Passeios em Cairns
Os passeios são as principais atividades em Cairns e eles são de todos os tipos; os mais procurados são aqueles que levam os turistas para fazer mergulho e snorkeling na Grande Barreira de Corais, que é a grande atração de Cairns.
Uma singularidade da Austrália é que uma mesma agência ou centro de informação turística vende passeios de diferentes empresas, mesmo que elas organizem o mesmo tipo de atividade - ou seja, em um só lugar você poderá consultar as diferenças entre as empresas que realizam um tour e, ao final, fazer reserva com a que melhor lhe atender. As diferenças entre as operadoras dos passeios são muitas, desde qualidade do serviço, conforto do transporte ao ponto de realização da atividade.
O mergulho e snorkeling na Grande Barreira são imperdíveis e realizados por diversas empresas. É através deles que você poderá ver a tão comentada diversidade marinha da grande barreira. Facilmente, verá diversas espécies de peixes, corais de diferentes tonalidades, tartarugas, tubarões, crustáceos e o peixe palhaço, que é mais conhecido por "Nemo". O snorkeling é aquela atividade em que você vê os peixes da superfície, através de uma máscara e tubo de respiração; já o "mergulho" é o mergulho autônomo, em que você pode atingir áreas mais profundas do mar, pois estará equipado com um balão de oxigênio.
Além dos passeios exclusivos para mergulhar, em Cairns você encontrará outras opções que também são voltadas para o mar, entre elas os passeios para ilhas como Fitzroy, Michaelmas Cay e Green Island. Nessas ilhas você pode aproveitar as praias, curtir a natureza e praticar snorkeling. Algumas ilhas são mais vazias, outras mais movimentadas e, se você quiser, pode até passar alguns dias nelas.
Uma outra atividade clássica e muito interessante é o passeio até Kuranda, um vilarejo no meio da Floresta. Kuranda tem algumas coisas legais, como o borboletário e as feirinhas para comprar artesanato, mas o mais legal mesmo é a forma como você pode chegar ou voltar da vila. Em um dos trechos, utilize o Kuranda Scenic Rail, um trem que passa por cachoeiras e lugares muito bonitos no meio da floresta; no outro trecho, utilize o Skyrail, um teleférico que no total tem mais de 7 km de extensão e que passa por cima das árvores, no meio da floresta. Em alguns teleféricos, o chão é de vidro e você pode ver pássaros e o topo das árvores sob seus pés.
Aos amantes de trilhas, fauna e flora, vale a pena fazer um passeio para a Daintree Forest, que é conhecida como a floresta tropical mais antiga do mundo e é uma boa opção para quem curte ecoturismo. E para quem quer ver paisagens de cair o queixo, a dica é contratar um passeio de helicóptero ou de avião para sobrevoar a Grande Barreira de Corais - ver os recifes de corais e toda sua grandiosidade, com formações a perder de vista é inesquecível! Outra dica é fazer um passeio de balão e sobrevoar os arredores de Cairns.
Snorkeling e Mergulho
A escolha entre fazer o snorkeling ou mergulho é pessoal e, embora você possa ver animais mais exóticos praticando mergulho, o snorkeling já permite observar muita coisa. O que faz as pessoas refletirem bastante em relação à escolha de um ou outro, é que o snorkeling é muito mais barato do que o mergulho.
Independentemente de escolher mergulho ou snorkeling, nossa dica é fazê-los com uma companhia que utiliza barcos pequenos, que dará mais atenção aos visitantes e um serviço mais pessoal. Outro ponto a prestar muita atenção é escolher uma empresa que visite a área de "fora" da barreira, que é mais preservada, em especial as áreas que ficam próximas a Port Douglas.
Para quem nunca fez mergulho autônomo, Cairns é um bom lugar para começar. É possível fazer mergulho com guia, porém, esses mergulhos têm uma limitação de profundidade que é bastante inferior ao limite de quem tem o certificado de mergulhador. É por isso que muita gente aproveita a viagem a Cairns para fazer um curso que dura entre 4 e 5 dias e depois obter o seu certificado, que autoriza a se fazer o mergulho autônomo em todo o mundo. Há diversos passeios para mergulhadores e não-mergulhadores conhecerem as belezas do mar da Austrália; alguns duram meio dia, outros podem durar vários dias e, nestes, as pessoas dormem nos barcos.