Deserto do Atacama

O que fazer no Deserto do Atacama

O Atacama reserva belezas naturais incríveis e o melhor local para utilizar como base para explorar essas belezas é San Pedro de Atacama. O vilarejo possui dezenas de agências turísticas, que diariamente organizam passeios para visitar os arredores, sendo assim, os passeios e excursões turísticas são os principais atrativos a se fazer no Atacama e, muitas vezes, ocupam manhã, tarde e um pedaço da noite da programação dos turistas. 

Podemos dizer que são quatro os passeios básicos no Atacama: Valle de La Luna + Valle de La Muerte, Laguna Cejar, Geysers del Tatio e Lagunas Altiplanicas. Esses quatro passeios são lindos, muito tradicionais, e fazem paradas em diferentes pontos. No Valle da Lua você verá formações de sal muito interessantes, uma duna enorme e poderá caminhar em um cânion. Já a Laguna Cejar é um passeio não apenas para contemplação, mas também para o banho-essa lagoa tem 40% de sal, e faz com que a gente entre na água, mas não afunde, é gelado, mas uma experiência inesquecível, não dá para perder.

Lagunas-altiplanicas O passeio às lagunas altiplânicas leva às lindas lagoas Miscanti e Miñiquez, além da Laguna Chaxa, que tem flamingos e o deserto de sal. Os Geysers del Tatio são fendas no solo que têm pequenas erupções; para conhecer os gêisers é preciso sair bem cedinho (ainda de madrugada) de San Pedro, porque apenas quando o ar ainda está gelado é que se pode ver o vapor que sai do solo. 

Um outro passeio não tão popular, mas que é lindo, é o passeio que leva ao Salar de Tara, um local com formações rochosas muito curiosas e uma lagoa belíssima, onde se pode ver flamingos e a nascente de água doce! Se você gosta de geologia, não perca um passeio pelo Valle del Arcoiris, um vale formado por diversos minerais diferentes, que dão colorações distintas às rochas, por isso o nome "arco-íris". 

O Atacama é um lugar lindo, mas o ritmo da viagem pode ser cansativa dependendo da programação que se organiza. Os passeios costumam ter duração de meio dia, alguns partem pela manhã voltando por volta das 14h, outros saem pela tarde (16h) e retornam às 20h. Uma rotina de passeios duplos é puxada e se você quiser relaxar depois de tantas atividades, uma ótima alternativa é passar o dia curtindo as Termas de Puritama, que são termas naturais, construídas ao longo de um rio; cada terma possui uma temperatura diferente. 

Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Termas-de-puritama Valle-de-la-luna Valle-de-la-muerte Salar-de-atacama Laguna-cejar Laguna-tebinquinche Vale-do-arco-iris Salar-de-tara

Na própria vila de San Pedro as atividades disponíveis não são muitas. Vale a pena andar na rua Caracoles, que é a principal rua da vila e conserva bons restaurantes e lojinhas para comprar lembranças. Próximo à praça da cidade você poderá visitar a Igreja de San Pedro e o Museu Arqueológico Gustavo Le Paige. Na frente da pracinha está uma feira artesanal, um local muito legal para dar uma voltinha e comprar presentes de viagem. Além do museu, outro passeio cultural bacana é Pukará de Quitor, um sítio arqueológico que tem uma vista linda e fica a 3 km de SPA.

Pela noite, quando as pessoas retornam dos passeios pelos arredores do Atacama, muita gente só tem pique para jantar e cair na cama. A rua Caracoles fica cheia de pessoas caminhando e procurando um bom local para jantar. Aqui você pode ver onde comer em San Pedro, e se procura algo a mais, leia sobre a vida noturna.

  • Lagunas-altiplanicas

    Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

    Nota: 5.0 de 10 (2)

    O passeio das Lagunas (Lagoas) Altiplânicas é um dos principais tours a se fazer no Atacama. Ele parte cedinho de San Pedro de Atacama e tem como objetivo visitar as Lagoas Miscanti e Miñiques, além de uma área do Salar de Atacama e da Lagoa Chaxa. 

    O passeio parte em torno das 6h da manhã de San Pedro de Atacama e ao todo...

  • Tour-astronomico

    Tour Astronômico

    Nota: 5.0 de 10 (2)

    Quando pensamos nos passeios a se fazer no Atacama, quase sempre pensamos nas atividades a serem feitas durante o dia e acabamos esquecendo o que pode ser feito durante a noite. Um programa muito especial para fazer no Atacama é observar as estrelas, que pela pouca quantidade de luz da vila, ficam muito mais aparentes e perceptíveis. O Atacama, inclusive,...

  • Valle-de-la-luna

    Valle de La Luna

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O Vale da Lua  (ou Valle de la Luna) é o passeio mais tradicional a se fazer no Atacama. As empresas turísticas que realizam esse passeio fazem um roteiro que primeiro vista o Vale da Lua, em seguida o Vale da Morte e, por fim, a Pedra do Coyote, um local lindo para tirar fotos e admirar o pôr do sol.

    O Vale da Lua recebeu esse nome porque...

  • Pukara-de-quitor

    Pukara de Quitor

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    Pukará de Quitor é um sítio arqueológico a cerca de 3 km de San Pedro de Atacama. Tratata-se de uma edificação de pedras construída no século XII, que tinha como objetivo ser como uma fortaleza (por isso está localizada em cima de um morro), além de servir como moradia e para armazenamento de alimentos....

  • Laguna-cejar

    Laguna Cejar e Tebinquinche

    Nota: 1.0 de 10 (1)

    O passeio da Laguna Cejar e Laguna Tebinquinche é um dos programas que consideramos "obrigatórios" a se fazer no Atacama. A Lagoa Cejar, em especial, é imperdível. Por isso tente incluí-la no seu roteiro, mesmo que o tempo esteja apertado. 

