Deserto do Atacama

Geiser del Tatio

0 avaliação
0% recomendam
0

O passeio aos géiseres de Tatio é um dos programas mais procurados de San Pedro de Atacama. Ele começa bem cedo, já que as agências passam nos hotéis para buscar os turistas a partir das 4h da manhã. São percorridos mais de 200 km na excursão e é necessário deixar SPA cedo, principalmente porque apenas quando está mais friozinho é que é possível ver o vapor saindo dos gêiseres, ou seja, fato que acontece antes do sol estar forte.

Os gêiseres são formações que costumam existir em regiões vulcânicas. Eles são como pequenos vulcões que têm erupções de água, expelida através de uma fenda. A água que sai dos gêiseres é bem quente e, quando em contato com o ar, gera vapor, que fica ainda mais evidente quando o ar está frio. 

Os gêiseres de Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e são formações raras. Eles entram em erupção de tempos em tempos e podem, de uma hora para a outra parar de ter erupção, assim como um novo gêiser pode se formar a qualquer hora. Há gêiseres de todo tipo nesse campo, alguns bem grandes e impressionantes, outros menores e menos expressivos. Como podem ser perigosos, evite caminhar em cima das fendas e respeite o limite de pedras que existe ao redor dos gêiseres. 

Na segunda parte do passeio, podemos entrar no "Pozon Rústico", uma terma próxima aos gêiseres. A terma tem um tamanho razoável e água quentinha, mas como todas as agências turísticas fazem esse passeio no mesmo horário, ela fica bastante cheia de turistas. Caso decida mergulhar, leve roupa de banho e uma toalha para se secar. 

Depois de conhecer os gêiseres, muitas agências também fazer uma parada no povoado de Machuca, um local conhecido por ser a moradia de apenas 7 pessoas. Nesse povoado há mulheres que vendem churrasco de lhama e outras iguarias locais, se quiser comer algo diferente, é um lugar interessante para fazer uma parada. Não há muito o que visitar no local, mas recomendamos que você observe a igreja de Machuca, que é muito peculiar. 

A "Quebrada de Guatin" é mais um ponto que algumas agências incluem no roteiro. Nesse lugar você poderá observar cactos enormes, alguns com 4 metros de altura. Esses cactos são utilizados nos telhados das casas da região, é um lugar é muito interessante e ótimo para tirar fotos. 

Distância: 200 km (ida e volta)
Altitude máxima: 4.320
Entrada: $5.000 para o parque dos gêiseres + 
$20.000 - $30.000 pelo passeio com a agência.
Saída de San Pedro: entre 4h e 5h da manhã/ retorno por volta das 14h. 

Dicas: Vá vestido ao estilo cebola-roupas quentes para usar logo cedo, depois retire as camadas mais grossas e use algo mais leve. 


Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio Geiser-del-tatio
Avalie Geiser del Tatio