Chapada dos Veadeiros

Pousadas na Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante são as três principais bases para quem busca pousadas na Chapada dos Veadeiros. Antes de viajar para a região, é importante saber que as atrações da Chapada não estão localizadas próximas e que, a depender da localização da pousada, o deslocamento pode ser bem longo e cansativo. Para evitar tempo demais perdido na estrada, vale conferir antes da viagem os principais pontos turísticos para só então decidir onde ficar. Vale até mesmo dividir a estadia entre as duas ou três bases para facilitar os percursos e, claro, conhecer bem mais da Chapada dos Veadeiros.

A região da Chapada dos Veadeiros não é repleta de luxo, grandes redes hoteleiras ou resorts. O que reina por lá são as pousadas simples, muitas delas com foco em sustentabilidade ou exoterismo. Os campings também costumam fazer bastante sucesso na Chapada dos Veadeiros, assim como os hostels. Baratear os custos é o que muitos turistas buscam quando visitam a Chapada, isso porque, mesmo sendo um destino ainda rústico, os preços muitas vezes se aproximam dos famosos roteiros de praia. É importante reservar a hospedagem com antecedência para não cair na roubada de pagar muito caro. 

Pousadas em Alto Paraíso de Goiás

A cidade de Alto Paraíso de Goiás é a principal base da Chapada dos Veadeiros e passagem obrigatória para quem chega à região, tanto a caminho de São Jorge quanto a caminho de Cavalcante. Alto Paraíso oferece a melhor infraestrutura turística, mais restaurantes e comércio e está próxima a diversas atrações. Além disso, a diversidade de pousadas em Alto Paraíso é bem maior. Apesar de ter tantos pontos positivos, nem sempre é Alto Paraíso que encanta os turistas. Muita gente que viaja para a Chapada prefere investir em ambientes mais tranquilos e alternativos, como São Jorge. Por isso, apesar de muito movimentada, Alto Paraíso não é unanimidade e muito menos a única opção na região. 

Alto Paraíso de Goiás está localizada a 36 km de São Jorge e 90 km de Cavalcante. Quem usar Alto Paraíso como ponto de hospedagem terá mais facilidade para se locomover entre as outras duas bases. As principais atrações com acesso mais fácil a partir de Alto Paraíso são a Cachoeira dos Cristais, a Cachoeira São Bento, a Cachoeira Almécegas I e II, a Catarata dos Couros, as Cachoeiras Macaquinhos, a Cachoeira do Sertão Zen, a Cachoeira dos Anjos e Arcanjos, a Cachoeira Loquinhas e a Cachoeira Veredas.

Pousadas em São Jorge

A pequena vila de São Jorge é a base predileta de muitos viajantes que buscam ambientes mais tranquilos. Porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, São Jorge é ponto de visita obrigatório de grande parte dos turistas que exploram a região em busca das mais belas cachoeiras. São Jorge mantém o ar de interior em meio às ruas de terra, que, mesmo depois da chegada do asfalto na rodovia, mantiveram-se assim. O clima em São Jorge é mais lento e descontraído. Há boas opções de restaurantes, lojas e pousadas, porém tudo em menor escala se comparada à vizinha Alto Paraíso.

São Jorge, na teoria, não está tão distante de Alto Paraíso. Apenas 36 km separam as duas. Entretanto, depois de um dia intenso de trilhas, essa distância pode fazer muita diferença. Sem contar que à noite nunca é recomendado pegar estrada e as “baladas" ficarão restritas à cidade base escolhida. Na dúvida, vale dividir a hospedagem entre Alto Paraíso e São Jorge para curtir bem as duas.

As principais atrações nos arredores de São Jorge estão no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, acessível a pé a partir de São Jorge. E só isso já é motivo suficiente para levar os turistas até lá. Além do Parque Nacional, onde estão a Cachoeira Carioquinhas, os cânions e os Saltos do Rio Preto, São Jorge conta com belas atrações como o Vale da Lua, a Cachoeira do Segredo, o Jardim de Maytrea, as águas termais, a Cachoeira Raizama e a trilha para a Janela do Abismo.

Pousadas em Cavalcante

Cavalcante é a base mais distante e também a menos procurada e conhecida entre os turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros. O acesso mais difícil faz com que muitos visitantes não cheguem até lá, já que 100 km antes há diversas atrações maravilhosas. A questão é que em Cavalcante é onde estão algumas das mais belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. Sendo assim, vale cada quilômetro de viagem até lá. A cidade em si não tem nada demais, porém as atrações ao redor são mesmo deslumbrantes, sendo que muitas delas estão localizadas em território kalunga. A região oferece poucos restaurantes e pousadas se comparada a Alto Paraíso e São Jorge, mas há boas opções para quem deseja se hospedar por lá.

A Cachoeira Santa Bárbara está em Cavalcante, uma das atrações que tem atraído mais turistas para a Chapada dos Veadeiros. O intenso azul dessa cachoeira já se tornou famoso entre as fotos publicadas no Instagram. Além da Santa Bárbara, vale ainda conhecer a Cachoeira da Capivara, a Cachoeira Candaru, as cachoeira do Complexo do Prata (onde está a Cachoeira Rei do Prata), a Cachoeira da Ave Maria, a Cachoeira Veredas, a Cachoeira Poço Encantado e a Cachoeira São Bartolomeu.

Esse texto sobre Pousadas na Chapada dos Veadeiros faz parte do guia de Chapada dos Veadeiros no Melhores Destinos

Comentários para Pousadas na Chapada dos Veadeiros

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.