Onde comer em San Pedro de Atacama
Um vilarejo tão pequeno, afastado de uma grande cidade e em um ambiente complexo como o deserto teria bons motivos para não oferecer uma gastronomia de qualidade, mas o que acontece em San Pedro de Atacama é exatamente o contrário. SPA é praticamente um oásis gastronômico no meio do deserto, tem uma boa variedade de restaurantes, com bons chefs e pratos cheios de qualidade.
Em San Pedro você encontrará ótimos restaurantes, que são uma excelente pedida para ir, principalmente, durante a noite, no fim daquele dia em que você fez passeios e quer simplesmente fazer uma boa refeição e depois cair na cama. Os restaurantes da vila têm um ar descontraído, perfeitos para tomar um drink e experimentar um pouco da culinária chilena. Nos cardápios, você encontrará pratos variados da cozinha internacional, além de muito salmão, camarão, carnes variadas, legumes, batata etc. Como o Chile é um grande produtor de vinho, não é preciso desembolsar muito dinheiro para tomar um vinho de qualidade por lá.
Uma coisa bem legal dos restaurantes em San Pedro é que muitas vezes eles oferecem um menu por preço fixo que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Normalmente esse tipo de menu é oferecido no almoço. Os restaurantes da vila são ótimos, mas nem todos são baratos, então, para quem quer economizar, esse tipo de menu é conveniente.
A Calle Caracoles é a principal via de San Pedro e caminhando por ela será fácil identificar vários restaurantes bacanas. Uma dica certeira e que costuma agradar é o Adobe, considerado um dos melhores restaurantes de SPA. Ele fica cheio quase todas as noites, tem até uma fogueira ao ar livre, e pratos variados que incluem carnes, saladas, peixes e pizzas. Outra alternativa para comer bem e sair satisfeito é o Blanco, um restaurante que tem músicas animadas. O Blanco tem um salmão com crosta doce que é dos deuses-não deixe de experimentar!
Para encontrar uma grande variedade de pratos, nossa sugestão é ir ao CKunna, um restaurante grande, que tem pratos bem servidos e com uma apresentação encantadora. Mais duas boas opções para comer bem são o La Casona e Tierra Todo Naturale, que tem um ambiente rústico e serviço rápido.
Para conhecer a cozinha atacamenha e, quem sabe, comer a carne de alguns animais diferentes, vá ao Baltinache, um restaurante pequeno, mas com boa comida. Agora, se quiser deixar de lado pratos mais rebuscados e experimentar um pouco da cozinha tradicional chilena, a melhor opção é ir ao Delícias de Carmen, um restaurante que não tem pratos refinados quanto outros mais famosos de San Pedro, mas que conquista as pessoas pela simplicidade-vá sabendo que os pratos são grandes e alguns servem duas pessoas!
Para se refrescar do calor que faz no deserto, não deixe de tomar um sorvetinho na Heladeria Babalu. A sorveteria tem sabores tradicionais de sorvete e outros bem diferentes, como folha de coca, violeta e quinua!
Dica: Beba bastante água durante a viagem e evite comer carne vermelha e tomar álcool no dia anterior a um passeio que visita locais de grande altitude. Fazer refeições leves ajuda a evitar o mal estar decorrente de grandes altitudes.