Deserto do Atacama

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

1 avaliação
100% recomendam
10,0

O passeio das Lagunas (Lagoas) Altiplânicas é um dos principais tours a se fazer no Atacama. Ele parte cedinho de San Pedro de Atacama e tem como objetivo visitar as Lagoas Miscanti e Miñiques, além de uma área do Salar de Atacama e da Lagoa Chaxa. 

O passeio parte em torno das 6h da manhã de San Pedro de Atacama e ao todo percorre cerca de 280 km. O início do passeio é dentro do carro, leva-se cerca de 2h de viagem para chegar à primeira parada do trajeto, que é na Lagoa Miscanti; uma lagoa muito bonita e de águas tranquilas que fica cercada por morros e por uma vegetação amarelada. No inverno, parte do lago pode estar congelada e provavelmente os morros estarão com neve. 

A partir da Lagoa Miscanti é possível fazer uma pequena caminhada até a Lagoa Miñiques, que é a lagoa mais bonita durante o trajeto. Ela tem águas azuis e, quando o vento é pouco, o reflexo na água dos morros ao seu redor é perfeito. Essas lagoas estão a mais de 4.200 metros de altitude, o que torna todo o cenário ainda mais impressionante.

Na lagoa Miñiquis, algumas empresas turísticas fazem uma parada para oferecer o café da manhã. Uma refeição nesse local, ainda que simples, é imperdível. O visual é incrível, vale tirar muitas fotos!

Na segunda principal parada do passeio, é hora de visitar o Salar de Atacama e a Lagoa Chaxa. É nesse local onde fica o deserto de sal do Atacama e Lagoa Chaxa, uma lagoa salina com flamingos. O lugar é muito bonito e este salar, diferentemente do Salar de Uyuni, que é plano, possui formações de sal irregulares que são bem diferentes. Nessa parada, você pode aproveitar para caminhar pelo salar e para admirar os flamingos. Os flamingos, aliás, possuem sua coloração avermelhada devido ao tipo de alimentação que possuem. Mais uma vez, o cenário nesse local é surpreendente; o salar e a lagoa ficam cercados por morros e vulcões e toda a paisagem é de cair o queixo. 

Algumas empresas ainda incluem Piedras Rojas nesse trajeto, o que faz que este se torne um passeio de dia inteiro. Piedras Rojas é um local com uma lagoa de águas verdes bem claras e formações rochosas avermelhadas.  O lugar também é muito bonito, e embora esse não seja um passeio tão tradicional de ser oferecido entre as agências, é bem legal. 

Horário: Saída 6h e retorno por volta das 14h (o dia inteiro se o passeio incluir Piedras Rojas).
Valor: Entre $27.000 e $44.000 pelo passeio com agências + $2.500 para entrada nas Lagunas Altiplânicas + $2.500 para entrada na Laguna Chaxa.
Distância: cerca de 280 km ida e volta.
Altura: Até 4.900 metros.
Dicas: Como a saída do passeio é cedo e os locais são altos, leve roupas bem quentes para se proteger da baixa temperatura e do vento. Vá com roupas leves por baixo, porque ao longo do dia o tempo vai esquentando. 
 

 


Lagunas-altiplanicas Lagunas-altiplanicas Lagunas-altiplanicas Lagunas-altiplanicas Lagunas-altiplanicas-e-salar-de-atacama Salar-de-atacama Salar-de-atacama Salar-de-atacama Salar-de-atacama Lagunas-altiplanicas Lagunas-altiplanicas Lagunas-altiplanicas Lagunas-altiplanicas Lagunas-altiplanicas
Avalie Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

  1. Missing yeda lins
    Rio de Janeiro - RJ há quase 3 anos
    10,0
    Bom

    Fui em abril de 2016 e fiquei encantada. Um dos lugares mais lindos que já vi. Meu passeio não incluiu pedras rojas, mas um dia volto para conhecer.

    O guia da excursão deu 15 min apenas para visitar o Salar.

    Seja o primeiro a comentar essa avaliação. Cadastre-se ou faça login.