Compras em Bangkok
Fazer compras em Bangkok é parte da programação de muitos brasileiros que viajam à capital tailandesa. E dá para entender o porquê: não faltam shoppings, feiras e oportunidades para levar roupas, eletrônicos e lembrancinhas para casa sem ter de gastar muito.
Confira alguns dos principais lugares para fazer compras em Bangkok e também nossas dicas de o que comprar!
Compras em Bangkok - Shopping centers
Quando o assunto é shopping, nenhum outro destino tailandês supera Bangkok. A capital tailandesa tem diversos e gigantescos centros comerciais, com vários andares, lojas de todos os tipos, que agradam os mais diversos públicos.
Nas lojas de rua e nos mercados, a pechincha é esperada! Não deixe de negociar o preço antes de fazer o pagamento! Também é importante saber que estabelecimentos menores podem não aceitar cartão de débito ou crédito. Na Tailândia, é sempre bom ter dinheiro em espécie para estas situações. Outro aviso importante é: não faltam produtos falsificados no país, que são iguaizinhos aos originais. Se autenticidade for um fator importante para você, faça suas compras em lojas oficiais!
ICONSIAM
Localizado na margem do Rio Chao Phraya, o ICONSIAM conta com várias lojas, mas é bastante conhecido por reunir marcas de grife. Nele também está uma das duas lojas da Apple em Bangkok, informação importante para quem pretende comprar eletrônicos durante a viagem.
Meu destaque para o shopping vai para sua variedade de restaurantes e, principalmente, para a área que simula uma feira de rua (mas gourmetizada, claro) – a chamada SookSiam. Ali estão várias lojinhas de roupas, artesanato e lembrancinhas comestíveis também. Falando em comida, neste mesmo espaço são incontáveis as bancas de comida, oferecendo iguarias de diversas regiões da Tailândia. Boa maneira de provar alguns preparos sem nem mesmo precisar sair de Bangkok!
O ICONSIAM é acessível de barco, com shuttle grátis saindo de alguns píers ao longo do rio (Si Phraya e Sathorn). Ainda utilizando o transporte público, também é possível chegar ao shopping com o BTS Skytrain. Basta desembarcar na estação Krung Thonburi e pegar o Golden Line, um monotrilho que leva diretamente ao ICONSIAM.
MBK Bangkok
Roupas, lembrancinhas, calçados, malas, eletrônicos, equipamentos fotográficos – tudo pode ser facilmente encontrado no shopping MBK, em Bangkok. São oito andares de lojas, uma do lado da outra, com muita gente indo e vindo e vendedores fazendo chamando a clientela. O cenário já entrega: é um bom lugar para pechinchar! Só fique atento que boa parte das lojas vende falsificações de marcas famosas.
Siam Paragon
Um dos shoppings de Bangkok mais sofisticados, o Siam Paragon reúne lojas de grifes e também grandes marcas fast fashion, como a UNIQLO e a Zara. O estabelecimento conta ainda com restaurantes e está conectado a outros dois centros comerciais importantes da cidade: o Siam Center e o Siam Discovery.
Siam Center
O lugar certo para quem deseja sair do comum e encontrar marcas locais que prezam pelo design. Bolsas, calçados, roupas, acessórios e objetos de decoração para casa são alguns dos itens que podem ser encontramos no Siam Center. Ainda que você não deseje necessariamente fazer compras, vale dar uma passadinha (estando por perto, claro) nem que seja só para se inspirar!
Siam Discovery
Já o Siam Discovery é um shopping modernino, com roupas e artigos mais descolados, mas também com lojas de grandes marcas, como Adidas, Nike e North Face.
CentralWorld
Talvez o mais próximo dos padrões brasileiros e shopping center, o CentralWorld reúne lojas de marcas internacionais e boa praça de alimentação.
Platinum Fashion Mall
Outro local para fazer compras em Bangkok sem gastar muito é o Platinum Fashion Mall, que conta com seis andares de lojas, boa parte delas de vestuário. Para facilitar, vá com uma roupa que você possa facilmente provar outras por cima. As lojas por lá não costumam ter provador.
