Melhores Destinos
Deserto do Atacama
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Como chegar ao Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama ocupa uma grande área do norte do Chile e o principal ponto para ter como base para explorar suas belezas é San Pedro de Atacama. San Pedro, ou SPA, é um local bem pequeno e de estrutura limitada, que não possui aeroporto. O aeroporto mais próximo de San Pedro fica em Calama, uma cidade com estrutura melhor, a 100 km de distância. Por via terrestre são mais de 1.600 km até Santiago. 
 

Avião
Para os brasileiros, o primeiro passo é pensar em como chegar de sua cidade até Santiago do Chile. Atualmente, há voos diretos entre Guarulhos e Santiago com a Tam, Lan, Gol e Sky; partindo do Aeroporto do Galeão, há voos com a Lan e Tam. O segundo passo é pensar no trajeto entre Santiago e Calama, que tem cerca de 2h de duração-as duas empresas que operam nesse trecho são a Lan e a Sky. 

No contexto geral, a melhor opção para os brasileiros é utilizar a Tam/Lan para fazer a viagem do Brasil até Calama. Como a Tam se juntou a Lan, você consegue comprar em um único localizador a passagem saindo de diversas cidades brasileiras e indo até Calama, fazendo o trecho interno no Chile com a Lan.  

Do aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama
A opção de melhor custo-benefício para ir do Aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama, principalmente para as pessoas que viajam sozinhas ou em grupo pequeno, é contratar o serviço de um transfer. Não há ônibus que saem do aeroporto e vão até San Pedro, mas há ônibus que saem da cidade e vão até o vilarejo. Como você pode pegar o transfer no próprio aeroporto e ir até a porta de seu hotel em San Pedro, essa será uma opção mais confortável, principalmente para quem já passou várias horas viajando.

Há algumas empresas de transfer que fazem esse trajeto e você pode até contratá-las quando chegar no próprio aeroporto, mas, para garantir sua vaga, é melhor que faça uma reserva pela internet antes de chegar. O trajeto de transfer custa em torno de $12.000 por pessoa.

Considere que, se você viaja em um grupo grande ou com a família, poderá ser vantajoso contratar um transfer privado, assim o valor pago será pelo transporte do veículo e não por pessoa. 

Utilizamos o Transfer Licancabur para fazer nosso translado, com reserva feita por e-mail. Embora tenha havido um atraso para sair do aeroporto na chegada de nosso voo, gostamos da empresa. Quando contratado o trecho de ida e volta ao aeroporto, há um desconto de $2.000 por trecho. 

Ônibus
Viajar de ônibus no Chile é uma opção boa e barata, principalmente porque as estradas costumam estar em condições favoráveis a viagens terrestres. O que pesa contra a viagem de ônibus é o tempo; são apenas duas horas de avião entre Santiago e Calama, enquanto a mesma viagem de ônibus leva quase 24h. Há ônibus entre Santiago e Calama e há também ônibus que vão para San Pedro de Atacama, facilitando ainda mais esse deslocamento. 
Para fazer viagens de ônibus, consulte empresas como a TurBus e Pullman
Os ônibus costumam dar lanches ao longo do dia, mas as paradas podem ser muito curtas. É bom levar um lanche e bebidas por conta própria também. 

Lembre-se que, no Chile, cada empresa de ônibus possui um terminal próprio e não funciona como no Brasil, que uma única rodoviária recebe ônibus de diversas empresas.

De carro
Muita gente que gosta de pegar a estrada e fazer viagens de carro ou moto pela América do Sul inclui San Pedro de Atacama no roteiro. Para quem parte do sul, centro ou norte do Chile, a principal rota a tomar é a Ruta 5, com acesso a San Pedro pela Ruta 23-partindo de Santiago, são cerca de 1.630 km de viagem. Para quem sai de Salta, na Argentina, o acesso é feito pela RN51. Para quem parte de Potosí, na Bolívia, o acesso é feito pela RN5. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Deserto do Atacama