Chapada dos Veadeiros

Restaurantes na Chapada dos Veadeiros

A energia gasta nos passeios pelas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros será facilmente recuperada nos restaurantes da região. Os sabores do interior de Goiás, muitas vezes aliados a menus internacionais bem elaborados, são capazes de agradar a todos os paladares. A variedade é suficiente para o número de turistas e não será preciso repetir restaurantes durante a viagem, apesar de que alguns deles são irresistíveis e será difícil não fazer uma nova visita. 

As refeições na Chapada dos Veadeiros têm características bem distintas entre o almoço e o jantar. O almoço, quase sempre tardio e depois do dia na cachoeira, costuma ter padrão mais simples e com aquele tempero (e volume de comida) de casa de vó. Já o jantar ganha ares charmosos e os restaurantes capricham na iluminação e ambiente aconchegante para receber os turistas que buscam relaxar.

Outra característica muito comum na Chapada dos Veadeiros é o "kit trilha". Passar o dia nas cachoeiras exige energia e os restaurantes locais são atentos a isso. É fácil encontrar, principalmente em São Jorge, estabelecimentos que oferecem o pacote completo de alimentos. O lanche vem na medida certa para suprir as necessidades do turista durante o passeio. Os pacotes variam, mas é comum ter frutas, sanduíches, barra de cereal, biscoitos, suco congelado (para derreter ao longo da trilha e chegar geladinho na cachoeira) e água. Os pacotinhos facilitam um bocado a vida dos viajantes e são bem práticos. Caso não queira adquirir o kit trilha já pronto, nunca deixe de levar alimentos e bebidas para os passeios. Raramente há locais onde comer durante as trilhas e você poderá passar aperto.

Alto Paraíso e São Jorge são os principais polos gastronômicos da Chapada dos Veadeiros. Nas duas cidades, será fácil encontrar restaurantes de excelente qualidade. Já a cidade de Cavalcante tem opções mais simples para refeições, porém não menos saborosas. Nas cachoeiras, não é comum encontrar restaurantes, por isso é sempre bom ter um lanche para emergências. Alguns complexos turísticos, entretanto, oferecem bons restaurantes aliados a lindas cachoeiras. É o caso da Cachoeira dos Cristais, Cachoeira do Paraíso e Cachoeira São Bento, onde há até uma deliciosa cervejaria artesanal.

Onde comer em Alto Paraíso

Principal base de hospedagem para quem está na Chapada dos Veadeiros, a cidade de Alto Paraíso oferece bom número de restaurantes e será fácil encontrar um cantinho para o café da manhã, almoço e jantar. A maior parte dos restaurantes está localizada nos arredores da Av. Valadão Filho, onde também há grande concentração de lojas. Na região, aproveite a decoração e cardápio regional do Vendinha 1961, as carnes do La Parrilla e as pizzas do Vila Chamego. Para um ambiente descontraído e com jeito de almoço entre amigos, experimente os risotos e massas do Zu’s Bistrô. Para repor as energias, vá ao Quiri Quiri Gourmet Burger, coma uma das “jantinhas” (espetinho com mandioca, farofa, vinagrete e feijão tropeiro) na calçada ou experimente o almoço self-service do Tapindaré Restaurante. Se a pedida for por pratos vegetarianos, tente o Alquimia e o Cravo & Canela.

Entre as cachoeiras próximas a Alto Paraíso, algumas oferecem boa infraestrutura para refeições. As melhores pedidas são a Cachoeira dos Cristais, a Cachoeira São Bento e o Poço Encantado. Há um bom restaurante na Cachoeira dos Cristais, com amplo gramado repleto de decks de madeira. O lugar é um convite a relaxar durante a tarde e o pôr do sol vale a visita. Na Cachoeira São Bento, há um excelente restaurante, onde funciona também a cervejaria artesanal da propriedade. O preço da refeição é fixo e as porções são livres. Já o Poço Encantado (restaurante a caminho de Cavalcante) oferece boa comida e uma linda vista para a queda d’água.