Alguns dos principais shoppings de Bangkok estão localizados muito próximos uns dos outros. No bairro Siam (onde há também boa oferta de hotéis), estão o MBK, Siam Pagaron, Siam Center, Siam Discovery, CentralWorld e o Platinum Fashion Mall. Isso significa que você pode concentrar as compras em um mesmo dia (ou mais, se precisar) e na mesma região. Hospedando-se nesta área da cidade, você também tem a alternativa de usar algumas noites ou intervalos ao longo do dia para ir às compras. Leia mais sobre onde ficar em Bangkok.
Mercados de Bangkok
Os mercados de rua são um fenômeno em vários países asiáticos. E a boa notícia é que Bangkok tem alguns dos mais icônicos deles: em que o comércio funciona sobre estruturas flutuantes, sobre trilhos de trem e até mesmo o maior mercado a céu aberto do mundo!
Saiba mais sobre alguns dos mais famosos mercados de Bangkok:
Mercado Chatuchak
Dizem ser o maior mercado do mundo. Funciona somente nos finais de semana e reúne mais de 15 mil barracas, onde se encontra de tudo: roupa, artesanato, lembrancinhas e comida. Se estiver em Bangkok no sábado ou domingo, é a oportunidade para se ter uma das mais autênticas experiências que a capital tailandesa pode oferecer.
Pak Khlong Talat (Mercado das Flores)
Não é exatamente um local onde turistas constumam fazer compras, mas eu faço questão de colocar nesta lista como um local onde acontece o comércio local em Bangkok. O Pak Khlong Talat é um dos maiores mercados de flores do mundo, que funciona 24 horas, onde é possível ver feirantes produzindo guirlandas e arranjos de flores, muitas vezes utilizadas como oferendas a Buda.
O mercado não está distante de alguns dos principais pontos turísticos de Bangkok, como o Grande Palácio e o Templo do Buda de Esmeralda, o Templo do Buda Reclinado e mesmo a Chinatown, distrito que ferve à noite com centenas de barracas de comida de rua e restaurantes – vários deles premiados, inclusive com estrelas Michelin.
Asiatique The Riverfront
Junto ao Rio Chao Phraya, o Asiatique é um mercado noturno a céu aberto que reúne diversas opções gastronômicas, além de tendas de artigos locais e algumas opções de entretenimento, como roda-gigante e lutas de Muay Thai.
Mercado Flutuante Damnoen Saduak
Você certamente já ouviu falar do mais famoso e turístico mercado flutuante da Tailândia. O Samnoen Saduak fica a cerca de 100 km de Bangkok e geralmente é visitado em tours oferecidos por agências de turismo, que costumam incluir o Mercado do Trem no mesmo passeio.
No mercado flutuante você percorre alguns canais a bordo de uma canoa, passando por casas, lojas que ficam às margens e também vendedores que estão em outras embarcações, oferecendo principalmente bebidas, iguarias tailandesas e um delicioso sorvete de coco, servido dentro da fruta, absolutamente imperdível!
Apesar de poder comprar e pechinchar de tudo um pouco (roupas, artigos de decoração e lembrancinhas), o mercado oferece muito mais uma experiência antropológica do que uma boa oportunidade para compras.
Sugiro o tour oferecido pela empresa Tailandiando, que tem guia em português, inclui almoço com sobremesa e também visita ao curioso Mercado do Trem. Você pode reservar o passeio aqui, com possibilidade de cancelar gratuitamente até 4 dias antes da atividade.
Mercado do Trem (Maeklong Railway Market)
O famoso Mercado do Trem é um local de comércio de frutas, verduras, peixes e carnes, que funciona sobre trilhos de trem – em funcionamento! Isso significa que, várias vezes ao dia, os comerciantes recolhem suas barracas e mercadorias em poucos segundos, permitindo que o trem passe. Em seguida, tudo é rapidamente montado de novo.
