Cairns

Passeios em Cairns

Os passeios são as principais atividades em Cairns e eles são de todos os tipos; os mais procurados são aqueles que levam os turistas para fazer mergulho e snorkeling na Grande Barreira de Corais, que é a grande atração de Cairns. 

Uma singularidade da Austrália é que uma mesma agência ou centro de informação turística vende passeios de diferentes empresas, mesmo que elas organizem o mesmo tipo de atividade - ou seja, em um só lugar você poderá consultar as diferenças entre as empresas que realizam um tour e, ao final, fazer reserva com a que melhor lhe atender. As diferenças entre as operadoras dos passeios são muitas, desde qualidade do serviço, conforto do transporte ao ponto de realização da atividade. 

O mergulho e snorkeling na Grande Barreira são imperdíveis e realizados por diversas empresas. É através deles que você poderá ver a tão comentada diversidade marinha da grande barreira. Facilmente, verá diversas espécies de peixes, corais de diferentes tonalidades, tartarugas, tubarões, crustáceos e o peixe palhaço, que é mais conhecido por "Nemo". O snorkeling é aquela atividade em que você vê os peixes da superfície, através de uma máscara e tubo de respiração; já o "mergulho" é o mergulho autônomo, em que você pode atingir áreas mais profundas do mar, pois estará equipado com um balão de oxigênio.

Além dos passeios exclusivos para mergulhar, em Cairns você encontrará outras opções que também são voltadas para o mar, entre elas os passeios para ilhas como Fitzroy, Michaelmas Cay e Green Island. Nessas ilhas você pode aproveitar as praias, curtir a natureza e praticar snorkeling. Algumas ilhas são mais vazias, outras mais movimentadas e, se você quiser, pode até passar alguns dias nelas. 

Uma outra atividade clássica e muito interessante é o passeio até Kuranda, um vilarejo no meio da Floresta. Kuranda tem algumas coisas legais, como o borboletário e as feirinhas para comprar artesanato, mas o mais legal mesmo é a forma como você pode chegar ou voltar da vila. Em um dos trechos, utilize o Kuranda Scenic Rail, um trem que passa por cachoeiras e lugares muito bonitos no meio da floresta; no outro trecho, utilize o Skyrail, um teleférico que no total tem mais de 7 km de extensão e que passa por cima das árvores, no meio da floresta. Em alguns teleféricos, o chão é de vidro e você pode ver pássaros e o topo das árvores sob seus pés. 

Aos amantes de trilhas, fauna e flora, vale a pena fazer um passeio para a Daintree Forest, que é conhecida como a floresta tropical mais antiga do mundo e é uma boa opção para quem curte ecoturismo. E para quem quer ver paisagens de cair o queixo, a dica é contratar um passeio de helicóptero ou de avião para sobrevoar a Grande Barreira de Corais - ver os recifes de corais e toda sua grandiosidade, com formações a perder de vista é inesquecível! Outra dica é fazer um passeio de balão e sobrevoar os arredores de Cairns. 

Snorkeling e Mergulho

A escolha entre fazer o snorkeling ou mergulho é pessoal e, embora você possa ver animais mais exóticos praticando mergulho, o snorkeling já permite observar muita coisa. O que faz as pessoas refletirem bastante em relação à escolha de um ou outro, é que o snorkeling é muito mais barato do que o mergulho. 

Independentemente de escolher mergulho ou snorkeling, nossa dica é fazê-los com uma companhia que utiliza barcos pequenos, que dará mais atenção aos visitantes e um serviço mais pessoal. Outro ponto a prestar muita atenção é escolher uma empresa que visite a área de "fora" da barreira, que é mais preservada, em especial as áreas que ficam próximas a Port Douglas. 

Para quem nunca fez mergulho autônomo, Cairns é um bom lugar para começar. É possível fazer mergulho com guia, porém, esses mergulhos têm uma limitação de profundidade que é bastante inferior ao limite de quem tem o certificado de mergulhador. É por isso que muita gente aproveita a viagem a Cairns para fazer um curso que dura entre 4 e 5 dias e depois obter o seu certificado, que autoriza a se fazer o mergulho autônomo em todo o mundo. Há diversos passeios para mergulhadores e não-mergulhadores conhecerem as belezas do mar da Austrália; alguns duram meio dia, outros podem durar vários dias e, nestes, as pessoas dormem nos barcos. 

