Melhores Destinos
Diamantina
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Compras em Diamantina

Diamantina não é um grande polo comercial. Na cidade, o comércio está mais voltado para artesanatos, tapeçarias e produtos da culinária regional. O maior destaque entre as opções de compras em Diamantina é o antigo Mercado dos Tropeiros, hoje Mercado Municipal de Diamantina. Todo sábado acontece no mercado uma ótima feira, onde são vendidos produtos culinários e artesanatos. No Mercado dos Tropeiros (ou Mercado Velho), é possível comprar algumas delícias, como queijos, doces, pimentas, pratos típicos e ainda sair com belas peças do artesanato local. É lugar para entender melhor a cultura regional e, claro, degustar vários sabores. 

Diamantina

Para quem busca artesanatos mais elaborados, vale conferir a loja Relíquias do Vale, onde estão à venda lindas peças típicas da arte popular mineira. Os trabalhos são muito bem elaborados e há grandes peças de decoração. É uma ótima opção para comprar as famosas bonecas de cerâmica do Vale do Jequitinhonha. Se a procura for por pedrarias, a loja JB Minerais e Arte se destaca com trabalhos em arte e joias. Por toda a cidade, há lojinhas onde são vendidos souvenirs e lembrancinhas da região.

Diamantina

Próximo a Diamantina, a cidade do Serro é destaque na produção de queijos com receitas tradicionais trazidas pelos portugueses que vieram da Serra da Estrela, uma das melhores regiões produtoras de queijo em Portugal. É um produto imperdível para quem deseja levar um pouco do sabor mineiro para casa. Já em São Gonçalo do Rio das Pedras, a especialidade são os artesanatos, especialmente com palha e capim.