Ícone Melhores Destinos
Baixe o nosso aplicativo!
Instale nosso app grátis e nunca mais perca nenhuma promoção!
Baixar ×
Bangkok
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Ayutthaya

Ayutthaya tem motivos de sobra para te convencer a conhecê-la: a cidade histórica foi por mais de 400 anos a capital do Reino do Sião (antigo nome da Tailândia), tem um extenso sítio arqueológico com quase 300 hectares declarados Patrimônio Mundial pela Unesco, rende belíssimas fotos em meios às ruínas e oferece aos visitantes uma atmosfera própria, bem mais tranquilo do que a da agitada Bangkok.

O destino é um bate-volta imperdível para quem está na capital tailandesa. Em um dia de passeio, é possível visitar alguns dos seus principais templos e ruínas. Entre os mais importantes, estão o Wat Mahathat, onde fica a famosa cabeça de Buda envolta por raízes de uma árvore, e o Wat Chai Watthanaram, que tem arquitetura em estilo quemer (semelhante aos templos de Angkor Wat, no Camboja), conhecido por sua beleza e simetria.

História de Ayutthaya

A Cidade Histórica de Ayutthaya foi fundada em 1350, tornando-se a segunda capital do Reino Siamês. Sua localização estratégica, em uma ilha cercada por três rios que conectavam ao mar, Ayutthaya viveu um período de grande prosperidade, sendo uma das maiores e mais importantes áreas urbanas do mundo e um importante ponto de conexão entre o Oriente e o Ocidente. 

Em 1767, quando já tinha mais de um milhão de habitantes, a importante cidade foi invadida e arrasada pelo exército birmanês, que incendiou suas edificações e forçou seus habitantes a abandoná-la. Ayutthaya nunca foi reconstruída como era. Permanece até hoje como um extenso sítio arqueológico, caracterizada pelos restos de altos prang (torres de relicários) e mosteiros budistas de proporções monumentais, que dão uma ideia da importância que a cidade já teve um dia.

O que visitar em Ayutthaya

Passei uma manhã em Ayutthaya e visitei dois dos principais templos da cidade história: o Wat Mahathat e o Wat Chai Watthanaram. O primeiro tem como destaque a cabeça de um Buda em pedra, engolida pelas raízes de uma árvore. O segundo lembra e muito o complexo de Angkor Wat, no Camboja, e rende cenários muito bonitos para fotos. Não à toa, em frente ao sítio arqueológico estão várias lojas de aluguel de antigos e coloridos trajes tailandeses, para homens e mulheres. Eram várias as turistas vestidas a caráter circulando pelo templo.

São ainda importantes atrações de Ayutthaya, o Wat Lokayasutharam, que tem um Buda reclinado gigantesco; o Wat Phra Si Sanphet, antigo templo real que teria servido de inspiração para o Templo do Buda de Esmeralda em Bangkok, e o Wat Yai Chai Mongkhon, que tem um imponente chedi branco (estrutura em forma de sino que serviria para guardar relíquias sagradas) e estátuas de Buda alinhadas.

Como chegar a Ayutthaya

Ayutthaya está localizada a 85 km de Bangkok. A maneira mais comum de visitá-la é contratando um passeio guiado. Foi o que fiz nas duas vezes em que estive na Tailândia. Gosto da facilidade de, nesse caso, já ter o roteiro montado e também o transporte entre as atrações.

A empresa Tailandiando, por exemplo, tem um tour duração de sete horas e passa pelos seguintes templos: Wat Phanan Choeng (estátua dourada de Buda com 19 metros de altura), Wat Yai Chai Mongkhon (com chedi branco e estátuas de Buda alinhadas), Wat Mahathat (cabeça de Buda envolta por raízes de árvores), Wat Lokayasutharam (estátua de Buda reclinada com quase 40 metros de comprimento) e o Wat Srisanphet (antigo templo real). No passeio estão inclusos almoço, ingressos para todas as atrações, transporte e guia que fala português. Reservas podem ser feitas aqui.

Turistas também podem visitar a cidade por conta própria. Para chegar a Ayutthaya, é possível pegar um trem (o trajeto leva cerca de duas horas), van ou ônibus que partem do terminal Mo Chit Bus ou então contratar o serviço de táxi por um dia. Uma vez na cidade, é possível se deslocar entre os templos com táxi, transporte por aplicativo, tuk-tuk ou com bicicleta alugada.

Ayutthaya

Ayutthaya