Melhores Destinos
Diamantina
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Como chegar a Diamantina

Diamantina faz parte do estado de Minas Gerais e está localizada a 300 km da capital Belo Horizonte. O aeroporto mais próximo de Diamantina a receber grandes voos comerciais é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte - Confins (CNF), distante 275 km. A partir do Aeroporto de Confins, será necessário botar o pé na estrada rumo a Diamantina. Vale dizer que em Diamantina, há apenas um aeroporto doméstico, o Aeroporto de Diamantina (DTI), que recebe pequenos voos fretados. Não é comum entre os turistas chegarem a Diamantina por via aérea.

Diamantina

Como chegar a Diamantina de carro

A maneira mais comum e prática para chegar em Diamantina é de carro. A partir de Belo Horizonte, serão 300 km de estradas percorridos no período entre 4h e 6h. Apesar de não ser uma viagem tão curta, o carro será muito útil durante os dias na cidade, especialmente para quem deseja ir a regiões próximas, parque e cachoeiras.

A partir de Belo Horizonte, as estradas mais comuns até Diamantina são a BR-040, BR-135, BR-159, MG-140 ou a MG-010. O trajeto mais rápido começa na BR-040, passa por Sete Lagoas e Curvelo, segue pela BR-135 (no posto Trevo) e depois pela BR-259. A viagem tem tempo médio de 4h30. Esse é o trajeto que oferece melhores condições de estrada e sinalização. 

Mapa-de-belo-horizonte-ate-diamantina

Outra alternativa é pegar a MG-238 em Sete Lagoas e seguir até o encontro com a BR-259. Esse trajeto permite deslocamento mais fácil para quem pretende visitar no caminho as cidades do Serro, Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras. Nesse caso, o percurso tem tempo médio de 5h30. 

A terceira opção é seguir a partir de BH pela MG-010 até o encontro com a BR-259. Esse percurso é o mais indicado para os motoristas que pretendem visitar a Serra do Cipó e também as cidades do Serro, Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras. Vale ficar atento ao fato de que a MG-010 tem vários trechos não pavimentados, o que torna a viagem mais longa. Ainda assim, a paisagem é, disparada, a mais bonita entre as opções para chegar a Diamantina. 

Para os viajantes que chegam a partir de São Paulo, a melhor opção de percurso é pela BR-381. Para os que saem do Rio de Janeiro, o trajeto mais adequado é pela BR-040. 

Vale dizer que no Aeroporto de Confins há grande oferta de locadoras de veículos e o ideal é fazer a reserva antecipada do automóvel.

Diamantina

Como chegar a Diamantina de ônibus

Para quem não está disposto a pegar a estrada até Diamantina, os ônibus são uma boa opção. O custo médio do trecho entre Belo Horizonte e Diamantina é de R$ 100, sendo possível encontrar tarifas promocionais por menos de R$ 50. O trajeto é operado pelas empresas Viação Pássaro VerdeGontijo e Buser. Há diversos horários ao longo do dia e os ônibus partem do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte ou do Terminal Turístico JK. O trajeto de ônibus de Belo Horizonte até Diamantina tem duração entre 5h e 6h.