  • Daintree Rainforest

    Nota:  de 10 (0)

    Daintree Rainforest é como chamam a floresta que fica nos arredores de Cairns. Além de ser considerada a floresta tropical mais antiga do mundo, o lugar se diferencia dos demais por ser ponto de encontro entre a floresta e a barreira de corais. 
    Há variados passeios e trilhas na Daintree, os quais levam a diferentes pontos da região e...

  • Fitzroy-island

    Fitzroy Island

    Nota:  de 10 (0)

    Fitzroy é uma ilha a cerca de 29 km de Cairns que é bastante procurada como destino no fim de semana ou como bate-volta entre as pessoas que visitam o litoral de Queensland. Como em Cairns as praias não são muito propícias para mergulho, em Fitzroy você pode aproveitar de uma praia bonita e com mais tranquilidade.

    A ilha é...

  • Green Island

    Nota:  de 10 (0)

    Green Island é uma ilha que pertence a Grande Barreira de Corais e que está localizada a 27 km de Cairns, menos de uma hora de navegação a partir da cidade. A ilha é um destino popular no fim de semana ou para quem deseja fazer um passeio de um dia. Por oferecer uma boa estrutura (tem até um resort), é um lugar procurado por...

  • Kuranda

    Kuranda

    Nota:  de 10 (0)

    Kuranda é uma vila no meio da floresta, a cerca de 30 km de Cairns. Ela é um dos principais passeios no roteiro de quem visita Cairns e região, mesmo sendo pequena, tem atrações legais para pessoas de todas as idades.

    O vilarejo rende um ótimo passeio de um dia e tem pontos turísticos como o Skyrail, o trem turístico,...

  • Kuranda-scenic-railway

    Kuranda Railway Station

    Nota:  de 10 (0)

    O Kuranda Scenic Railway é um trem turístico que liga Kuranda e Cairns, em Queensland. Esse é um dos passeios mais famosos da região; caso você visite Kuranda, faça um dos trechos (ida ou retorno) no trem. É um programa simples, mas muito gostoso, porque o caminho que o trem faz é cercado por muitas árvores e...

  • Mergulho

    Mergulho

    Nota:  de 10 (0)

    O mergulho autônomo é uma das principais atividades a fazer em Cairns. O lugar é simplesmente sensacional para conhecer as belezas do fundo do mar e não é à toa que esse é um dos mais cobiçados pontos de mergulho do mundo. A diversidade biológica permite que num mesmo mergulho você possa encontrar uma...

  • Michaelmas Cay

    Nota:  de 10 (0)

    Michaelmas Cay é uma das ilha a cerca de 40 km de Cairns que rende um ótimo passeio de um dia.

    A ilha é pequena, tem praias de areia clara e o mar tem uma coloração estonteante. É um lugar excelente para fugir do agito da cidade e passar o dia curtindo um visual bonito, aproveitando do mar e relaxando. Michaelmas Cay faz parte da...

  • Passeio de balão

    Nota:  de 10 (0)

    O passeio de balão é uma das maneiras de conhecer Cairns do alto. O passeio é feito de manhã bem cedinho, porque é quando as condições do vento costumam estar melhores para o voo e, de brinde, você pode conseguir assistir ao nascer do sol lá do alto. Não espere ver a Grande Barreira de Corais a partir do...

  • Port Douglas

    Nota:  de 10 (0)

    Port Douglas é uma pequena cidade a cerca de 70 km de Cairns. Enquanto Cairns é um lugar bem urbanizado e com grande estrutura turística, Port Douglas é um local menor, igualmente simpático, mas bem mais rústico e com menos urbanização. É o lugar ideal para quem quer descansar e curtir o contato com a natureza....

  • Skyrail-rainforest-cableway

    Skyrail Rainforest Cableway

    Nota:  de 10 (0)

    Uma das maneiras de se chegar a Kuranda, vilarejo vizinho de Cairns, é utilizando o Skyrail Rainforest Cableway, um teleférico que, no total, tem mais de 7 km de extensão e permite uma vista de perto (e de cima!) de um pedaço da floresta tropical de Cairns. O teleférico funciona em dois sentidos, então você pode comprar o...

  • Snorkeling

    Snorkeling

    Nota:  de 10 (0)

    O Snorkeling é o passeio mais popular a se fazer em Cairns e na Grande Barreira de Corais. É uma atividade muito conhecida em todo o mundo e é bastante simples, você mergulha na superfície do mar, com uma máscara para os olhos e um tubo para respirar enquanto a cabeça fica parcialmente dentro na água. Assim você...

Tudo que você precisa saber sobre Cairns!

Esse texto sobre Passeios em Cairns faz parte do guia de Cairns no Melhores Destinos

Comentários para Passeios em Cairns

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.