Grand Palace
O Grand Palace foi residência oficial dos reis da Tailândia por mais de 150 anos. Localizado no centro histórico de Bangkok, o conjunto imponente de prédios, coloridos e com muitos detalhes dourados, é hoje um dos pontos turísticos mais visitados de todo o país.
Após a queda de Ayutthaya, a capital tailandesa se mudou para Thonburi, na margem oeste do rio Chao Phraya. Foi somente no fim do século 18, que o rei Rama I mudou novamente a capital de lugar, dessa vez para Bangkok. Construído em 1782, o Grand Palace serviu como residência real e também serviu de centro administrativo do governo. Hoje, a realeza já não vive por ali, mas toda a estrutura ainda é utilizada em diversos eventos de Estado.
O palácio é um dos maiores complexos arquitetônicos da Tailândia – motivo pelo qual já vale a visita. Mas tem ainda mais: é no Grand Palace que fica o mais importante templo do país, o Wat Phra Kaew, também conhecido como o Templo do Buda de Esmeralda. O local sagrado abriga uma pequena e venerada estátua de Buda, de apenas 66 centímetros de altura, toda feita em jade.
Chakri Maha Prasat Hall
Outras duas importantes construções do complexo são o Palácio Real, com edifícios que misturam estilos arquitetônicos. Entre elas, o destaque vai para o Chakri Maha Prasat Hall, que combina uma base em estilo renascentista italiano e uma parte superior puramente tailandesa, com telhados em camadas, pontiagudos e bastante decorados. O salão costumava era utilizado para recepcionar chefes de estado de outros países.
Dusit Maha Prasat Hall
Também merece atenção o Dusit Maha Prasat Hall, um dos melhores exemplos da arquitetura clássica tailandesa. O local ainda hoje é utilizado para cerimônias fúnebres reais.
De todas as atrações de Bangkok, o Grande Palácio certamente é uma das que exigem mais tempo para visitação. Isso por conta do seu tamanho e também da riqueza de detalhes. Nossa dica é ir cedo da manhã, para evitar o calorão e também multidões. O horário de funcionamento é das 8h30 às 15h30 e os ingressos custam 500 Baht (valor de setembro de 2025).
Visita guiada ao Grand Palace Bangkok
O Grande Palácio e o Templo do Buda de Esmeralda são algumas das principais atrações para visitar em Bangkok. Para entender mais da importância desses lugares e também não deixar escapar seus principais detalhes, nossa dica é fazer um passeio guiado.
A Tailandiando oferece um tour com guia que fala português e passa pelo Grande Palácio, Templo do Buda de Esmeralda, Templo do Amanhecer (Wat Arun) e o Templo do Buda Deitado (Wat Pho). A atividade dura 5 horas, inclui todos os ingressos e também o transporte entre os templos. Clique aqui para ler mais sobre o tour e fazer a sua reserva. Vale lembrar que, reservando pela Civitatis, você pode pagar em reais, sem o IOF e com possibilidade de parcelar.
Como chegar ao Grande Palácio de Bangkok
Não é nada complicado chegar ao Grande Palácio e ao Templo do Buda de Esmeralda. Além de pegar táxi ou transporte por aplicativo até a região, que fica no centro histórico de Bangkok, você pode chegar às atrações utilizando o metrô (descendo na estação Sanam Chai) ou os barcos que circulam pelo Rio Chao Phraya (desembarque no píer de Tha Chang, N9).
Confira aqui os 5 hotéis em Bangkok mais reservados por nossos leitores:
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas em Bangkok:
- Jantar no Baiyoke Sky Hotel
- Mercado do trem e mercado flutuante + Grande Palácio e Buda de Esmeralda
- Excursão ao mercado flutuante de Damuan Saduak e ao rio Kwai
- Tour pelo Grande Palácio e pelo Templo do Buda de Esmeralda
- Tour pelos mercados de Bangkok + Ruínas de Ayutthaya
- Tour privado por Bangkok
- Tour noturno de tuk tuk por Bangkok + Street food em Chinatown