Vida noturna em San Pedro de Atacama
San Pedro de Atacama não é daqueles destinos com dezenas de opções para curtir a noite, mas há, sim, opções muitos legais para se divertir. A vila tem restaurantes, bares e festas, principalmente no verão. Para quem não é muito de curtir a noite, uma boa pedida é fazer um tour astronômico, que acontece sempre pela noite e permite aos visitantes conhecer mais a fundo sobre estrelas e constelações.
Uma das melhores alternativas na noite de San Pedro é comer em um bom restaurante. Depois de fazer passeios durante o dia, o que muita gente quer é apenas repor as energias com uma boa refeição e depois descansar. Há ótimos restaurantes em San Pedro, cada um com seu estilo. Algumas alternativas legais para ir de noite são o Adobe e o Blanco, que têm uma musiquinha mais animada e um astral alegre, além de pratos excelentes!
Se quiser jantar e ouvir uma música ao vivo, uma boa ideia é ir ao El Tococar, que tem banda tocando nos fins de semana durante. O local é todo aberto e agradável para tomar uma bebida. Outra opção para quem gosta de música ao vivo é o Barros, que reúne vários jovens. O Lola, que antigamente se chamava Cafe Export, é mais uma alternativa para quem busca um local animado-ele funciona como restaurante, mas, depois das 23h, passa a ter um DJ tocando. Para tomar uma cerveja no fim do dia, a melhor pedida é ir ao ChelaCabur, que está sempre movimentado, principalmente de noite.
San Pedro tem algumas leis que são um tanto estranhas para os costumes brasileiros e os estabelecimentos da cidade não ficam abertos até altas horas. Se você quiser pedir uma bebida alcoólica em um restaurante, deverá pedir também algo para comer para acompanhar. Festas são proibidas, por isso, as chamadas festas clandestinas fazem muito sucesso em San Pedro e são consideradas uma das melhores opções da noite.
Essas festas clandestinas costumam acontecer longe do centro de San Pedro e dos Carabineros (policiais chilenos), e muitas vezes são realizadas no meio do deserto. As informações sobre as festas não são muito divulgadas, afinal, são festas ilegais, mas você pode procurar informações sobre elas com guias locais, especialmente jovens. Há carros que levam até as festas, mas só se sabe onde irão acontecer de fato ao chegar no lugar.