Bocas del Toro
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Onde comer em Bocas del Toro

O arquipélago panamenho de Bocas del Toro reserva aos viajantes surpresas que vão além das belas praias. Muitos turistas que chegam àquelas águas do Caribe se apaixonam e acabam ficando por lá. Com uma diversidade tão grande de moradores e visitantes, é de se esperar que a gastronomia local não se restrinja à típica comida panamenha. Entre patacones e variadas receitas de arroz com coco, cresceram restaurantes de excelente qualidade. Eles mesclam, com louvor, a culinária local com sabores de várias partes do mundo.

Será preciso percorrer apenas uma rua de Bocas Town para perceber o mix de culturas. Em poucos metros de caminhada pode-se encontrar um quiosque de falafel israelense, pizzas muito bem preparadas à moda italiana, o cheiro do maravilhoso tempero indiano, a cosmopolita comida contemporânea e, claro, os inesquecíveis camarones al ajillo. A maioria dos restaurantes de Bocas del Toro se concentra entre a Calle 1ª e a Calle 3ª, na Isla Colón. Não é fácil escolher entre tantas opções.

Bocas-del-toro

Os restaurantes, apesar de servirem cardápios até bem refinados, oferecem um clima descolado, despojado e muito receptivo. Vários deles, como o El Pirata e o Ultimo Refugio, estão localizados de frente para o mar. Os dois oferecem boa comida ao som de música ao vivo sobre as palafitas de madeiras das casas tradicionais. Também de frente para o mar, o La Italiana tem excelentes pizzas, dignas dos melhores restaurantes italianos, e caipiroskas caprichadas ao pôr do sol. Os viajantes que preferem o romantismo das taças de vinho não podem deixar de ir ao Wine Bar. Com cardápio moderno e ambiente acolhedor, ele é excelente para os casais.

Saindo um pouquinho do centro de Bocas Town, os amantes da boa mesa encontrarão uma maravilhosa surpresa. Escondido na pista que leva a Cabana Beach, o Guari-Guari oferece um menu degustação surpresa inspirado na culinária mediterrânea e é considerado o melhor restaurante de Bocas del Toro. Há ainda o tradicional – e baratíssimo – Restaurante do Tom. Localizado dentro do Mercado Municipal, este restaurante apresenta o melhor da comida panamenha a preços incrivelmente baratos e com uma das mais belas vistas de Bocas Town.

La-italiana-pizza-bar

Vale salientar que Bocas Town fica um pouco vazia durante o dia. Normalmente os turistas estão nas praias e nos passeios nesse horário. Por isso, muitos estabelecimentos só abrem para o jantar. No geral, permanecem abertos os restaurantes de comida panamenha, frequentados principalmente pelos moradores. Exatamente por isso o horário do almoço em Bocas Town é excelente para conhecer o melhor dos sabores do Panamá. Além de muitos restaurantes fecharem no almoço, também é comum que alguns não abram nos finais de semana. Pode parecer estranho, porém muitos fecham para o descanso dos funcionários aos sábados e domingos. Esteja preparado para mudar os planos ao dar de cara com uma porta fechada.

Como os turistas passam o dia fora de Bocas Town, há uma boa oferta de restaurantes à beira das praias. No caminho para a Playa Bluff, o Paki Point atrai um público jovem, especialmente formado por surfistas. O ambiente é uma delícia, cheio de sofás e almofadas ao ar livre. Um convite a passar todo o dia curtindo as ondas e a paisagem. O mesmo vale para o Play Bluff Lodge, localizado em uma das mais belas praias de Bocas del Toro. Os dois são os principais points dos atletas na Isla Colón.

Paki-point

Partindo de Bocas Town, a cinco minutos de barco, uma bela região de praias se concentra na Isla Carenero. Lá os restaurantes, como o Bib’s on the Beach, estão localizados sobre o mar e oferecem cadeiras ao ar livre, no melhor clima de Caribe. São excelentes pedidas para ver o pôr do sol acompanhado de um delicioso drink com ceviche. Apesar de o principal atrativo ser a bela vista, os restaurantes têm boa comida e também são excelente pedida para a noite, especialmente por estarem localizados muito próximos a Bocas Town.  

Bibi-s-on-the-beach

Em Boca del Drago e Playa Estrella, localizadas na Isla Colón - ponta oposta a Bocas Town - há algumas ofertas de restaurantes simples, porém saborosos. Você poderá passar o dia na praia sem precisar levar nada. As barracas oferecem comidas bem caseiras, com muito peixe, camarão e até lagostas - sempre preparados al ajillo, creole ou a la plancha à moda panamenha. O mesmo acontece nos poucos restaurantes de Cayo Coral, onde os barcos indo e vindo dos passeios para Cayo Zapatilla param para a refeição dos turistas.

Come-se muito bem e a preços excelentes em Bocas del Toro. Não faltam opções e os pratos custam, em média, US$ 15. O mais caro não passará de US$ 30. É lugar para ótimas refeições, especialmente depois de gastar muita energia na praia. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Bocas del Toro