Melhores Destinos
Cairns
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Cairns

A principal atração de Cairns é a Grande Barreira de Corais, uma imensa estrutura viva composta por diversos arrecifes, ilhas e atóis e uma biodiversidade incrível para amantes da natureza. A grande barreira tem mais de 2.300 km de extensão e boa parte fica próxima ao litoral de Queensland, estado do qual Cairns faz parte. Há vários outros destinos no estado que permitem acesso à barreira, mas Cairns é a cidade de maior porte e com melhor estrutura para isso. 

Visitar a Grande Barreira de Corais

Conhecer a grande barreira é um feito emblemático na vida de muita gente e um momento muito especial, então escolha com cuidado suas atividades e a empresa que fará seu passeio. As atividades mais comuns são o snorkeling (em que você fica na superfície e vê os corais através da máscara e tubo de respiração) e o mergulho autônomo, que é feito com balão de oxigênio. O mergulho é praticado por aqueles que têm a certificação de mergulhador, mas é oferecido também um mergulho guiado, de menor profundidade, àqueles que não têm a certificação. 

Na hora de escolher suas atividades na barreira, leve em consideração que há muitas empresas diferentes e cada um tem o seu diferencial. Algumas empresas têm barcos grandes, que param em uma plataforma no meio do mar, onde você pode andar num semi-submarino, em um barco com fundo de vidro, fazer um mergulho, passear de helicóptero, além do snorkeling, claro. Outros barcos são menores e levam a pontos mais exclusivos da barreira, fazem paradas em duas ou três áreas diferentes para que os turistas pratiquem snorkeling ou o mergulho. Há uma enorme variedade de empresas, e para quem prioriza realmente o mergulho, nossa sugestão é optar por agências que levam à área de "fora" da barreira, principalmente nos barcos pequenos, que têm grupos menores e um serviço mais exclusivo.

Cairns - as melhores opções de hospedagem!

Cairns é um destino com hospedagens bem variadas e que agradam a todo o público.

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Cairns. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Crystalbrook Riley 8.6 Ver preços
Shangri-La The Marina, Cairns 8.4 Ver preços
Novotel Cairns Oasis Resort 8.2 Ver preços
Southern Cross Atrium Apartments 8.1 Ver preços
Cascade Gardens 8.0 Ver preços
Park Regis City Quays 8.0 Ver preços
Coral Tree Inn 8.0 Ver preços
Cairns Queenslander Hotel & Apartments 7.8 Ver preços
Gilligan's Hotel & Resort Cairns 7.5 Ver preços
Cairns Queens Court 7.3 Ver preços

Atrações na região central de Cairns

Cairns fica na beira do mar, é verdade, mas o mar perto da cidade praticamente não é utilizado para mergulho porque seu trecho de areia é pequeno, porque a água é barrenta e, principalmente, porque essa área tem muitas águas-vivas. Para contonar o fato de que a orla de Cairns não é própria para mergulho, existe a Esplanade Lagoon, uma piscina pública com água salgada que faz as vezes de "praia". O lugar é muito gostoso para um mergulho e fica muito bem localizado, na Esplanade, que é a via a beira-mar e que concentra vários restaurantes. O calçadão na beira do mar também é muito legal para um passeio ao ar livre, ele tem áreas gramadas para curtir o sol, ciclovia, churrasqueiras públicas e uma área para caminhadas.

Para quem gosta de praia e não se contenta com a Esplanade Lagoon, as opções são duas: fazer um passeio às ilhas próximas de Cairns ou visitar Port Douglas. Nas ilhas, como Fitzroy, Michaelmas Cay e Green Island, é possível fazer um bate-volta e passar apenas um dia curtindo o mar ou até se hospedar por lá, caso decida ficar mais tempo. Em Port Douglas, cidade vizinha de Cairns, há várias praias bonitas e uma atmosfera pacata, ótima para quem quer relaxar. 

Conheça um pouco da cultura, fauna e flora de Cairns

Para além do mar, outra atração muito popular em Cairns é a visita ao vilarejo de Kuranda, que fica no meio da floresta. Para chegar ou voltar do lugar, não perca a oportunidade de passear no Skyrail Forest Cableway, um teleférico que passa bem acima das copas das árvores, e no Kuranda Scenic Railway, uma linha de trem turística entre Kuranda e Cairns que passa por belas paisagens. 

Se você gosta de apreciar a fauna e flora, alguns passeios bacanas para incluir no roteiro são o Jardim Botânico de Cairns e o Cairns Tropical Zoo, onde você poderá não apenas tocar os animais, mas interarir com vários deles. Outra opção é fazer um dos inúmeros passeios para a Daintree Forest, que é considerada a floresta tropical mais antiga do mundo.