Deserto do Atacama

Passeios no Deserto de Atacama

Os passeios são as principais atividades para fazer no Atacama. Eles são oferecidos por diversas agências turísticas de San Pedro de Atacama e seu serviço consiste em transportar os turistas a um determinado ponto (ou mais de um ponto) e oferecer o serviço de guia, que faz toda a diferença para o sucesso de um passeio, pois com um guia você pode entender a história do lugar. 

Em San Pedro você encontrará uma enorme variedade de agências turísticas que todos os dias realizam excursões para os principais pontos do deserto. O ideal é deixar para reservar os passeios ao chegar por lá, porque dessa forma você poderá ver de perto como funciona o negócio e barganhar um preço bom, principalmente se optar por fazer mais de um passeio com a mesma agência. 

São vários os passeios oferecidos pelas agências em San Pedro e todas elas costumam colocar placas na porta de suas lojas avisando qual será sua programação para os próximos dias. Os passeios normalmente acontecem em dois turnos: há os que saem pela manhã e retornam às 14h e os da parte da tarde, que saem às 16h, retornando por volta das 20h. Para fazer alguns passeios, é necessário sair muito cedo, às vezes de madrugada, por isso alguns hotéis preparam um lanche para que os turistas levem, e várias agências oferecem café da manhã ou almoço, dependendo da duração do tour.

Lagunas-altiplanicas Ojos-de-tebinquinche Vale-do-arco-iris Salar-de-tara Laguna-tebinquinche  
Termas-de-puritama Valle-de-la-muerte-pedra-do-coyote Vale-do-arco-iris Valle-de-la-luna Valle-de-la-muerte

É possível fazer dois passeios por dia, mas tenha em mente que dois passeios por dia, todos os dias, poderá ser bem desgastante. Os tours que costumam ser oferecidos pela manhã são: Geyser del Tatio, Lagunas Altiplanicas, Vale del Arcoiris, Salar de Tara; pela tarde você poderá ir ao Vale da Morte e Vale da Lua, Vale do Arco-Íris, Termas de Puritama e Laguna Cejar. Pela noite ainda é possível fazer um tour astronônimo, que permite conhecer mais sobre o espaço, estrelas e constelações. 

Que passeios fazer?
São vários os passeios para fazer no deserto e os roteiros podem variar um pouco dependendo da empresa que o faz. A maioria das excursões são compartilhadas com outros turistas, mas se você contratar um passeio particular, poderá fazer o roteiro que preferir. Alugar um carro e fazer os passeios por conta própria é uma opção que existe, mas não aconselhamos. Há diversos casos de pessoas que ficam perdidas no deserto ou quebram o carro e precisam ficar esperando até que um bom samaritano preste socorro. Faça esse tipo de passeio independente apenas se souber exatamente dos riscos em questão, se estiver preparado para dirigir na terra e souber lidar com situações adversas. 

Os quatro passeios clássicos a partir de San Pedro são: Vale da Lua + Vale da Morte, Geysers del Tatio, Lagunas Altiplânicas e Laguna Cejar. Todos esses passeios são lindos, se você tiver tempo, recomendamos que faça todos. Aliás, faça todas as atividades que puder, cada uma tem seu diferencial!

No Vale da Morte e Vale da Lua você conhecerá formações de sal, dunas de areia, cânions e terrenos irregulares com várias formações curiosas. Já os Gêisers impressionam porque são raros e têm um funcionamento muito peculiar-visitando os gêisers podemos vê-los entrando em erupção na nossa frente, expelindo gases e entender como se formam. As lagunas altiplânicas irão impressioná-lo não apenas pela beleza, mas pela localização: estão a mais de 4.000 metros de altitude. O passeio das lagunas altiplânicas faz uma parada no Salar de Atacama, onde você poderá ver o Salar de Atacama e a Laguna Chaxa, que tem flamingos-tudo isso no meio do deserto! A Laguna Cejar é um dos passeios que consideramos imperdíveis! Essa lagoa tem uma enorme quantidade de sal, que faz com que nosso corpo não afunde ao entrar na água. A sensação é muito interessante, só não recomendamos mergulhar na lagoa, porque a quantidade de sal é realmente muito grande. 

Geiser-del-tatio

Além dos passeios tradicionais, existem outros que são oferecidos e que são igualmente espetaculares. Um passeio incrível e não tão popular é o passeio ao Salar de Tara, que leva a uma área do deserto com grandes formações rochosas esculpidas pelo vento e a uma lagoa linda! Para descansar e ter um dia mais relax, a melhor pedida é ir às Termas de Puritama, que ficam encravadas em um vale e possuem águas quentinhas. Quem gosta de geologia deve incluir no roteiro o Vale do Arco-Íris, um local com formações rochosas com presença de diversos mineirais. 

Para quem gosta de exercícios físicos, o Atacama é uma ótima oportunidade para escalar um vulcão. Há vários vulcões ao redor de San Pedro e as ascenções têm diferentes níveis de caminhada, algumas duram mais de um dia. Recomendamos esse tipo de atividade apenas àqueles que se sentem bem fisicamente, pois é exigido bastante preparo físico, principalmente por conta do esforço maior causado pela altura. Se gosta de esporte, faça o sandbord nas dunas. 

