Deserto do Atacama

Como chegar ao Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama ocupa uma grande área do norte do Chile e o principal ponto para ter como base para explorar suas belezas é San Pedro de Atacama. San Pedro, ou SPA, é um local bem pequeno e de estrutura limitada, que não possui aeroporto. O aeroporto mais próximo de San Pedro fica em Calama, uma cidade com estrutura melhor, a 100 km de distância. Por via terrestre são mais de 1.600 km até Santiago. 
 

Avião
Para os brasileiros, o primeiro passo é pensar em como chegar de sua cidade até Santiago do Chile. Atualmente, há voos diretos entre Guarulhos e Santiago com a Tam, Lan, Gol e Sky; partindo do Aeroporto do Galeão, há voos com a Lan e Tam. O segundo passo é pensar no trajeto entre Santiago e Calama, que tem cerca de 2h de duração-as duas empresas que operam nesse trecho são a Lan e a Sky. 

No contexto geral, a melhor opção para os brasileiros é utilizar a Tam/Lan para fazer a viagem do Brasil até Calama. Como a Tam se juntou a Lan, você consegue comprar em um único localizador a passagem saindo de diversas cidades brasileiras e indo até Calama, fazendo o trecho interno no Chile com a Lan.  

Do aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama
A opção de melhor custo-benefício para ir do Aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama, principalmente para as pessoas que viajam sozinhas ou em grupo pequeno, é contratar o serviço de um transfer. Não há ônibus que saem do aeroporto e vão até San Pedro, mas há ônibus que saem da cidade e vão até o vilarejo. Como você pode pegar o transfer no próprio aeroporto e ir até a porta de seu hotel em San Pedro, essa será uma opção mais confortável, principalmente para quem já passou várias horas viajando.

Há algumas empresas de transfer que fazem esse trajeto e você pode até contratá-las quando chegar no próprio aeroporto, mas, para garantir sua vaga, é melhor que faça uma reserva pela internet antes de chegar. O trajeto de transfer custa em torno de $12.000 por pessoa.

Considere que, se você viaja em um grupo grande ou com a família, poderá ser vantajoso contratar um transfer privado, assim o valor pago será pelo transporte do veículo e não por pessoa. 

Utilizamos o Transfer Licancabur para fazer nosso translado, com reserva feita por e-mail. Embora tenha havido um atraso para sair do aeroporto na chegada de nosso voo, gostamos da empresa. Quando contratado o trecho de ida e volta ao aeroporto, há um desconto de $2.000 por trecho. 

Ônibus
Viajar de ônibus no Chile é uma opção boa e barata, principalmente porque as estradas costumam estar em condições favoráveis a viagens terrestres. O que pesa contra a viagem de ônibus é o tempo; são apenas duas horas de avião entre Santiago e Calama, enquanto a mesma viagem de ônibus leva quase 24h. Há ônibus entre Santiago e Calama e há também ônibus que vão para San Pedro de Atacama, facilitando ainda mais esse deslocamento. 
Para fazer viagens de ônibus, consulte empresas como a TurBus e Pullman
Os ônibus costumam dar lanches ao longo do dia, mas as paradas podem ser muito curtas. É bom levar um lanche e bebidas por conta própria também. 

Lembre-se que, no Chile, cada empresa de ônibus possui um terminal próprio e não funciona como no Brasil, que uma única rodoviária recebe ônibus de diversas empresas.

De carro
Muita gente que gosta de pegar a estrada e fazer viagens de carro ou moto pela América do Sul inclui San Pedro de Atacama no roteiro. Para quem parte do sul, centro ou norte do Chile, a principal rota a tomar é a Ruta 5, com acesso a San Pedro pela Ruta 23-partindo de Santiago, são cerca de 1.630 km de viagem. Para quem sai de Salta, na Argentina, o acesso é feito pela RN51. Para quem parte de Potosí, na Bolívia, o acesso é feito pela RN5. 

  • Aeropuerto-el-loa-cjc

    Aeropuerto El Loa (CJC) (Aeropuerto El Loa)

    Nota:  de 10 (0)

    El Loa é o aeroporto de Calama, localizado a cerca de 6 km da cidade e a 100 km de San Pedro de Atacama. Essa é a principal forma que os turistas utilizam para chegar ao Deserto do Atacama e explorar as belezas da região. 

    O aeroporto é pequeno, mas moderno, e tem tamanho suficiente para comportar o número de passageiros que passam...

Tudo que você precisa saber sobre Deserto do Atacama!

Esse texto sobre Como chegar ao Deserto do Atacama faz parte do guia de Deserto do Atacama no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar ao Deserto do Atacama

  • Mhhry Cleide Cavalcante há 6 anos

    "$12.000 por pessoa" em qual moeda???????

  • 264mw Camille Panzera há 6 anos

    Todos os valores aqui estão na moeda local, pesos chilenos.

