente a coisa mais deliciosa da Holanda.
Albert Cuyp Markt e um dos melhores stroopwafels do mundo
O nome é Rudi’s Original Stroopwafels, abre em uma espécie de trailer na rua Albert Cuypstraat. Era a única operação com fila no dia chuvoso em que estive lá.
A marca existe há mais de 45 anos, começou na cidade de Gouda, que também foi onde nasceu o stroopwafel. Eles mantém a mesma receita há gerações, com ingrediente simples, mas deliciosos. Peça um stroopwafel quentinho, cheiroso, feito na hora.
O preço eu achei maravilhoso também, muito mais em conta que no centro: 2,50 euros o tradicional e 3,50 com chocolate (em setembro de 2024). Vale também garantir um pacotinho para levar na mala, tem em embalagens simples e em latas decoradas.
Ah, e o atendimento lá merece um parágrafo à parte: foi o mais gentil e divertido que tive na Holanda. Quando soube de onde eu sou, o rapaz se gabou verbalizando em português carregado de sotaque a palavra "constitucionalissimamente". Naquele dia mesmo, outros brasileiros o ensinaram a falar "é nóis".