San Pedro está perto da fronteira do Chile com a Bolívia e, se puder, inclua no roteiro o passeio que leva ao Salar de Uyuni (Bolívia). Há passeios de um dia para as lagoas bolivianas, porém, nossa dica é fazer o roteiro completo ao Salar de Uyuni, que leva 4 dias e 3 noites. O passeio ao Salar de Uyuni é incrível, cheio de paisagens surpreendentes e quase inacreditáveis, tamanha beleza. Uma viagem ao deserto de Atacama pode ser ainda mais completa se você dividir a viagem com um roteiro pela Bolívia! Veja aqui nosso guia sobre o passeio ao Salar de Uyuni!

Logo abaixo você confere detalhes sobre cada um dos passeios. 

Os passeios e a altura
Você já deve ter ouvido falar que o deserto do Atacama é o mais alto do mundo e que a altitude elevada pode implicar em sintomas desagradáveis em nossa saúde, como dor de cabeça, náuseas e cansaço. Para evitar esses sintomas indesejados causados pelo mal de altura, pegue leve nos primeiros dias de viagem e evite fazer muito esforço físico.

Durante o primeiro dia de viagem, por exemplo, reserve um tempo para descansar e se aclimatar. Nos primeiros dias em San Pedro, faça tours aos locais próximos de SPA e evite os passeios mais distantes e que passam dos 4.000 metros. Para se adaptar, faça passeios como o da Laguna Cejar, Vale da Lua e Vale da Morte, Pukará de Quitor, Pedra do Coyote; quando se aclimatar, faça os passeios que levam a maior altitude e percorrem maiores distâncias, como os Geysers del Tatio (4.320 m), Lagunas Altiplanicas (4.200 m); Salar de Tara (4.800 m) e trekking nos vulcões. 

Deserto-do-atacama  Escolhendo uma agência
São tantas as agências que fazem passeios pelo deserto que é até difícil escolher qual utilizar. Há aquelas que são mais conhecidas e que têm preços mais altos e há as agências que são de menor porte e possuem preços melhores. Como o ideal é deixar para contratar os passeios em San Pedro, faça uma ronda por alguns agências, converse com os atendentes e feche seus passeios com o lugar que lhe passar mais confiança. 

Fizemos quase todos os passeios com a agência Grado 10, que é considerada mais cara, mas em compensação tem um carro 4x4 muito bacana e oferece refeições legais. Outra empresa que fizemos um passeio e tinha um guia excelente foi a Layana. Para o transfer até as Termas de Puritama, utilizamos a agência Sun Travel e o guia também era bom. Entre as agências mais renomadas para fazer passeios estão a Grado 10, Turistour e Desert Adventure, por exemplo.

Para fazer o tour astronônico, utilizamos a Space Obs e recomendamos muito essa agência, que é considerada a melhor para esse tipo de passeio-eles são bem profissionais e durante a lua cheia a agência fica até fechada, porque nessa lua o céu fica muito claro e não se pode ver tantas estrelas. 

  • Lagunas-altiplanicas

    Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

    Nota: 5.0 de 10 (2)

    O passeio das Lagunas (Lagoas) Altiplânicas é um dos principais tours a se fazer no Atacama. Ele parte cedinho de San Pedro de Atacama e tem como objetivo visitar as Lagoas Miscanti e Miñiques, além de uma área do Salar de Atacama e da Lagoa Chaxa. 

    O passeio parte em torno das 6h da manhã de San Pedro de Atacama e ao todo...

  • Tour-astronomico

    Tour Astronômico

    Nota: 5.0 de 10 (2)

    Quando pensamos nos passeios a se fazer no Atacama, quase sempre pensamos nas atividades a serem feitas durante o dia e acabamos esquecendo o que pode ser feito durante a noite. Um programa muito especial para fazer no Atacama é observar as estrelas, que pela pouca quantidade de luz da vila, ficam muito mais aparentes e perceptíveis. O Atacama, inclusive,...

  • Valle-de-la-luna

    Valle de La Luna

    Nota: 5.0 de 10 (1)

    O Vale da Lua  (ou Valle de la Luna) é o passeio mais tradicional a se fazer no Atacama. As empresas turísticas que realizam esse passeio fazem um roteiro que primeiro vista o Vale da Lua, em seguida o Vale da Morte e, por fim, a Pedra do Coyote, um local lindo para tirar fotos e admirar o pôr do sol.

    O Vale da Lua recebeu esse nome porque...

  • Pukara-de-quitor

    Pukara de Quitor

    Nota: 4.5 de 10 (1)

    Pukará de Quitor é um sítio arqueológico a cerca de 3 km de San Pedro de Atacama. Tratata-se de uma edificação de pedras construída no século XII, que tinha como objetivo ser como uma fortaleza (por isso está localizada em cima de um morro), além de servir como moradia e para armazenamento de alimentos....

