O que fazer em Cairns
A principal atração de Cairns é a Grande Barreira de Corais, uma imensa estrutura viva composta por diversos arrecifes, ilhas e atóis e uma biodiversidade incrível para amantes da natureza. A grande barreira tem mais de 2.300 km de extensão e boa parte fica próxima ao litoral de Queensland, estado do qual Cairns faz parte. Há vários outros destinos no estado que permitem acesso à barreira, mas Cairns é a cidade de maior porte e com melhor estrutura para isso.
Visitar a Grande Barreira de Corais
Conhecer a grande barreira é um feito emblemático na vida de muita gente e um momento muito especial, então escolha com cuidado suas atividades e a empresa que fará seu passeio. As atividades mais comuns são o snorkeling (em que você fica na superfície e vê os corais através da máscara e tubo de respiração) e o mergulho autônomo, que é feito com balão de oxigênio. O mergulho é praticado por aqueles que têm a certificação de mergulhador, mas é oferecido também um mergulho guiado, de menor profundidade, àqueles que não têm a certificação.
Na hora de escolher suas atividades na barreira, leve em consideração que há muitas empresas diferentes e cada um tem o seu diferencial. Algumas empresas têm barcos grandes, que param em uma plataforma no meio do mar, onde você pode andar num semi-submarino, em um barco com fundo de vidro, fazer um mergulho, passear de helicóptero, além do snorkeling, claro. Outros barcos são menores e levam a pontos mais exclusivos da barreira, fazem paradas em duas ou três áreas diferentes para que os turistas pratiquem snorkeling ou o mergulho. Há uma enorme variedade de empresas, e para quem prioriza realmente o mergulho, nossa sugestão é optar por agências que levam à área de "fora" da barreira, principalmente nos barcos pequenos, que têm grupos menores e um serviço mais exclusivo.
Cairns - as melhores opções de hospedagem!
Cairns é um destino com hospedagens bem variadas e que agradam a todo o público.
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Cairns. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.Atrações na região central de Cairns
Cairns fica na beira do mar, é verdade, mas o mar perto da cidade praticamente não é utilizado para mergulho porque seu trecho de areia é pequeno, porque a água é barrenta e, principalmente, porque essa área tem muitas águas-vivas. Para contonar o fato de que a orla de Cairns não é própria para mergulho, existe a Esplanade Lagoon, uma piscina pública com água salgada que faz as vezes de "praia". O lugar é muito gostoso para um mergulho e fica muito bem localizado, na Esplanade, que é a via a beira-mar e que concentra vários restaurantes. O calçadão na beira do mar também é muito legal para um passeio ao ar livre, ele tem áreas gramadas para curtir o sol, ciclovia, churrasqueiras públicas e uma área para caminhadas.
Para quem gosta de praia e não se contenta com a Esplanade Lagoon, as opções são duas: fazer um passeio às ilhas próximas de Cairns ou visitar Port Douglas. Nas ilhas, como Fitzroy, Michaelmas Cay e Green Island, é possível fazer um bate-volta e passar apenas um dia curtindo o mar ou até se hospedar por lá, caso decida ficar mais tempo. Em Port Douglas, cidade vizinha de Cairns, há várias praias bonitas e uma atmosfera pacata, ótima para quem quer relaxar.
Conheça um pouco da cultura, fauna e flora de Cairns
Para além do mar, outra atração muito popular em Cairns é a visita ao vilarejo de Kuranda, que fica no meio da floresta. Para chegar ou voltar do lugar, não perca a oportunidade de passear no Skyrail Forest Cableway, um teleférico que passa bem acima das copas das árvores, e no Kuranda Scenic Railway, uma linha de trem turística entre Kuranda e Cairns que passa por belas paisagens.
Se você gosta de apreciar a fauna e flora, alguns passeios bacanas para incluir no roteiro são o Jardim Botânico de Cairns e o Cairns Tropical Zoo, onde você poderá não apenas tocar os animais, mas interarir com vários deles. Outra opção é fazer um dos inúmeros passeios para a Daintree Forest, que é considerada a floresta tropical mais antiga do mundo.