Dicas de Cairns
Cairns está localizada no estado de Queensland, no litoral leste da Austrália. Para entrar em território australiano é necessário ter um passaporte com um visto de turismo válido. O visto é simples de ser emitido, é feito pela internet e exige o preenchimento de várias perguntas e o pagamento de uma taxa. Veja aqui como tirar o visto australiano ou visite o site oficial da Embaixada da Austrália para obter mais informações.
A Vacina de Febre Amarela é necessária para entrar na Austrália e a carteira de vacinação internacional pode exigida pelo oficial de imigração na chegada ao país. Embora pouco se fale a respeito da necessidade da vacina, ela realmente é exigida, mas se você não a tiver, não significa que será deportado; a Austrália é tolerante em relação a isso. Em todo caso, ressaltamos a necessidade de ter um comprovante internacional de vacinação, que é emitido pela ANVISA, e deve atestar que a vacina foi tomada 10 dias antes da viagem.
A moeda utilizada na Austrália é o dólar australiano (AUD), que não tem a mesma cotação do dólar americano. O dólar australiano não é tão fácil de ser encontrado para compra no Brasil e se você pretende comprá-lo em território brasileiro, provavelmente terá que fazer uma reserva. Além do dinheiro em espécie, cartões de crédito e dos cartões pré-pagos, uma outra maneira de levar dinheiro para a Austrália é sacando nos caixas eletrônicos já na chegada ao país.
A Austrália está a pelo menos 10 horas a frente do Brasil, o que representa uma boa diferença nos hábitos do cotidiano de uma pessoa. É muito natural sofrer com o jet lag, ter sono em horários "fora do comum" ou acordar muito cedo. As pessoas que saem do Brasil e viajam para a Austrália levam alguns dias até se acostumarem com o novo horário, então, na hora de programar o roteiro de sua viagem, reserve também um tempo para descansar - considere que a própria viagem de avião será cansativa e que os primeiros dias de viagem serão cansativos pela falta de costume ao novo horário.
Para sofrer menos com o jet lag, tente se acostumar ao horário da Austrália, ou do Brasil (no fim da viagem) antes de chegar ao destino. Se você vai para um lugar onde tem atraso de horário em relação ao seu local de origem, tente ir para a cama mais cedo e acordar também mais cedo.
Esteja atento ao fato de que as leis na Austrália são bem diferentes das do Brasil e que um ato que parece simples e inofensivo pode provocar multa e fazê-lo desembolsar um bom dinheiro - a fiscalização é mais severa, assim como a aplicação de penalidades. Beber e fumar em locais públicos pode ser proibido, então esteja sempre atento às placas ao redor. Atravessar uma rua fora da faixa ou em momento impróprio, fumar em local fechado ou colocar os pés no assento do trem podem gerar multa, por exemplo.
O sistema de transporte na Austrália utiliza a mão inglesa (lado direito), então certifique-se de olhar para o lado correto ao atravessar uma rua ou pegar o transporte público. Quem quiser dirigir no país, além de possuir a CNH brasileira, deve ter consigo a permissão internacional para dirigir (PID), que é traduzida para o inglês. Dirigir na mão direita pode parecer estranho no início, então redobre a atenção nas primeiras horas de direção em território australiano.
Os hábitos na Austrália tão um tanto quanto "diurnos". Esteja atento ao horário dos estabelecimentos, que pode ser um pouco diferente dos horários praticados no Brasil. Há restaurantes que fecham a cozinha em torno das 20h30/21h, então evite jantar tarde. O comércio não costuma fechar tarde também - muitas lojas fecham às 17h/18h.
Alguns hotéis não têm recepção 24h e se você chegar após o horário de funcionamento da recepção, provavelmente terá que entrar em contato com um funcionário através de um telefone para emergências e então pegar a chave de seu quarto.
Vários estabelecimentos cobram uma taxa quando o pagamento de um serviço é feito com cartão de crédito, essa taxa varia de acordo com o cartão e, normalmente, é de 1,5 a 3% do valor total da compra.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.