    O passeio começa na Lagoa Cejar, que é uma lagoa de águas...

  • Aldea de Tulor

    Nota:  de 10 (0)

    A Aldeia de Tulor está a cerca de 11 km de San Pedro de Atacama e é um passeio que não costuma ser feito pelas agências, então você deve fazê-lo por conta própria, de carro, táxi ou bicicleta. 

    Essa aldeia é pré-colombiana e estima-se que seja de 800 a.C. Nela você poderá observar...

  • Av-caracoles-paseo-peatonal

    Av. Caracoles Paseo Peatonal

    Nota:  de 10 (0)

    A Caracoles é a principal via de San Pedro de Atacama e nela só podem passar pedestres. Essa rua concentra grande parte do comércio da vila, bem como restaurantes, lojinhas de presentes, diversas agências turísticas, mini mercados e alguns hotéis.

    Para quem quer ficar bem localizado em San Pedro, basta utilizar a Caracoles como...

  • Barros-restaurant

    Barros Restaurant

    Nota:  de 10 (0)

    Barros é um restaurante de comida chilena que se tornou uma boa opção na vida noturna de San Pedro. O local é bem simples, com mesinhas de madeira e chão de terra, e costuma ter apresentações musicais ao vivo. É uma das alternativas de San Pedro para tomar uma bebida, ouvir música e se divertir durante a...

  • Feria-de-san-pedro

    Feria de San Pedro

    Nota:  de 10 (0)

    A Feirinha de Artesanato de San Pedro de Atacama é um lugar na vila onde você poderá encontrar presentes e lembranças de viagem. Na feirinha há produtos como ímãs de geladeira, tecidos com desenhos típicos, tecidos bordados, gorros, luvas, peças de decoração, peças de roupas, calçados...

  • Geiser-del-tatio

    Geiser del Tatio

    Nota:  de 10 (0)

    O passeio aos géiseres de Tatio é um dos programas mais procurados de San Pedro de Atacama. Ele começa bem cedo, já que as agências passam nos hotéis para buscar os turistas a partir das 4h da manhã. São percorridos mais de 200 km na excursão e é necessário deixar SPA cedo, principalmente porque...

  • Iglesia de San Pedro

    Nota:  de 10 (0)

    A Igreja de San Pedro é um dos principais pontos históricos da vila e hoje em dia é considerada monumento nacional. Ela funcionou como paróquia entre 1642 e 1951 e sua construção é um dos fatos mais marcantes a seu respeito: ela foi construída com adobe e madeira e revestida com madeira de cactos (bastante utilizado...

  • Museo-r-p-gustavo-le-paige

    Museo R. P. Gustavo Le Paige

    Nota:  de 10 (0)

    O Museu Gustavo Le Paige é um dos principais atrativos na vila de San Pedro de Atacama. Nesse museu você poderá conhecer um pouco melhor essa região, entender quando o deserto foi formado, conhecer melhor sobre sua geografia, história e povoamento. Poderá ver objetos que antigos povos que habitavam o lugar utilizavam, além de...

  • Plaza-de-san-pedro

    Plaza de San Pedro

    Nota:  de 10 (0)

    A Praça de San Pedro não tem uma beleza especial, mas é um dos principais pontos de interesse da vila. SPA começou a crescer ao seu redor e, próximo à praça, estão a igreja, a polícia e algumas casinhas históricas, construídas ao modo da região. 

    Na pracinha, muitas pessoas se...

  • Salar-de-tara

    Salar de Tara

    Nota:  de 10 (0)

    O Salar de Tara é um dos passeios mais bonitos que o Atacama reserva aos seus visitantes. Ele não faz parte do roteiro tradicional, mas se você tiver tempo disponível, vale a pena incluí-lo na programação. 

    No passeio ao Salar de Tara, passamos primeiramente por uma área com formações rochosas...

  • Sandboard

    Nota:  de 10 (0)

    O sandboard é uma espécie de snowboard na areia, você coloca uma prancha em seus pés e com ela descerá uma duna de areia. Para quem não está acostumado, não é uma atividade tão fácil de se praticar, mas se você é do time dos que gostam de aventura, certamente é um passeio...

  • Subida aos Vulcões

    Nota:  de 10 (0)

    San Pedro de Atacama está próximo de vários vulcões e ao invés de vê-los apenas de longe, você pode aproveitar a viagem para fazer um trekking e subir em alguns que ficam nos arredores da vila. A atividade não é das mais fáceis, é verdade, mas para quem um pouco de preparo físico e...

  • Termas-de-puritama

    Termas De Puritama

    Nota:  de 10 (0)

    As Termas de Puritama são termas privadas que ficam a cerca de 30 km de San Pedro de Atacama. Elas são formadas ao longo de um rio, que tem águas quentes naturalmente; no percurso desse rio foram construídas 8 piscinas, e cada uma dessas piscinas têm temperaturas mornas, que variam entre os 28º e 35ºC. As termas ficam...

  • Vale-do-arco-iris

    Vale do Arco-Íris e Yerbas Buenas

    Nota:  de 10 (0)

    O passeio ao Vale do Arco-Íris não é dos mais tradicionais em San Pedro, mas para quem quer fugir do roteiro tradicional, é uma boa opção.

    O passeio tem uma parada no Vale do Arco-Íris, localizado na Cordilheira de Domeyko. O vale ganhou esse nome porque é formado por diferentes minerais e cada um desses minerais tem...

Tudo que você precisa saber sobre Deserto do Atacama!

Esse texto sobre O que fazer no Deserto do Atacama faz parte do guia de Deserto do Atacama no Melhores Destinos

Comentários para O que fazer no Deserto do Atacama

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.