Chapada dos Veadeiros
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros

Os principais pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros estão diretamente ligados à grandiosa natureza que cerca a região. Difícil escapar das cachoeiras e passeios que envolvem belezas naturais. E nem há motivo para fugir disso. Se você está a caminho da Chapada, é bem provável que esteja mesmo em busca de cenários espetaculares em meio ao Cerrado do Centro-Oeste. E como as cachoeiras e trilhas são os grandes atrativos, preparamos um post especialmente dedicado a elas. Lá você encontrará todos os detalhes e dicas sobre as melhores cachoeiras e trilhas da Chapada dos Veadeiros.

Se o que você busca é um rápido intervalo nos banhos gelados de água doce entre as quedas d’água da Chapada, há alguns cantinhos especiais que merecem a sua visita. A começar por Alto Paraíso e São Jorge, duas das principais bases para quem pretende explorar a Chapada dos Veadeiros. São Jorge é porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, enquanto Alto Paraíso é a base mais movimentada e com maior número de turistas. As duas merecem a visita, não só pelas cachoeiras, mas por terem clima delicioso para um passeio.

São Jorge é uma vila charmosa, bem alternativa, com grande produção de arte e artesanato e bons restaurantes para recuperar as forças depois de um passeio. As pousadas seguem a linha charme rústico e o clima místico impera no ar. Nos arredores de São Jorge, vale subir até o mirante conhecido como Aeroporto de Discos Voadores para apreciar o belo pôr do Sol. O aeroporto, como é conhecido, marca o início da trilha que leva até o Mirante da Janela. Um dos pontos altos da Chapada dos Veadeiros para quem busca uma boa foto. Veja mais sobre a Vila de São Jorge e as principais cachoeiras que você encontrará por lá.

Alto Paraíso é a cidade mais famosa e movimentada de toda a Chapada dos Veadeiros. É lá também onde está a melhor infraestrutura turística. Há grande oferta de pousadas, restaurantes e agências de turismo que oferecem passeios. Uma voltinha pela cidade é uma delícia e vale caminhar pela Av. Ary Valadão Filho, ver as lojinhas de artesanatos nos arredores da Praça do Artesão e visitar a Feira do Produtor Rural. Outra boa pedida é conhecer alguns dos centros de tratamento alternativo que existem por lá. Há diversas vertentes e, se estiver no clima, você encontrará uma que combine mais com você. Veja mais sobre Alto Paraíso e as melhores cachoeiras na região.

No caminho entre Alto Paraíso e São Jorge está um dos mais belos cenários da Chapada dos Veadeiros. Conhecido como Jardim de Maytreia, o lindo campo de cerrado à beira da estrada é uma boa síntese do espetáculo que é a região. O acesso é limitado para manter a preservação do espaço, porém, por fora da cerca, será fácil ver os grandiosos morros e buritis que dão graça à paisagem. E o pôr do sol por lá, especialmente na seca, costuma ser espetacular. No mesmo caminho, você verá ainda o Morro da Baleia, que com a forma do mamífero atrai olhares curiosos dos turistas.

Para dar um tempo das cachoeiras, mas não sair da água, boas opções para relaxar são os parques de águas termais. Há diversas opções entre Alto Paraíso e São Jorge e os espaços costumam ser ótimos para toda a família. Um dos mais populares e procurados é o Eden Águas Termais, mas há outras opções, como o Águas Termais do Morro Vermelho. Um banho relaxante será delicioso depois das trilhas e para voltar para casa.

Quer mais dicas da Chapada dos Veadeiros? Veja o post especial sobre as cachoeiras e algumas sugestões sobre o que fazer na região.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Chapada dos Veadeiros