Cairns

Quando ir a Cairns

Como cidade turística que é, Cairns recebe visitantes durante o ano inteiro. E já que a Austrália é um país muito grande, pode ser difícil conciliar a “melhor época” para visitar Cairns e a “melhor época” para visitar também outras cidades australianas na mesma viagem.

A temperatura média da cidade é de 25ºC; no verão, passa facilmente dos 30ºC e, no inverno, atinge 17ºC. Em Cairns não faz muito frio, os dias são quentes e as noites mais frescas. Brasileiros que visitarem a cidade acharão o clima do lugar bastante similar ao de várias cidades litorâneas do Brasil.

O verão, que acontece na mesma época no Brasil, é o período mais quente, com média de 27ºC, e também o mais chuvoso. Embora o período seja de temperaturas altas e, consequentemente, de um mar mais quente e agradável para mergulho, esteja preparado para pegar alguns momentos (ou dias) de chuva e céu nublado. Por causa das chuvas, o mar pode estar um pouco mais turvo, e não tão limpo para apreciar os corais e peixes. Se você pensa em viajar nesse período e tem receio de pegar dias de chuva, não desanime; por causa do vento, o tempo muda constantemente na cidade. Amanhecer com chuva e depois sair um sol lindo ao longo do dia é normal! 

Fique atento, no entanto, que entre novembro e abril a Austrália pode sofrer com ciclones tropicais, que provocam chuvas, ventos muitos fortes e enchentes. Isso significa apenas que há a possibilidade haver um ciclone e eles tendem a acontecer na costa norte, nordeste e noroeste. Durante nossa viagem, por exemplo, um ciclone passou pela costa, mas bem longe de Cairns, a cidade não sofreu nenhuma intempérie climática, teve apenas mas alguns voos para a área afetada astrasados. 

No inverno, a média de temperatura de Cairns é de 21ºC. Essa é a estação mais fria do ano, com o mar mais geladinho, mas como é o período mais seco e com menos chuvas, o mar costuma ter uma visibilidade melhor para o mergulho e snorkeling. 

Para quem prefere encontrar a cidade com menos turistas, evite o período de férias escolares, principalmente a segunda quinzena de dezembro e janeiro. Evite também os feriados australianos, além dos dias próximos ao ano novo chinês, momento em que Cairns fica simplesmente tomada por visitantes chineses. 

Tudo que você precisa saber sobre Cairns!

Esse texto sobre Quando ir a Cairns faz parte do guia de Cairns no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Cairns

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.