Geiser del Tatio
O passeio aos géiseres de Tatio é um dos programas mais procurados de San Pedro de Atacama. Ele começa bem cedo, já que as agências passam nos hotéis para buscar os turistas a partir das 4h da manhã. São percorridos mais de 200 km na excursão e é necessário deixar SPA cedo, principalmente porque apenas quando está mais friozinho é que é possível ver o vapor saindo dos gêiseres, ou seja, fato que acontece antes do sol estar forte.
Confira aqui os 5 hotéis no Deserto do Atacama mais reservados por nossos leitores:
Os gêiseres são formações que costumam existir em regiões vulcânicas. Eles são como pequenos vulcões que têm erupções de água, expelida através de uma fenda. A água que sai dos gêiseres é bem quente e, quando em contato com o ar, gera vapor, que fica ainda mais evidente quando o ar está frio.
Os gêiseres de Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo e são formações raras. Eles entram em erupção de tempos em tempos e podem, de uma hora para a outra parar de ter erupção, assim como um novo gêiser pode se formar a qualquer hora. Há gêiseres de todo tipo nesse campo, alguns bem grandes e impressionantes, outros menores e menos expressivos. Como podem ser perigosos, evite caminhar em cima das fendas e respeite o limite de pedras que existe ao redor dos gêiseres.
Na segunda parte do passeio, podemos entrar no "Pozon Rústico", uma terma próxima aos gêiseres. A terma tem um tamanho razoável e água quentinha, mas como todas as agências turísticas fazem esse passeio no mesmo horário, ela fica bastante cheia de turistas. Caso decida mergulhar, leve roupa de banho e uma toalha para se secar.
Depois de conhecer os gêiseres, muitas agências também fazer uma parada no povoado de Machuca, um local conhecido por ser a moradia de apenas 7 pessoas. Nesse povoado há mulheres que vendem churrasco de lhama e outras iguarias locais, se quiser comer algo diferente, é um lugar interessante para fazer uma parada. Não há muito o que visitar no local, mas recomendamos que você observe a igreja de Machuca, que é muito peculiar.
A "Quebrada de Guatin" é mais um ponto que algumas agências incluem no roteiro. Nesse lugar você poderá observar cactos enormes, alguns com 4 metros de altura. Esses cactos são utilizados nos telhados das casas da região, é um lugar é muito interessante e ótimo para tirar fotos.
Distância: 200 km (ida e volta)
Altitude máxima: 4.320
Entrada: $5.000 para o parque dos gêiseres + $20.000 - $30.000 pelo passeio com a agência.
Saída de San Pedro: entre 4h e 5h da manhã/ retorno por volta das 14h.
Dicas: Vá vestido ao estilo cebola-roupas quentes para usar logo cedo, depois retire as camadas mais grossas e use algo mais leve.
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas no Deserto do Atacama:
- Transporte entre o aeroporto de Calama e San Pedro de Atacama
- Piedras Rojas, Salar de Atacama e lagos do altiplano
- Excursão aos gêiseres de El Tatio
- Observação de estrelas no deserto de Atacama
- Excursão às termas de Puritama
- Excursão ao Valle de la Luna
- Excursão à lagoa Cejar, Tebenquiche e Ojos del Salar
Camille Panzera
Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️