Deserto do Atacama

Tour Astronômico

1 avaliação
100% recomendam
10,0

Quando pensamos nos passeios a se fazer no Atacama, quase sempre pensamos nas atividades a serem feitas durante o dia e acabamos esquecendo o que pode ser feito durante a noite. Um programa muito especial para fazer no Atacama é observar as estrelas, que pela pouca quantidade de luz da vila, ficam muito mais aparentes e perceptíveis. O Atacama, inclusive, é considerado um dos melhores lugares do mundo para observar o sol e é sede do programa ALMA, uma organização formada por diferentes países com estudos voltados para projetos astronônicos. 

Estar no Atacama e observar o céu é uma atração por si só, que pode ficar ainda mais interessante se você fizer um passeio com um astrônomo, alguém realmente qualificado, que entende do assunto e poderá explicar detalhes do espaço, além de tirar suas dúvidas. Em um tour astronômico você aprenderá sobre estrelas, constelações, planetas e várias outras curiosidades. Um tour desse tipo ainda permite que você observe estrelas e constelações em um telescópio de grande alcance, que são equipamentos caros aos quais não se tem acesso todo dia. 

Há diversas empresas que fazem esse tipo de passeio em San Pedro, e nossa escolha foi pela Space Obs, que é considerada a melhor de seu ramo. A empresa oferece tours em inglês, espanhol e francês, e seus passeios têm uma grande procura, por isso, faça a reserva assim que chegar em SPA. O passeio só é confirmado algumas horas antes do horário programado para acontecer, pois depende das condições do tempo; se estiver nublado, por exemplo, a atividade é cancelada. 

No caso da Space Obs, a empresa combina um ponto de encontro, de onde partem os turistas que irão fazer o tour, os leva até um sítio afastado da cidade e depois os traz de volta. Na primeira parte do passeio é feita uma explicação básica sobre astronomia, depois há um tempo dedicado à observação das estrelas com os telescópios e, em seguida, somos convidados a tomar um chocolate quente e tirar dúvidas com o guia do passeio. Gostamos muito da atividade e certamente recomendamos. 

Duração: de 2 a 3 horas. 
Horário: de noite, a depender do horário em que a lua nasce.
Altura: 2.500.
Dicas: Ir com roupa de frio e outras peças apropriadas para lugares de baixas temperaturas; o tour é ao ar livre e no deserto costuma fazer bastante frio pela noite. 
Note que a lua cheia não é um bom período para fazer esse passeio, por isso evite fazê-lo nesta semana ou você poderá se decepcionar. Viaje na lua nova e aí, sim, você irá se impressionar com o céu do Atacama. 


Tour-astronomico Tour-astronomico
Avalie Tour Astronômico

  1. Missing Leonardo castro Luna
    Rio de Janeiro - RJ há 3 anos
    10,0
    Bom

    TUDO! Uma aula de astronomia divertida, complementada por um guia simples de observação do céu. Emociona ver Júpiter e suas luas, Saturno e seus anéis, além da quantidade de estrelas de uma nebulosa...

    O FRIOOOOO! Vá muito agasalhado. Muito mesmo! Mas não deixe de ir!

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.