Atrações próximas a Bangkok
São várias as atrações próximas a Bangkok que valem a pena ser conhecidas em um bate-volta. Entre as principais, estão o Mercado Flutuante Damnoen Saduak, o Mercado do Trem e as ruínas de Ayutthaya.
Todas essas atrações podem ser visitadas por conta própria, mas, na minha opinião, o passeio se torna muito mais atraente e menos cansativo se feito com as agências de turismo da capital tailandesa. Além de oferecerem o transporte (e, às vezes, a alimentação), elas também organizam toda a logística, otimizando o tempo. Outra vantagem é a presença de guias especializados – alguns até falam português!
Conheça algumas das principais atrações próximas a Bangkok para incluir no seu roteiro:
Ruínas de Ayutthaya
Ayutthaya foi por mais de 400 anos a capital do Reino do Sião (antigo nome da Tailândia), tem um extenso sítio arqueológico com quase 300 hectares declarados Patrimônio Mundial pela Unesco e é um dos principais passeios feitos por quem visita Bangkok. Leia mais sobre Ayutthaya.
A cidade histórica está a cerca de 85 km da capital tailandesa e, em um dia de passeio, é possível visitar alguns dos seus principais templos e ruínas. Essa é uma atividade que pode tanto ser feita por conta própria quanto com o auxílio de empresas de turismo. Já fui duas vezes a Ayutthaya, sempre em excursão saindo de Bangkok e mais do que recomendo!
A empresa Tailandiando, por exemplo, faz um tour de sete horas e passa pelos seguintes templos: Wat Phanan Choeng (estátua dourada de Buda com 19 metros de altura), Wat Yai Chai Mongkhon (com chedi branco e estátuas de Buda alinhadas), Wat Mahathat (cabeça de Buda envolta por raízes de árvores), Wat Lokayasutharam (estátua de Buda reclinada com quase 40 metros de comprimento) e o Wat Srisanphet (antigo templo real). No passeio estão inclusos almoço, ingressos para todas as atrações, transporte e guia que fala português. Reservas podem ser feitas aqui.
Mercado Flutuante Damnoen Saduak
Os mercados flutuantes são uma tradição antiga em toda a Tailândia, mas nenhum deles é tão conhecido quanto o Damnoen Saduak, que tem mais de 150 anos e conta com cerca de 200 canais. Por lá, o grande atrativo é passear a bordo de um barco de madeira, passando pelos diversos vendedores (que vão de artesanato a comidas).
É uma grande muvuca, com barquinhos para todas as direções, frequentemente se espremendo uns contra os outros. Mas vale muito a pena – ainda mais se você experimentar o sorvetinho de coco maravilhoso que vendem por lá!
As agências de turismo de Bangkok geralmente vendem o passeio para o Mercado Flutuante Damnoen Saduak combinado com outra grande atração próxima: o Mercado do Trem. As excursões valem muito a pena pela logística, transporte e maiores chances de você chegar ao Mercado do Trem a tempo de ver a locomotiva passar duas vezes por entre as barraquinhas.
Confira aqui mais informações, preços e horários do passeio guiado em português que leva ao Mercado do Trem e ao Mercado Flutuante. Para um passeio ainda mais completo, confira essa atividade que inclui Mercado do Trem, Mercado Flutuante e o Grande Palácio com o Templo do Buda de Esmeralda. A vantagem de reservar em plataformas como a Civitatis é poder pagar em reais, sem IOF e com possibilidade de parcelamento.
Mercado do Trem
Localizado a cerca de 70 km de Bangkok, o Mercado do Trem é uma das atrações mais famosas da Tailândia. O que leva diariamente milhares de turistas ao local é um ritual bastante inusitado: as bancas estão instaladas às margens do trilho do trem e, toda vez que a locomotiva passa, oito vezes ao dia, os comerciantes recolhem parte da mercadoria e os toldos dos estabelecimentos. Segundos depois, tudo está novamente montado, como se nada tivesse acontecido – uma habilidade incrível, de uma prática que já ocorre há mais de 100 anos.
A melhor maneira de visitar o Mercado do Trem é fazendo um passeio com uma agência de turismo, que geralmente inclui também o Mercado Flutuante, que fica a apenas 20 minutos de carro. Isso garante que você conheça as duas atrações no mesmo dia. E mais: que esteja no Mercado do Trem em um período em que a locomotiva passa duas vezes em pouco tempo!
Eu escolhi a empresa Tailandiando para fazer essa atividade. Fomos em uma van bem confortável, com um simpático guia tailandês que fez todo o tour falando português. Após o Mercado do Trem, visitamos o Mercado Flutuante. Lá, já tínhamos barco reservado, além de almoço e sobremesa inclusos. Todo o passeio durou cerca de 6 horas. Super recomendo! Você pode conferir mais informações e fazer a reserva aqui.
Mais atrações próximas a Bangkok
- Excursão ao Rio Kwai e Ferrovia da Morte + Mercado Flutuante de Damuan Saduak - Veja aqui
- Excursão para as praias de Pattaya Beach e Ko Lan - Veja aqui