Cairns

Como chegar a Cairns

Cairns é um dos maiores destinos turísticos da Austrália e tem um aeroporto de grande porte, com terminal doméstico e internacional. Infelizmente, não há voos ligando a cidade ao Brasil, é necessário, portanto, ir primeiro a uma cidade de maior porte na Austrália, como Perth, Sydney ou Brisbane, para então pegar um voo para Cairns. 
 

Avião
O aeroporto de Cairns tem uma ótima estrutura e está a cerca de 6 km do centro da cidade. Seu acesso à maioria dos hotéis, restaurantes e lojas é fácil e pode ser feito com shuttles e táxis. O aeroporto recebe diversos voos diaramente, muitos vindos de cidades australianas, como Brisbane e Sydney, e outros vindos do Japão e da China. 

Para quem está no Brasil, é necessário pensar primeiro em como chegar à Austrália, para depois pensar em como chegar a Cairns. Não há voos diretos entre as cidades brasileiras para Cairns ou para a Austrália, nem há empresas brasileiras que fazem essa rota, mas você pode tentar comprar sua passagem para a Austrália saindo de sua cidade (mesmo que não seja de grande porte) devido aos acordos feitos pelas companhias aéreas. 

São mais de 14.000 km de distância entre as capitais de Brasil e Austrália, então pesquise com cuidado a empresa que você irá utilizar. Veja a duração inteira da viagem que você fará, a quantidade de conexões, o trajeto, e o serviço da companhia, de modo que a viagem não fique tão cansativa. Se puder, faça um stop over em uma cidade de conexão, assim você pode dividir o trajeto até a Austrália em duas partes e deixá-la menos cansativa. 

Saindo de São Paulo/Guarulhos, há voos para a Austrália com a Qantas (conexão em Santiago); LAN (conexão em Santiago); Qatar (conexão em Doha), Emirates (conexão em Dubai), Etihad (conexão em Abu Dhabi); Delta (conexão em Atlanta e Los Angeles); South African (conexão em Joanesburgo).

Após a decisão da cidade em que você chegará na Austrália, é hora de pensar no deslocamento de avião até Cairns. A cidade recebe voos diários de diversas cidades australianas como Perth, Melbourne, Sydney, Darwin, Ayers Rock, Alice Springs, Townsville, Gold Coast. As principais empresas aéreas operando voos internos no país são a Virgin Australia, Qantas, Jetstar e TigerAir
Se comprados com antecedência, é possível conseguir voos com ótimos preços, mas fique atento às políticas de cada empresa com relação à bagagem, pois dependendo da passagem comprada, será necessário pagar uma taxa extra para despachar bagagem. 

Acesso ao aeroporto: Como o terminal está próximo ao centro e de muitos hotéis, o táxi é uma boa opção para chegar ao lugar. Alguns veículos utilizados como táxi em Cairns são vans, o que será bom se você estiver em grupo ou em família, esses carros podem comportar várias pessoas. Para quem se hospeda na área central de Cairns, o táxi custa em torno de $25. Veja aqui mais informações sobre os táxis.

Outra opção para sair do aeroporto são os shuttles compartilhados, que para o centro de Cairns custam $15. Eles são pagos por pessoa, então, dependendo do local da cidade em que você ficará e da quantidade de pessoas no grupo, não será uma opção vantajosa financeiramente. Veja aqui mais informações sobre os shuttles
 

Por terra
Viajar por terra na Austrália é muito comum. Tão comum que há pessoas que rodam o país por anos com seus motorhomes. As condições das rodovias do país são excelentes e para quem gosta de dirigir, essa é a oportunidade perfeita, só é preciso ter mente que o país é muito grande e que as viagens por terra são demoradas. Viagens por terra na costa leste da Austrália, principalmente, são muito frequentes. 

Cairns está a cerca de 1.700 km de Brisbane e 2.400 km de carro de Sydney. Para quem parte do sul de Cairns e cidades como Rockhampton e Hervey Bay, o principal acesso é pela A1, já para quem parte do estado de Northern Territory, o acesso é pela A6. 

 

Ônibus
Viajar de ônibus na Austrália nem sempre é uma maneira muito vantajosa, mas em alguns casos pode ser uma boa opção. 

Como as distâncias entre uma cidade e outra costumam ser grandes, é natural que as viagens sejam demoradas. Os ônibus, na Austrália, em sua grande maioria, viajam durante o dia, então lembre-se de que indo de uma cidade a outra, provavelmente seus dias serão “perdidos” no deslocamento. 

As passagens de ônibus não são baratas, assim, antes de comprá-las pensando em economia, veja também as passagens de avião, que muitas vezes oferecem um melhor custo-benefício, principalmente porque o deslocamento aéreo é muito mais rápido. 

Para conferir o valor das passagens de ônibus e os trajetos, consulte o site da Greyhound.
Uma alternativa interessante para quem está viajando por várias cidades é comprar o ticket hop on hop off que, por um preço fixo, permite descer e subir em diferentes cidades australianas e dessa maneira conhecer mais destinos turísticos. 

Trem 
Para viajar de uma maneira diferente e não muito utilizada no Brasil, por que não pegar um trem? Há uma linha que liga Brisbane a Cairns, cujo trem atinge cerca de 160 km/h. Infelizmente, a viagem não é barata, nem rápida (dura 25h), mas se você não tiver pressa, quiser ver as paisagens de Queensland e viajar de uma maneira especial, essa é uma boa opção. 
Veja aqui mais informações

  • Cairns-airport-cns

    Cairns Airport (CNS)

    Nota:  de 10 (0)

    O Aeroporto de Cairns (CNS) está a cerca de 6 km do centro da cidade e opera voos nacionais e internacionais. Dele, partem voos para cidade como Melbourne, Darwin, Perth, Sydney, Brisbane, além de Tóquio, Auckland, Hong Kong e várias outras.

    O aeoroporto oferece uma ótima estrutura para turistas, conta com restaurantes, redes de fast...

Tudo que você precisa saber sobre Cairns!

Esse texto sobre Como chegar a Cairns faz parte do guia de Cairns no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Cairns

  • Missing Daniel há mais de 6 anos

    Há voos diretos entre Cairns e Auckland também.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.