Chapada dos Veadeiros

Vale da Lua

0 avaliação
0% recomendam
0

O Vale da Lua está entre as imagens mais famosas da Chapada dos Veadeiros e também entre as atrações mais visitadas da região. O lugar já foi cenário de seriados e filmes e todos os dias serve de pano de fundo para fotos espetaculares. Difícil não se encantar com as pedras lapidadas pela água do Rio São Miguel, que desce desenhando as formas inusitadas do Vale da Lua. 

Com uma grande sequência de corredeiras e caldeirões, o Vale da Lua se torna um lugar delicioso para curtir durante o período da seca. Já na temporada de chuvas, o Vale se torna um bocado arriscado para banhos e o espaço fica com diversos pontos inacessíveis ao turismo. Quando ocorre tromba d’água, o risco de acidentes é grande e os caldeirões formam grandes liquidificadores. É preciso atenção redobrada ao visitar o Vale da Lua na época da chuva. Já na seca, o lugar se torna uma deliciosa piscina, com prainhas à beira das corredeiras que são um convite a curtir sem pressa. 

Não pense que o Vale da Lua é apenas para ser visto. O mergulho está garantido nesse cenário mágico da Chapada dos Veadeiros. A trilha que leva às duas piscinas principais do Vale da Lua tem apenas 1200 m de trajeto. Ideal para quem não quer fazer muito esforço, mas não abre mão de um cenário maravilhoso e um bom banho de cachoeira. Ah! E a água do Vale da Lua é bem gelada! Prepare-se para bater os dentes entre um mergulho e outro. 

Vale dizer que o acesso fácil e a proximidade de Alto Paraíso e São Jorge fazem do Vale da Lua um lugar bastante disputado entre os turistas. Se quiser visitá-lo com calma e bem vazio, prefira ir nos dias de semana e no início da manhã. Em dias de grande movimento, cada pedacinho dele estará disputado.

Como chegar ao Vale da Lua

O acesso ao Vale da Lua é pela GO-239. A entrada, sinalizada por placas, está a 9 km da Vila de São Jorge e 35 km de Alto Paraíso de Goiás. Depois da estrada asfaltada serão mais 3,5 km em estrada de terra até o estacionamento. A partir deste ponto, mais 1200 m de trilha até os poços principais.

Taxa de visitação e contratação de guia

O custo do ingresso para visitar o Vale da Lua é R$ 20 por pessoa. Não é preciso contratar guias para visitar o lugar.

Onde comer no Vale da Lua

Há dois quiosques que vendem comida próximos à entrada do Vale da Lua. No cardápio, há pastéis, salgados, açaí e sucos naturais. Os pastéis e os sucos são muito saborosos e merecem paradinha para o lanche.

Hospedagem para visitar o Vale da Lua

Para quem deseja visitar o Vale da Lua, as melhores bases para hospedagem são Alto Paraíso de Goiás e a Vila de São Jorge. Veja mais sobre onde se hospedar em Cavalcante e na Chapada dos Veadeiros.

Dicas

  • Tenha muito cuidado com as trombas d’água no período das chuvas.
  • Leve dinheiro para o pagamento da entrada. Cartões não são aceitos.
GO-239, Vila de São Jorge - GO
Todos os dias, das 7h às 17h.

Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua Vale-da-lua
Avalie Vale da Lua