Quando ir ao Deserto do Atacama
Escolher quando ir ao Deserto do Atacama pode fazer toda a diferença no aproveitamento da sua viagem. Visitar o Atacama é um programa para o ano todo, mas as condições climáticas variam conforme a estação. A estimativa é que San Pedro tenha cerca de 300 dias de sol por ano, o que garante que você possa admirar o tão falado céu azul quase sempre. Dizem os atacamenhos que os outros 65 dias do ano seriam dias com nuvens, mas não necessariamente completamente nublados. A boa notícia é que realmente sempre é tempo de visitar o Atacama e suas paisagens estão sempre lindíssimas!
Prepare-se para enfrentar frio nas montanhas em qualquer época do ano, para lidar com a secura e se quiser observar muitas estrelas no céu, não viaje no período de Lua Cheia. Confira abaixo todas as dicas para saber quando ir ao Atacama!
Quando ir ao Atacama - a melhor época para viajar
O Atacama tem um clima muito peculiar e percebe-se uma grande diferença entre o verão e o inverno na região. A temperatura média anual do Atacama é de 17°C, mas com uma temperatura que oscila bastante ao longo do dia. No inverno, a média fica em torno de 15°C e no inverno em torno dos 8.°C.
A melhor época para visitar o Atacama dependerá, na verdade, do tipo de visual e temperatura que você deseja encontrar. As chuvas são bem escassas ao longo, afinal, o Atacama é o deserto mais seco do mundo, mas o que o muda muito com o passar das estações é que no inverno faz mais frio do que no verão, que é algo que pode influenciar no aproveitamento da sua viagem.
No inverno, o pico dos morros e vulcões mais altos têm neve e, na cidade, as temperaturas em San Pedro variam entre 1º e 20ºC-podendo haver temperaturas negativas em noites frias. Se você não se importar de pegar bastante frio e quiser ver os vulcões ao redor da cidade com neve, pode ser uma boa época para viajar. Já no verão, as médias oscilam entre 5º e 25ºC ao longo do dia e podem passar os 40ºC em dias extremos, por isso, essa será a melhor época para viajar se você gosta de calor.
Como é comum de um clima de deserto, prepare-se para encontrar frio e calor em um mesmo dia no Atacama, independente da época do ano! Prepare-se para temperaturas altas durante o dia, quando há presença do Sol, e temperaturas geladas durante a noite e de manhã cedinho, quando não há Sol.
A temperatura também é muito diferente a depender da altitude: enquanto nas montanhas com 3 mil ou 4 mil metros de altitude sempre faz mais frio, em San Pedro, que está a 2450 metros de altitude, faz sempre menos frio que nas montanhas.
Uma boa dica para quem quer ir ao Atacama sem pegar temperaturas tão extremas é viajar na primavera e no outono, que são meses de transição, sem temperaturas tão extremas de frio ou calor.
Clima no Atacama - entenda quando viajar
As informações abaixo são do site climate-data.org e oferecem informações sobre o clima do Atacama mês a mês. Isso te ajudará a entender a temperatura ao longo do ano. Lembre-se que em locais de clima desértico, a temperatura oscila ao longo do dia: nos períodos de luz solar, faz mais calor, enquanto nos períodos sem luz solar, faz mais frio. É comum, portanto, a temperatura em San Pedro de Atacama ser de 7ºC às 7 h da manhã e de 27ºC ao meio dia.
Dica importante sobre o Atacama e sua altitude
San Pedro de Atacama está a 2.450 metros de altitude, mas diversos passeios feitos a partir do vilarejo visitam lugares muito mais altos, com mais de 4500 metros de altitude, o que significa que a temperatura nesses locais poderá ser consideravelmente mais baixa.
Independente da estação do ano em que você faça sua viagem, leve na mala roupas de inverno e de verão. Se você sair às 5 da manhã para um passeio que será a 4.000 metros de altitude, vá sempre com uma roupa bem agasalhada, luvas e gorros porque mesmo no verão as temperaturas em locais tão altos podem ser negativas em alguns momentos do dia.
Vento no Atacama
Além de observar a temperatura média histórica da cidade para avaliar o período da sua viagem, vale a pena observar também quais são os meses com mais vento, porque o vento costuma diminuir a sensação térmica. Os meses com ventos mais fortes costumam ser julho, agosto e setembro, o que significa que em passeios com altitude mais extrema, o frio poderá ser bem forte. Não subestime o frio e o vento que pode fazer no Atacama, porque se você não estiver com roupas apropriadas, isso poderá atrapalhar o aproveitamento dos seus passeios.
Umidade no Atacama
O Atacama é o deserto mais seco do mundo e muito provavelmente você sentirá isso na pele, literalmente. É bastante comum ficar com a pele ressecada em seus dias no deserto; por isso, vale o reforço de levar em sua mala e utiliza hidratante labial, corporal e até para o nariz e olhos. Beber muita água também é essencial durante a viagem!
Chuva no Atacama
Embora seja costume geral dizer que as chuvas não existem e não são uma preocupação para quem planeja uma viagem a essa região, é preciso ressaltar que, na verdade chove, sim, em San Pedro de Atacama. As chuvas costumam acontecer em fevereiro, possivelmente no final do mês, e são consequência do que chamam de inverno altiplânico. Os lugares que ficam secos quase o ano todo recebem um pouquinho de água para amenizar a seca. O fenômeno é passageiro e rápido, mas acontece; e se você viajar nesse período, presenciará algo incomum: chuva no deserto.
Melhor época no Atacama para observar as estrelas
Para quem planeja visitar o Atacama e tem como um de seus objetivos admirar o céu pela noite e ver uma enorme quantidade de estrelas, evite viajar no período de lua cheia e dê preferência a viagens na lua nova. Nessa fase lunar, a Lua ilumina menos o céu e permite que vejamos mais estrelas e a Via Lactea. O tour astronômico também costuma ser muito mais surpreendente durante o período em que a lua não está cheia!
Minha experiência com o clima de San Pedro de Atacama
Estive no Atacama em dois meses diferentes, em dezembro e também em setembro. Quando viajei no mês de dezembro encontrei uma San Pedro de Atacama com o clima bem ameno durante a noite, muito quente durante o dia e também fria durante os passeios de altitude elevada.
Já na viagem que realizei no mês de setembro, encontrei uma San Pedro de Atacama fria durante a noite, fresca nos momentos de luz solar (mas sem um calor tão escaldante), e com bastante vento. Nos passeios de maior altitude fazia muito frio porque o vento era intenso, o que até dificultava curtir um pouco as paisagens. No Gêisers del Tatio a temperatura que encontrei foi de -12°C de manhã cedinho, exigindo o uso de luvas, gorros e roupas térmicas.
As 7 atividades preferidas dos turistas no Deserto do Atacama, no Chile:
- Observação de estrelas no Deserto do Atacama
- Piedras Rojas,Salar do Atacama e Lagos do Altiplano
- Excursão à Cordilheira do Sal
- Excursão aos Gêiseres de El Tatio e Lago Machuca
- Excursão às Termas de Puritama
- Excursão às Lagunas Escondidas de Baltinache
- Transporte entre o Aeroporto de Calama e San Pedro de Atacama
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.