  • Laguna-cejar

    Laguna Cejar e Tebinquinche

    Nota: 1.0 de 10 (1)

    O passeio da Laguna Cejar e Laguna Tebinquinche é um dos programas que consideramos "obrigatórios" a se fazer no Atacama. A Lagoa Cejar, em especial, é imperdível. Por isso tente incluí-la no seu roteiro, mesmo que o tempo esteja apertado. 

    O passeio começa na Lagoa Cejar, que é uma lagoa de águas...

  • Aldea de Tulor

    Nota:  de 10 (0)

    A Aldeia de Tulor está a cerca de 11 km de San Pedro de Atacama e é um passeio que não costuma ser feito pelas agências, então você deve fazê-lo por conta própria, de carro, táxi ou bicicleta. 

    Essa aldeia é pré-colombiana e estima-se que seja de 800 a.C. Nela você poderá observar...

  • Geiser-del-tatio

    Geiser del Tatio

    Nota:  de 10 (0)

    O passeio aos géiseres de Tatio é um dos programas mais procurados de San Pedro de Atacama. Ele começa bem cedo, já que as agências passam nos hotéis para buscar os turistas a partir das 4h da manhã. São percorridos mais de 200 km na excursão e é necessário deixar SPA cedo, principalmente porque...

  • Salar-de-tara

    Salar de Tara

    Nota:  de 10 (0)

    O Salar de Tara é um dos passeios mais bonitos que o Atacama reserva aos seus visitantes. Ele não faz parte do roteiro tradicional, mas se você tiver tempo disponível, vale a pena incluí-lo na programação. 

    No passeio ao Salar de Tara, passamos primeiramente por uma área com formações rochosas...

  • Sandboard

    Nota:  de 10 (0)

    O sandboard é uma espécie de snowboard na areia, você coloca uma prancha em seus pés e com ela descerá uma duna de areia. Para quem não está acostumado, não é uma atividade tão fácil de se praticar, mas se você é do time dos que gostam de aventura, certamente é um passeio...

  • Subida aos Vulcões

    Nota:  de 10 (0)

    San Pedro de Atacama está próximo de vários vulcões e ao invés de vê-los apenas de longe, você pode aproveitar a viagem para fazer um trekking e subir em alguns que ficam nos arredores da vila. A atividade não é das mais fáceis, é verdade, mas para quem um pouco de preparo físico e...

  • Termas-de-puritama

    Termas De Puritama

    Nota:  de 10 (0)

    As Termas de Puritama são termas privadas que ficam a cerca de 30 km de San Pedro de Atacama. Elas são formadas ao longo de um rio, que tem águas quentes naturalmente; no percurso desse rio foram construídas 8 piscinas, e cada uma dessas piscinas têm temperaturas mornas, que variam entre os 28º e 35ºC. As termas ficam...

  • Vale-do-arco-iris

    Vale do Arco-Íris e Yerbas Buenas

    Nota:  de 10 (0)

    O passeio ao Vale do Arco-Íris não é dos mais tradicionais em San Pedro, mas para quem quer fugir do roteiro tradicional, é uma boa opção.

    O passeio tem uma parada no Vale do Arco-Íris, localizado na Cordilheira de Domeyko. O vale ganhou esse nome porque é formado por diferentes minerais e cada um desses minerais tem...

Tudo que você precisa saber sobre Deserto do Atacama!

Esse texto sobre Passeios no Deserto de Atacama faz parte do guia de Deserto do Atacama no Melhores Destinos

Comentários para Passeios no Deserto de Atacama

  • Missing Anônimo há quase 6 anos

    Oi Camille,

    quanto tempo durou a sua viagem? Incluindo a travessia do Salar de Uyuni? Gostaria de uma estimativa. Um abraço.

  • 264mw Camille Panzera há quase 6 anos

    Oi, João.
    Fiquei 9/10 dias para fazer essa viagem. Achei um tempo bom e que me permitiu conhecer tudo sem correria. Se tiver pouco tempo, sugiro ficar 8 dias para as duas viagens.

  • Missing Anônimo há quase 6 anos

    Provavelmente terei 16 ou 14 dias. Talvez conheça alguma coisa na Bolívia antes de chegar a Uyuni e ao Atacama. Obrigado pela informação :)

  • 3z332 Caroline Fernandes há mais de 5 anos

    Boa tarde. Você fez o passeio de 4 dias - 3 noites para o Uyuni? Podes indicar a agência e o roteiro que fez?
    Irei em Agosto /16 e falta eu decidir se farei ou não Uyuni e em caso positivo, quantos dias para poder fazer a reserva de hotel e aéreo. Muito obrigada! Carol

  • 264mw Camille Panzera há mais de 5 anos

    Oi, Caroline. Fiz esse passeio mesmo... 4 dias e 3 noites com a Cordillera Traveler. Escrevi sobre a experiência aqui: http://guia.melhoresdestinos.com.br/salar-uyuni-165-c.html
    Abs!

  • 3z332 Caroline Fernandes há mais de 5 anos

    Oi Camille, muito obrigada!!! :-)

  • Yaefq Anna Giselle Ribeiro há 5 anos

    Olá, o passeio de um dia para as lagoas da Bolivia é fácil de encontrar por lá? Sabe quanto custa ? obrigada!

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.