Deserto do Atacama

Transportes em Deserto do Atacama

San Pedro de Atacama é um vilajero, um local pequeno, que pode facilmente ser conhecido a pé ou de bicicleta. Sua rua principal é a Caracoles, e passeando por ela e suas redondezas você já estará a par de quase todo o comércio do lugar. Já os pontos turísticos mais conhecidos da região ficam mais afastados de San Pedro e costumam ser conhecidos com as agências turísticas, que diariamente levam os visitantes para os mais variados pontos de interesse ao redor da vila.

Não há transporte público em San Pedro e também não há muita razão para existir, porque o lugar é realmente pequeno e as caminhadas são capazes de fazer as pessoas chegarem a praticamente todos os lugares "importantes". 

Assim como em outros destinos, o transporte da viagem está intrisecamente ligado à escolha da localização do hotel. Se você escolher um hotel próximo da rua Caracoles, poderá fazer tudo-ou quase tudo-que precisar caminhando, enquanto os passeios contratados darão conta de levá-lo aos locais mais afastados. Mas se você escolher um hotel um pouco mais distante do burburinho de San Pedro, terá que contar com um meio de transporte complementar, como as bicicletas, táxis (que não são muitos) ou com um transporte oferecido pelos próprios hotéis. 

A pé e de bicicleta
Planeje-se para fazer tudo caminhando. Não se preocupe, a vila é bem pequena e atravessar a rua Caracoles exige pouco esforço. Para ir para locais mais afastados da cidade, mas não tão longes, como Pukará de Quitor, alugue uma bicicleta. 

Táxi
Em um local tão pequeno como San Pedro, a quantidade de táxis é ínfima. Se precisar de um, peça ao seu hotel ou restaurante para telefonar a um taxista. Se estiver no meio da rua, procure por um taxista na praça que fica atrás da Feira de Artesanatos. As tarifas devem custar a partir de $2.500. Não há taxímetro e os carros não têm uma pintura específica; o serviço não parece ser regularizado.

Carro 
Alugar um carro pode parecer uma ótima saída para fazer os passeios por conta própria e economizar tempo e dinheiro, mas nem sempre a economia do aluguel vale os perrengues que podem ocorrer ao longo do caminho. Alugar um carro, traçar seu próprio roteiro, decidir seus próprios horários é realmente uma ideia encantadora, mas é preciso lembrar que o Atacama é um lugar isolado e muitos dos pontos de interesse do local não são de fácil acesso. Em boa parte dos caminhos a estrada é pavimentada e depois elas passam a ser de terra. Seguir os rastros dos carros que já passaram pelas estradas de terra é a tática utilizada pelos viajantes independentes, mas faça esse tipo de passeio apenas se você realmente conhece os riscos. A melhor opção, nesse caso, é fazer os passeios em dois carros; assim um carro pode dar suporte ao outro caso algo aconteça. 

Durante nossa viagem, encontramos um casal que passou uma noite com o carro atolado no frio negativo do Salar de Tara. O casal só foi salvo porque o motorista de nosso passeio turístico resolveu passar por um caminho não tão tradicional. Vez ou outra também são noticiadas histórias de pessoas que ficaram perdidas no deserto e passaram dias em busca de socorro. Não quer correr riscos? Utilize as agências. 

San Pedro - Calama
Caso necessite ir para Calama, você pode utilizar o serviço de ônibus de empresas como a TurBus ou agendar um transfer privado ou compartilhado. 

Tudo que você precisa saber sobre Deserto do Atacama!

Esse texto sobre Transportes em Deserto do Atacama faz parte do guia de Deserto do Atacama no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Deserto do Atacama

  • 1537246632509 EDGAR NASCIMENTO há mais de 2 anos

    Olá, eu vou chegar em calama no dia 01/03/2019 ás 19:55, percebi que não tem ônibus desse horário em diante, onde eu posso conseguir um tranfer ?

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Bom dia, Edgar. Fiz o transfer com a Translicanbur. Entre em contato para ver se conseguem te ajudar: http://www.translicancabur.cl/index.html

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.