Mercado do Trem Bangkok
Não são as frutas, verduras, peixes e especiarias que todos os dias levam centenas de turistas para o Mercado do Trem de Maeklong, a cerca de 70 km de Bangkok. Nessa feira, o atrativo é um ritual bastante inusitado: as bancas estão instaladas às margens do trilho do trem e, toda vez que a locomotiva passa, oito vezes ao dia, os comerciantes recolhem parte da mercadoria e os toldos dos estabelecimentos. Segundos depois, tudo está novamente montado, como se nada tivesse acontecido — uma habilidade incrível, de uma prática que já ocorre há mais de 100 anos.

Acontece que, por ali, já havia um mercado de peixes frescos muito antes da chegada dos trilhos de trem. E os comerciantes, quando souberam da construção da Estação Maeklong, no início do século passado, resolveram não arredar o pé. Lá ficaram: com suas bancas e produtos expostos às margens da ferrovia, recolhendo e abrindo as estruturas toda vez que o trem passa. Não à toa, os locais chamam o mercado de Talad Rom Hoop, que em tailandês significa "Mercado do Guarda-Chuva Fechado", em referência às lonas que são recolhidas quando o trem se aproxima.

Mercado do Trem Bangkok — como visitar
A melhor maneira de visitar o Mercado do Trem é fazendo um passeio com uma agência de turismo, que geralmente inclui também o Mercado Flutuante, que fica a apenas 20 minutos de carro. Isso garante que você conheça as duas atrações no mesmo dia. E mais: que esteja no Mercado do Trem em um período em que a locomotiva passa duas vezes em pouco tempo!
Eu escolhi a empresa Tailandiando para fazer essa atividade. Fomos em uma van bem confortável, com um simpático guia tailandês que fez todo o tour falando português. Após o Mercado do Trem, visitamos o Mercado Flutuante. Lá, já tínhamos barco reservado, além de almoço e sobremesa inclusos. Todo o passeio durou cerca de 6 horas. Super-recomendo! Você pode conferir mais informações e fazer a reserva aqui.

Mercado do Trem Maeklong — como chegar por conta própria
Claro que também é possível fazer o passeio por conta própria, mas exige mais planejamento, tempo e, em muitos casos, dinheiro. Por exemplo: dá para chegar ao Maeklong Railway Market (nome em inglês, certamente como você irá encontrar nos mapas) utilizando o transporte público. A rota mais comum combina dois trens e uma balsa num trajeto que pode passar de 3 horas.

Outra opção é pegar vans ou ônibus que partem do Terminal Rodoviário do Sul (Sai Tai Mai), em Bangkok, e levam até a cidade de Samut Songkhram, onde fica o Mercado do Trem. O trajeto leva cerca de duas horas. Táxi e transportes por aplicativo também podem ser opções interessantes para quem deseja mais conforto e economia de tempo.
Ao ir para o Mercado do Trem por conta própria, atente-se aos horários em que a locomotiva passa. Embora a feira funcione das 8h às 19h, de nada adianta você ir até lá e ficar por um período em que toda a mágica das barracas sendo rapidamente recolhidas não acontece, não é? Esses são os horários (com base nas informações mais recentes, mas podem mudar): 6h20, 8h30, 9h, 11h10, 11h30, 14h30, 15h30, 17h40.

Confira aqui os 5 hotéis em Bangkok mais reservados por nossos leitores:
Confira aqui as 7 atividades preferidas dos turistas em Bangkok:
- Excursão ao mercado do trem e ao mercado flutuante
- Mercado do trem e mercado flutuante + Grande Palácio e Buda de Esmeralda
- Tour noturno de tuk tuk por Bangkok + Street food em Chinatown
- Ingresso do Mahanakhon SkyWalk
- Tour de bicicleta por Bangkok
- Cruzeiro com jantar pelo rio Chao Phraya
- Tour de tuk tuk por Bangkok
Bruna Scirea
Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.