Chapada dos Veadeiros

Compras na Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros não é bem um destino de compras, mas, acredite, há produtos excelentes para serem adquiridos por lá e a mala pode voltar um pouco mais pesada para casa. A região da Chapada é cercada de misticismo e de um público muito conectado às práticas naturais. E esse perfil se reflete diretamente nas oportunidades de compras na região. Cristais, artesanatos com peças naturais, roupas alternativas e com a temática da Chapada, obras de arte com temas da região e receitas gourmets com ingredientes do cerrado — como o baru — estão entre os produtos que podem ser adquiridos na Chapada dos Veadeiros. Há ainda um “mascote" que é recorrente entre as lojas: o extraterrestre. Sim! Estamos falando de uma localidade onde se acredita que haja aparições de ovnis. E você pode até não os ver no céu, mas certamente os verá em grande quantidade nas vitrines.

A maior concentração de lojas da Chapada dos Veadeiros está na cidade de Alto Paraíso, especialmente na Av. Ary Valadão Filho, principal rua da cidade. Por lá, será fácil encontrar todo tipo de produto, de artesanatos na feirinha de frente ao Centro de Atendimento ao Turista (Praça do Artesão) a obras de arte de nomes locais, como a Cris Maia e o Marcos Brasil, com exposição no Ateliê Preguiça. Um passeio pela rua ajudará a ter ideia dos preços (nem sempre amigáveis) e variedade de produtos.

Para que está em São Jorge, não faltará opções para levar uma bela lembrança da Chapada. Uma das favoritas é a camiseta “Eu vi a baleia no Mirante da Baleia”, que brinca com o formato de um dos morros mais famosos da Chapada. Se você é da turma que coleciona sabores, experimente levar um pote de barutella (doce de cacau com castanha de baru) ou um dos cafés da região. E se o apego foi com o vilarejo de São Jorge, há diversas representações de São Jorge com o dragão nos mais diferentes formatos.

Se a busca for por produtos comuns, alimentação ou farmácia, o local mais indicado é Alto Paraíso, onde a oferta de comércio é bem maior. Em São Jorge, há um mercado e uma farmácia bem simples, mas que atendem bem à procura. Já a cidade de Cavalcante tem comércio mais bem desenvolvido e será fácil encontrar os produtos mais comuns.

Ao viajar para a Chapada dos Veadeiros, fique atento ao fato de que praticamente não há bancos na região. Em Alto Paraíso, há uma agência do Itaú, casa lotérica e Correios (onde é possível sacar dinheiro do Banco do Brasil). Em Cavalcante, há guichês do Banco do Brasil apenas para transações (não há saque) e também uma agência dos Correios. Em São Jorge, não há serviços bancários e para conseguir dinheiro será preciso negociar “saques” com os comerciantes e donos de pousada em troca de pagamentos com taxa extra no cartão de crédito. A prática é bem comum na região, exatamente porque o dinheiro de muitos turistas acaba no meio da viagem. Nem todos os estabelecimentos aceitam cartão e outros aceitam apenas débito. Esteja preparado com diversos meios de pagamento para não passar aperto.

Tudo que você precisa saber sobre Chapada dos Veadeiros!

Esse texto sobre Compras na Chapada dos Veadeiros faz parte do guia de Chapada dos Veadeiros no Melhores Destinos

Comentários para Compras na Chapada dos Veadeiros

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.