Como se locomover em Diamantina
Diamantina não é uma cidade grande e boa parte das atrações turísticas poderá ser percorrida a pé no Centro Histórico. Na verdade, as pistas apertadas e a dificuldade para estacionar não ajudam os viajantes que desejam se locomover de carro por dentro da área histórica da cidade. É necessário prestar atenção aos locais com estacionamento permitido, às grandes e inclinadas ladeiras e também ao trânsito intenso, especialmente em datas festivas. Por isso, se for de carro, deixe ele estacionado e circule entre as atrações do Centro Histórico a pé.
Ao mesmo tempo que o carro não é necessário dentro da cidade, ele será de grande valia para percorrer as atrações ao redor de Diamantina, como o Parque do Biribiri (onde há várias cachoeiras) e as cidades de Serro, Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras. Depender de transporte público para visitar a região no entorno de Diamantina certamente atrasará muito a viagem. Há apenas um ônibus por dia para a grande parte das localidades. Evite ficar preso e prefira ir a Diamantina de carro, assim você estará livre para ir onde desejar. E como essa região de Minas Gerais tem estradas lindíssimas, você vai querer parar várias vezes! Se a sua intenção é ir a Diamantina de ônibus e não alugar um carro, você poderá contratar os serviços de tour disponíveis para ir aos passeios ao redor de Diamantina. Vale também fechar preços fixos para trajetos de táxi.
Por ser uma cidade histórica e manter as características de séculos atrás, Diamantina não é um destino de muita acessibilidade. As calçadas são sempre irregulares, as ruas têm calçamento de pedras, não há rampas e muitos casarões mantêm as características originais, o que dificulta o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Se esse for o seu caso, prefira se locomover de carro até a porta dos locais a serem visitados.