Deserto do Atacama
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Dicas do Deserto do Atacama

Geral

- Brasileiros que viajam a turismo por até 90 dias ao Chile não necessitam de visto. O passaporte não é obrigatório, dessa forma, é possível entrar no país com um RG que permita a fácil identificação do portador pela foto. Não é possível utilizar a CNH para entrar no país, mas se você pretende alugar um carro, ela será necessária. 

- Vacinas não são obrigatórias para entrar no Chile.

- Fala-se espanhol no Chile e, pela semelhança entre português e espanhol, não é tão difícil compreender e ser compreendido ao falar português. As pessoas de San Pedro já estão acostumadas aos brasileiros que visitam a cidade e várias falam português. 

- A moeda oficial do Chile é o peso chileno (CLP), representado cotidianamente por um "$". Ela pode ser adquirida no Brasil ou no Chile e também pode ser retirada nos caixas eletrônicos chilenos, diretamente em pesos. Sim, há caixas eletrônicos em San Pedro de Atacama, assim como casas de câmbio. Provavelmente, a maneira mais vantajosa de conseguir pesos será levando reais para o Chile e trocando-os em Santiago.  

- Os valores dispostos neste guia se referem a pesos chilenos. 

- San Pedro não é um destino barato, na verdade, em alguns pontos, é até um destino caro; tenha isso em mente na hora de planejar a viagem. Os gastos com passeios podem ser altos. 

- San Pedro tem muitos cachorros e alguns deles são enormes! Vários desses cachorros que ficam nas ruas têm donos, são cuidados e têm até chip de localização. Alguns pertencem aos donos dos restaurantes, outros a moradores da cidade.

- Mesmo sendo um local pequeno, há caixas eletrônicos em San Pedro! Desbloqueie o seu cartão para uso internacional e você deverá conseguir realizar saque e fazer pagamentos de despesas com seu cartão normalmente. 

Dicas de Saúde

- A altura é um fator importantíssimo a se considerar na hora de planejar a viagem. Muitas pessoas não pensam sobre o assunto, mas viaje sabendo que ela pode provocar efeitos indesejados no corpo e na saúde. Devido ao "soroche", ou o mal de altura, nome dado à doença provocada pela grande altitude, é relativamente comum sentir cansaço, ter enjoos, falta de ar, dor de cabeça e mal estar geral. A baixa umidade do deserto também pode provocar problemas, por isso hidrate o corpo e beba MUITA água durante a viagem. Tomar o chá de coca também é uma ótima ideia para diminuir os efeitos da altura. 

- Nas farmácias procure pelas "soroche pills", remédio que pode começar a ser tomado antes mesmo de chegar a San Pedro, e que ajuda a evitar o mal de altura. Essas recomendações valem também para quem visitará o Salar de Uyuni, cuja altura ultrapassa os 4.000 metros. 

- San Pedro está a 2.450 metros de altitude, então, o ideal é que você faça atividades mais leves nos primeiros dias de viagem e vá se aclimatando devagar. Se puder descansar no primeiro dia de chegada, melhor ainda. Nos primeiros dias faça os passeios mais próximos de San Pedro e deixe para o final da viagem os passeios com maior altitude. 
Durante os primeiros dias no Atacama, você pode fazer passeios para o Vale da Morte e da Lua, Laguna Cejar, Vale do Arco-Íris. Quando já estiver aclimatado, faça os passeios de maior altitude, como Salar de Tara, Lagunas Altiplanicas e Geyser del Tatio. 

- Monte uma "farmacinha" pessoal e leve todos os medicamentos que você possa precisar durante a viagem. Alguns medicamentos que são de compra livre no Brasil exigem receita para serem comprados no Chile. Consulte um médico, que poderá auxiliá-lo e indicar medicamentos que podem ser úteis em um caso de emergência durante a viagem. Sugerimos levar, principalmente, soro para lavar o nariz, além de remédio para dor de cabeça, dor de estômago e náuseas. Leve também hidratante para o corpo e rosto, além de protetor solar. Usar um produto como o Bepantol (ou similar) cai muito bem para hidratar a boca e evitar feridas.

- Se estiver com dificuldades para respirar por causa da baixa umidade, lave o nariz com sono e utilize um produto que ajude a desobstruir as vias respiratórias. De noite, no quarto, coloque uma toalha molhada próxima à cama. 

- Procure fazer refeições leves e beber muita água ao longo de sua estadia. Recomenda-se levar 1,5 litro de água em cada um dos passeios. Evite carne vermelha e bebida alcoólica na refeição anterior a um passeio que vá a locais muito altos. 

O que levar 

- Mochila para carregar seus pertences no passeios;
- Toalha, caso pretenda entrar na água (outra alternativa é pegar a toalha do hotel emprestada);
- Óculos escuros;
- Boné ou chapéu;
- Protetor solar (é possível comprar em San Pedro mesmo, algumas marcas de protetor são bem baratas lá);
- Roupas de inverno e verão. Caso viaje no inverno, intensifique a quantidade de roupas de inverno. Pode cair bem incluir uma segunda pele para se proteger do frio, gorro, luvas etc. Esses itens de frio intenso serão mais utilizados durante o inverno ou nos passeios que saem de manhã cedinho e vão para locais muito altos, como o Salar de Tara e Gêisers del Tatio;
- Tênis ou sapatos para trekking;
- Hidratante para o corpo, rosto e boca;
- Remédios de emergência, como remédios para dor de cabeça e enjoo, soro para o nariz, além de remédios de uso diário; 
- Lanterna (pode ser útil para passar por ruas escuras).

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos 

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Deserto do Atacama