Combinar o Mercado do Trem com o Mercado Flutuante, geralmente feitos no mesmo dia, não é tarefa fácil para se fazer por conta própria. Principalmente em função do transporte público. Essa é uma das atividades em Bangkok que eu recomendo fortemente que você faça com uma empresa de turismo. Nós fizemos com a Tailandiando, com guia em português e foi muito legal. Saiba mais sobre o passeio, reservas e valores aqui.
O que comprar na Tailândia
Os bons preços na Tailândia (que já foram muito melhores para nós, brasileiros, mas ainda seguem atraentes) fazem com que muitos viajantes voltem para casa com várias companhias na bagagem.
Nos mercados de rua e nos shoppings mais populares, você encontrará uma grande variedade de oferta de roupas e calçados a ótimos preços. Mesmo itens de marcas conhecidas internacionalmente costumam ter valores pelo menos um pouco mais competitivos que os praticados no Brasil.
Caminhando por Bangkok ou praticamente qualquer outro destino tailandês, você verá pelas ruas bancas vendendo conjuntos de uma malha fina com estampa de elefante. As calças e camisas costumam ser bem baratas e são ótimas opções para driblar o calor do país e ainda assim estar vestido adequadamente para visitar os templos.
As joias de prata são bastante tradicionais na Tailândia. No centro histórico de Chiang Mai, por exemplo, são várias as lojas vendendo produtos bem diferenciados.
Aqueles que estão de olho em eletrônicos também encontram uma boa oportunidade para economizar. Estive conferindo o preço do último iPhone na Tailândia e, em comparação com o valor vendido no Brasil, a economia é de cerca de 30%. Vale a pena pesquisar! Bangkok tem duas Apple Store, nos shoppings ICONSIAM e CentralWorld.
Outros itens que costumam ser vendidos como ótimas lembrancinhas são os inaladores de ervas que os tailandeses tanto usam – eles são naturais e servem tanto para problemas respiratórios como para questões específicas, como enjoos. Bálsamos, óleos para massagem também e produtos asiáticos de skincare também são bastante procurados por turistas. Para economizar nas compras, as centenas de lojas 7 Eleven espalhadas pela Tailândia são ótimas opções.
Por fim, particularmente a parte que mais interessa: não faltam lojas vendendo pastas de curry, molhos, especiarias, chás e frutas secas. Se você gosta de cozinhar, é a oportunidade de trazer para casa alguns dos principais ingredientes para reproduzir os deliciosos pratos tailandeses.
VAT Refund (Reembolso do Imposto)
Ao fazer compras em lojas participantes, e gastando um valor mínimo, você pode ter direito ao reembolso de parte do imposto no aeroporto quando for deixar o país. O VAT na Tailândia é de 7% (mas pode ser que você receba menos). Como funciona?
As compras elegíveis ao reembolso devem ser feitas em lojas que tenham o selo "VAT REFUND FOR TOURISTS". Para ter direito a ele, você deverá fazer uma compra em uma mesma loja, no mesmo dia, de pelo menos 2.000 baht (cerca de R$ 340 na cotação de agosto de 2025). Ao fazer o pagamento, você deverá apresentar o seu passaporte ao vendedor, solicitando que ele preencha o formulário para reembolso do VAT com as suas informações, anexando as notas fiscais das compras. Não se preocupe, que esse já é um procedimento corriqueiro nas lojas elegíveis.
No aeroporto, muita atenção: antes de despachar as malas e ingressar na área de embarque, será preciso passar no Escritório da Alfândega (Customs Office), na área de check-in. Ali, você apresentará o seu passaporte e os formulários com notas fiscais das compras. Pode ser que o fiscal faça a inspeção dos produtos – por esse motivo, é importante ainda estar com as bagagens. Você receberá a autorização do reembolso.
Já na área de embarque, após passar pelo raio-x e pela imigração, procure o guichê do VAT Refund e apresente novamente os documentos. Você poderá receber o reembolso em espécie ou por crédito no cartão utilizado na compra.
Todo esse processo pode ser um pouco demorado, dependendo da hora do dia e da época do ano (na alta temporada, quando há um número muito maior de turistas no país). Se a ideia for pedir o reembolso, vá mais cedo para o aeroporto.