Onde comer em São Jorge

A Vila de São Jorge, apesar de não ser a maior base da Chapada dos Veadeiros, é a que oferece os restaurantes mais interessantes e charmosos. Não faltam bons cardápios aliados a produtos naturais e receitas que muitas vezes prezam por ingredientes regionais. E o ambiente costuma ser bastante acolhedor, com direito a luz de velas, fogueiras e muitos pufes para relaxar. Os restaurantes estão concentrados no centro da vila, que é bem pequena. Será fácil caminhar por todos eles e escolher um para experimentar.

Para o almoço em São Jorge, o lugar mais tradicional e movimentado é o Restaurante da Nenzinha. Há vinte anos ela serve comida de qualidade no quintal de casa, que cresceu um bocado desde o começo. Lá é certeza de bom preço, simpatia e muito sabor. Padrão comida e aconchego de casa de vó. Outra boa pedida é o restaurante Casa das Flores, com boas porções para quem chegou quase morto da trilha. Se a ideia for apenas petiscar, aproveite o movimentado Bar do Pelé e o Luar com Pimenta, que tem um cardápio bem completo.

No jantar, comece pelo lindíssimo ambiente da Santo Cerrado Risoteria e Café. Escolha as mesas próximas à fogueira ou ao deck de madeira do segundo andar, onde a música é sempre de qualidade. Os pratos são tão bons quanto o restaurante é lindo. Se quiser uma boa pizza, vá à Pizzaria Lua de São Jorge. E se o desejo for por um suculento corte de carne ou um bom hambúrguer, recorra ao Rústico Premium Grill. A tradição da “jantinha" também está presente em São Jorge, e uma excelente opção para comer o PF de churrasquinho é a Lanchonete Seriema, escondida em uma rua longe do agito, mas deliciosa!

Há poucas opções para refeição entre as cachoeiras próximas de São Jorge e quase sempre elas se limitam a lanchonetes. Uma delas, entretanto, merece atenção. Na entrada para o Vale da Lua, há um delicioso e memorável pastel. Não deixe de experimentar! E como as cachoeiras de São Jorge não oferecem opções para alimentação, o melhor é garantir o lanche para a trilha. Na cidade, há diversas lanchonetes que oferecem café da manhã e também o kit trilha. É prático e a energia é na medida certa.

Onde comer em Cavalcante

A cidade de Cavalcante é a que oferece opções mais simples entre os restaurantes da Chapada dos Veadeiros. Alguns deles, entretanto, conquistam os turistas pelo sabor dos pratos regionais oferecidos. Para um cardápio mais elaborado e receitas inusitadas, sem perder o toque regional, experimente o Canela de Ema. Se a procura for por tempero caseiro e boas porções, vá ao Flor do Cerrado. Quem quiser investir na comida acompanhada de cervejas especiais pode conferir a Cervejaria Aracê. O Empório da Chapada agrada com hambúrgueres repletos de sabor e jeitinho de feitos em casa, já o Encanto da Pizza oferece massa fininha em deliciosas pizzas. Para repor as gordurinhas, coma o pastel da Dona Preta.

Não há opções para refeições nas cachoeiras de Cavalcante. Algumas delas, porém, têm acesso por povoados kalungas, onde há pequenos restaurantes caseiros que atendem aos turistas. Não será preciso voltar até o centro da cidade para garantir uma refeição. Em passeios como a Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira Capivara e Cachoeira Candaru, os turistas são convidados pelos guias a fazerem reservas para refeições após o passeio. A prática é importante para garantir que haja comida para todos. Vale dizer que a Cachoeira do Poço Encantado, no caminho para Alto Paraíso, oferece boa infraestrutura com lanchonete e restaurante.

Tudo que você precisa saber sobre Chapada dos Veadeiros!

Esse texto sobre Restaurantes na Chapada dos Veadeiros faz parte do guia de Chapada dos Veadeiros no Melhores Destinos

Comentários para Restaurantes na Chapada dos Veadeiros

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.