  • Emrg7 Gustavo Nardino há mais de 5 anos

    Pretendo fazer a viagem Salar de Uyuni + Atacama, nesse sentido, pois moro no Norte do Brasil e entrarei pela Bolivia.
    Alguém que já fez essa viagem poderia me dar algumas informações sobre a volta?
    Pretendo fazer a travessia do Salar de 3 dias e passar mais 5/6 dias em Atacama e depois voltar à Bolivia.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Gustavo. Tudo bem? Não fiz a volta pela Bolívia, mas sugiro que você faça essa pergunta no nosso guia do Salar de Uyuni, assim fica mais fácil algum leitor ver sua pergunta e te ajudar. http://guia.melhoresdestinos.com.br/salar-uyuni-165-c.html

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 5 anos

    Eu farei esta mesma rota . A minha sugestao: caso voce seja associado do programa Lanpass da LAN ou principalmente do Fidelidade da TAM, vale a pena voce resgatar por Pontos/Milhas apenas o trecho de volta de Calama (CJC) ate o teu destino no Brasil. Eu farei isso, pois pretendo entrar por La Paz e voar ate Uyuni para ganhar tempo e nao me desgastar em estradas ruins e fazer o Salar direto chegando em SPA para aproveitar mais 5 dias cheios e pegando o voo de volta via Santiago para Sao Paulo atraves deste recurso. Se voce optar em voltar para a Bolivia, voce tem 2 opcoes de onibus: ou ir ate Calama e de la pegar o onibus para Uyuni ou para Arica e de la seguir ate La Paz.

  • Missing Michele Aguiar há mais de 5 anos

    Boa tarde.
    sabem como faz para ir do Atacama a Cusco de ônibus?

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 5 anos

    Nao sei ao certo, mas acho que tem que pegar onibus de Calama para Arica e de la um transfer para Tacna, ja no Peru e creio que deve haver onibus direto para Cuzco ou fazendo mais uma conexao em outro lugar.

  • X2hqk Patrícia Zenker há mais de 5 anos

    Voces acham perigoso se eu sozinha for a San Pedro de Atacama de carro saindo do Rio Grande do Sul?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Patrícia. O mundo está tão doido, acho um pouco perigoso sim, mas só de você pensar nisso me parece muito corajosa.

  • Djrk3 Patricia Villagra há mais de 5 anos

    Michele, tem que chegar até Arica, de lá pegar um táxi ou um ônibus tanto faz, tem opção no terminal de Arica, onde sai os carros para Tacna no Peru, os carros são cobrados 4 mil pesos chilenos por pessoa, é uma viagem curta, chegando a Tacna vc vai pegar um ônibus que demora 18 horas pra chegar a Cuzco, ele faz algumas paradas, eu fiz esse trajeto até Machu picchu !

  • Missing Michele Aguiar há mais de 5 anos

    obrigada, Gilberto e Patricia :)

  • Missing livia barbosa há mais de 5 anos

    Olá, bom dia ! Vou viajar em agosto para o atacama com uma amiga e estamos a procura de tranfers do aeroporto até a cidade. Tem outra indicação além do Licancabur ? Obrigada !

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 5 anos

    Tem. Transvip.cl e turistour.cl . Se a pergunta se refere a economizar, tem ônibus de hora em hora partindo do centro de Calama, 5 a 6 km do aeroporto, de hora em hora por cerca de 3000 CLP. Mas não se esqueça que tem custo de transfer do aeroporto até algum dos escritórios destas cias que fazem o deslocamento entre as 2 cidades, não há um único terminal de bus na cidade.

  • 1 Hugo Watanabe há 5 anos

    Olá pessoal, meu voo esta previsto pra chegar em Calama as 16h40 de um sabado. Pretendo ir até San Pedro do Atacama de onibus, para isso estou ciente de que terei que pegar condução até a rodoviaria e depois outro onibus até San Pedro. Minha dúvida é se posso ter problema com o horario da chegada, ou se esses ônibus vão até altas horas? Abracos

  • Missing Sayuri há mais de 4 anos

    Olá! Vc recomenda comprar a passagem direto Brasil- Calama? Compensa mais do que comprar separado Santiago - Calama no site da latam do chile?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Oi, Sayuri. Desculpe responder só agora... já comprou suas passagens? O que faço geralmente é analisar os preços e ver qual opção compensa mais. A vantagem de comprar os trechos separados é que você pode optar por ficar alguns dias em Santiago também.

  • Pv9g4 Sabryna Almeida há mais de 3 anos

    Olá camille!!!
    Sei que seu post é um pouco antigo mas creio que possa me ajudar..
    Para voltar, você aconselha voltar de calama para sp ou ir para Santiago e de la voltar?
    Obg!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 3 anos

    Oi, Sabryna. Calama não tem voos diretos para o Brasil... para ir de Calama para São Paulo você terá que fazer conexão em Santiago. Na hora de comprar o voo você compra São Paulo > Calama (e vice versa), mas de toda forma terá conexão em Santiago. Bjs

  • Missing Luis Carlos há mais de 1 ano

    Olá Camille.
    Irei fazer o trajeto SPA > UyUNI e conhecer o Atacama e o salar de uyuni. Minha duvida é a seguinte, já venho mochilando de outros locais e vou continuar após uyuni, eu consigo levar tranquilamente a mala ou mochilão no passeio que vai de SPA a Uyuni?
    Como já venho de Santiago e quero continuar a viajem por santa cruz ou la paz... preciso levar a bagagem.

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Oi, Luis. Tudo bem?
    Acredito que consiga levar, sim... não sendo bagagens enormes ou em grande quantidade, acho que não terá problema. As bagagens vão em cima do carro 4x4 que faz o trajeto, por isso o ideal é que estejam protegidas de poeira, areia e chuva. Você também pode conferir essa informação com a empresa que fizer o trajeto.

  • Missing Carlos Eduardo há mais de 1 ano

    Olá!!! Alguém fez o percurso até São Pedro do Atacama partido de Ponta Porã - MS de carro???

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.