Bocas del Toro

Entre as casas coloridas de Bocas Town - construídas em palafitas sobre o mar - viajantes seguem despreocupados em busca da próxima praia. Todos olham para o céu aguardando ansiosamente pela aparição do sol entre as nuvens, que tanto insistem em encobrir a região. O tempo, quase sempre nublado, não é suficiente para espantar surfistas em buscas das melhores ondas do Panamá e muito menos os apaixonados pelo colorido mar do Caribe. Basta o sol abrir para que toda a beleza das ilhas se revele por completo. Entre passeios de barco, mergulhos em águas cristalinas e ilhas com mata virgem, você facilmente se encantará por Bocas del Toro.

A atmosfera descontraída entre os turistas que circulam por Bocas reflete bem o espírito do mais famoso arquipélago panamenho. Localizado na fronteira com a Costa Rica e voltado para as águas do Caribe, Bocas atrai viajantes de todo o mundo interessados em um roteiro exótico, pouco explorado e, ainda assim, com boa infraestrutura. Quem chega a Bocas del Toro procura por natureza exuberante, lindas praias e - quase sempre – excelentes ondas para o surfe. É destino para quem busca contato direto com a natureza quase intocada, isso sem perder o conforto de bons hotéis.  

Além das belezas naturais incontestáveis, Bocas é um convite para quem deseja um destino descolado, despreocupado e muito animado! Basta uma voltinha na principal avenida de Bocas Town para perceber que o “clima” não envolve apenas a questão do sol. Em pouco tempo você estará embalado pela atmosfera acolhedora da região e totalmente familiarizado com o modo de vida em Bocas. É hora de relaxar e aproveitar este incrível destino do Panamá. Tudo regado a uma surpreendente gastronomia cosmopolita e vida noturna bem agitada. Tenha cuidado apenas para não fazer como muitos viajantes que chegam por lá: é comum que os turistas se apaixonem e adiem a volta para casa, às vezes definitivamente.

História

Bocas del Toro - como é chamado este incrível arquipélago panamenho - é também o nome da província e de sua capital, mais conhecida como Bocas Town. Localizada na Isla Colón, ela é a região mais desenvolvida de todo o arquipélago e onde está a maior parte dos hotéis e restaurantes de Bocas.

O território - originalmente indígena – foi colonizado por espanhóis, ingleses, alemães, franceses e norte americanos, além de ter sido alvo de piratas e corsários. A história, no entanto, foi marcada especialmente pela instalação da United Fruit Company, no final do século XIX. A empresa, especializada na produção de bananas, levou para Bocas não só a arquitetura de casas de madeira - que até hoje são marca registrada na região - mas também uma grande parcela de trabalhadores escravos originários especialmente da Jamaica. A população de Bocas, em grande parte, é descendente de indígenas e desses trabalhadores, dois povos que influenciaram muito os costumes locais.  

O mix de culturas em Bocas se mantém até hoje. A região não vive mais das bananas, mas sim do turismo. Não é raro, no arquipélago, encontrarmos estrangeiros que chegaram apenas para alguns dia de viagem e acabaram se mudando definitivamente pra lá. E essa é a marca de Bocas del Toro: ser um pequeno paraíso para moradores e viajantes de todo o mundo.