Deserto do Atacama
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer no Deserto do Atacama

O Atacama reserva belezas naturais incríveis e o melhor local para utilizar como base para explorar essas belezas é San Pedro de Atacama. O vilarejo possui dezenas de agências turísticas, que diariamente organizam passeios para visitar os arredores, sendo assim, os passeios e excursões turísticas são os principais atrativos a se fazer no Atacama e, muitas vezes, ocupam manhã, tarde e um pedaço da noite da programação dos turistas. 

O que fazer no Atacama: os passeios básicos

Podemos dizer que são quatro os passeios básicos no Atacama: Valle de La Luna + Valle de La Muerte, Laguna Cejar, Geysers del Tatio e Lagunas Altiplanicas. Esses quatro passeios são lindos, muito tradicionais, e fazem paradas em diferentes pontos. No Valle da Lua você verá formações de sal muito interessantes, uma duna enorme e poderá caminhar em um cânion. Já a Laguna Cejar é um passeio não apenas para contemplação, mas também para o banho-essa lagoa tem 40% de sal, e faz com que a gente entre na água, mas não afunde, é gelado, mas uma experiência inesquecível, não dá para perder.

As 6 atividades preferidas dos turistas no Deserto do Atacama, no Chile:

Lagunas-altiplanicas

Lagunas Altiplânicas

O passeio às lagunas altiplânicas leva às lindas lagoas Miscanti e Miñiquez, além da Laguna Chaxa, que tem flamingos e o deserto de sal. Os Geysers del Tatio são fendas no solo que têm pequenas erupções; para conhecer os gêisers é preciso sair bem cedinho (ainda de madrugada) de San Pedro, porque apenas quando o ar ainda está gelado é que se pode ver o vapor que sai do solo. 

Escolha seu hotel no Atacama - confira as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Deserto do Atacama. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

Salar de Tara, um passeio lindo e muito diferente

Um outro passeio não tão popular, mas que é lindo, é o passeio que leva ao Salar de Tara, um local com formações rochosas muito curiosas e uma lagoa belíssima, onde se pode ver flamingos e a nascente de água doce! Se você gosta de geologia, não perca um passeio pelo Valle del Arcoiris, um vale formado por diversos minerais diferentes, que dão colorações distintas às rochas, por isso o nome "arco-íris". 

O Atacama é um lugar lindo, mas o ritmo da viagem pode ser cansativa dependendo da programação que se organiza. Os passeios costumam ter duração de meio dia, alguns partem pela manhã voltando por volta das 14h, outros saem pela tarde (16h) e retornam às 20h. Uma rotina de passeios duplos é puxada e se você quiser relaxar depois de tantas atividades, uma ótima alternativa é passar o dia curtindo as Termas de Puritama, que são termas naturais, construídas ao longo de um rio; cada terma possui uma temperatura diferente. 

O que fazer em San Pedro de Atacama - as atividades na própria vila

Na própria vila de San Pedro as atividades disponíveis não são muitas. Vale a pena andar na rua Caracoles, que é a principal rua da vila e conserva bons restaurantes e lojinhas para comprar lembranças. Próximo à praça da cidade você poderá visitar a Igreja de San Pedro e o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige. Na frente da pracinha está uma feira artesanal, um local muito legal para dar uma voltinha e comprar presentes de viagem. Além do museu, outro passeio cultural bacana é Pukará de Quitor, um sítio arqueológico que tem uma vista linda e fica a 3 km de SPA.

Pela noite, quando as pessoas retornam dos passeios pelos arredores do Atacama, muita gente só tem pique para jantar e cair na cama. A rua Caracoles fica cheia de pessoas caminhando e procurando um bom local para jantar. Aqui você pode ver onde comer em San Pedro, e se procura algo a mais, leia sobre a vida noturna.

As 7 atividades preferidas dos turistas em Deserto do Atacama

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.