Quando ir a Diamantina

A melhor época para visitar Diamantina é entre os meses de abril e setembro, quando o clima é mais seco e há pouca ocorrência de chuva. É uma boa época para caminhar pela rua, fazer trilhas e visitar as cachoeiras nos arredores. É importante saber que quanto mais longo o período de estiagem, menor será o fluxo de água nas cachoeiras. Se o seu objetivo for os passeios de natureza, não deixe para ir a Diamantina no final da seca; prefira o início, quando o clima estará firme e as cachoeiras ainda exuberantes. No inverno, entre os meses de junho e agosto, a temperatura costuma ser agradável durante o dia e bate um friozinho digno de casacos à noite. Previna-se para poder curtir Diamantina sem passar aperto. 

O período entre novembro e março é marcado pelo verão chuvoso. Apesar da temperatura alta, as chuvas atrapalham muito o passeio, especialmente ao caminhar pelo piso de pedras do Centro Histórico. Se possível, evite a temporada de chuvas. O ponto positivo do verão são as cachoeiras cheias e belas quedas d’água.

  • Meses mais chuvosos: novembro, dezembro e janeiro
  • Meses mais secos: junho, julho e agosto
  • Melhor época para ir a Diamantina: de abril a setembro.

Diamantina

Alta temporada em Diamantina 

Entre os feriados mais disputados para visitar Diamantina estão o carnaval (um dos melhores de Minas Gerais), Semana Santa e Ano Novo. Além dos feriados, um evento em especial é capaz de levar milhares de turistas à Diamantina: a Vesperata. O espetáculo musical que acontece em fins de semana pré-definidos - entre os meses de abril e outubro - lota a cidade em várias datas. Muitos hotéis, durante a Vesperata, aceitam reservas apenas de sexta a domingo. E não será fácil conseguir uma vaga em cima da hora. Por isso, se quiser estar na cidade nessas datas, reserve com antecedência.

Diamantina

*Com dados do Climatempo.

Tudo que você precisa saber sobre Diamantina!

Esse texto sobre Quando ir a Diamantina faz parte do guia de Diamantina no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Diamantina

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.