Chapada dos Veadeiros

Saltos do Rio Preto (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros)

0 avaliação
0% recomendam
0

Parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, os saltos e corredeiras do Rio Preto formam um dos mais exuberantes passeios da região. Conhecido como Trilha dos Saltos, esse roteiro inclui o Salto de 120 m, o Salto de 80 m e as Corredeiras do Rio Preto. A trilha não é das mais fáceis e exige um pouco do físico do turista. Serão 10 km (ida e volta) percorrendo o intenso cerrado que recobre o parque nacional. A dificuldade não é alta, mas certamente não é uma trilha para quem não tem nenhum preparo físico. A boa notícia é que os turistas com dificuldade de locomoção poderão solicitar acesso de carro ao trecho das corredeiras. Assim o banho está garantido a todos!

A Trilha dos Saltos começa com um vídeo explicativo no Centro de Atendimento ao Turista do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde são passadas orientações básicas de percurso, segurança e comportamento dentro do parque, o que permite que a trilha seja autoguiada, o que é excelente para quem prefere fazer os passeios por conta própria. A Trilha dos Saltos é identificada pelas flechas amarelas, desenhadas em diversos pontos do parque e facilmente seguidas pelos turistas. Basta manter os olhos atentos e seguir o percurso. Não tem erro!

A primeira atração da Trilha dos Saltos é o mirante que permite ver bem do alto o imponente Salto de 120 m, que, como bem diz o nome, tem mesmo 120 m de altura. O acesso é por um desvio na trilha principal, que indica a entrada para o mirante. Não deixe de ir até lá! Além de o visual para o Salto de 120 m ser impressionante, o mirante ainda permite ver todo o vale formado ao redor. O desvio não é grande e o mirante tem uma das mais belas vistas da Chapada dos Veadeiros. O Salto de 120 m só pode ser visto do alto e não há trilha para chegar ao poço. Até esse trecho serão 4 km de caminhada, sendo que em vários trechos há pedras e declives.

Logo depois, com mais 800 m de caminhada, você chegará ao Salto de 80 m. O lugar é cercado por deliciosos poços para banho, pequenas corredeiras e paisagens espetaculares. O acesso à queda d’água não é permitido, mas o banho está garantido no rio que se forma logo depois da cachoeira, com direito a visual panorâmico para o Salto de 80 m. No local, há serviço de guarda-vida para garantir que nenhum turista ultrapasse os limites permitidos, colocando em risco a própria vida. 

Ao sair do Salto de 80 m, o caminho de volta não será dos mais fáceis. A subida, com quase 1 km, exige bastante do fôlego. Ultrapassada a parte mais árdua, a caminhada segue em terreno plano por mais 1500 m até chegar às Corredeiras do Rio Preto. Esse é o lugar predileto de quem gosta de curtir sem pressa. Com incontáveis piscinas e pequenas quedas que servem de hidromassagem, as Corredeiras do Rio Preto são um prato cheio para relaxar. O acesso ao local é possível também de carro, prática permitida apenas a quem tem dificuldade de locomoção. Uma plataforma suspensa de madeira auxilia cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida até o final do percurso.

O último banho pode ser relaxante demais, mas é preciso ficar atento ao fato de que ainda faltam 3 km de trilha até a portaria do Parque Nacional. Guarde um pouco de energia para o trajeto final e aproveite para curtir o entardecer na trilha. Com sorte, será possível registrar alguns chuveirinhos do cerrado marcados pelos raios de sol.

Como chegar ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e aos Saltos do Rio Preto

A entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizada na Vila de São Jorge, distante 37 km de Alto Paraíso de Goiás. A partir do centro de São Jorge, serão 1000 m de estrada de terra até a portaria do parque. As vagas disponíveis para estacionamento são em local privativo e há cobrança de uma taxa de R$ 15 por carro. O estacionamento não é do Parque Nacional. Você poderá também deixar o carro no centro de São Jorge e subir a pé. A partir da portaria do parque, você precisará apenas seguir a trilha de cor amarela para percorrer todo o trajeto de 10 km da Trilha dos Saltos.

Taxa de visitação e contratação de guia

Diferente do que acontecia alguns anos atrás, agora não é mais obrigatória a contratação de guia para percorrer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Os turistas poderão fazer as trilhas por conta própria em percursos autoguiados. Caso não se sinta confortável ou seguro em fazer a trilha sozinho, contrate um dos guias credenciados pelo parque para fazer o passeio. O acesso a todas as trilhas do Parque Nacional é gratuito.

Onde comer no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Dentro do parque, não há locais para compra de comidas ou bebidas. Na portaria, há banheiros e bebedouros. Do lado de fora, quiosques e barracas vendem lanches e bebidas aos turistas. Para refeições mais completas, desça até a Vila de São Jorge, onde há diversas opções de restaurantes. Veja mais sobre onde comer na Chapada dos Veadeiros.

Onde se hospedar para visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e aos Saltos do Rio Preto

A base de hospedagem mais próxima para quem pretende percorrer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a Vila de São Jorge. A entrada do parque está praticamente dentro da vila e você não perderá tempo de deslocamento para chegar até lá. Outra boa ideia é ficar na cidade de Alto Paraíso, localizada a 37 km de São Jorge. Veja mais sobre onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

Dicas

  • São permitidos apenas 250 visitantes por dia na Trilha dos Saltos. Fique atento em dias de grande movimento, como feriados e férias escolares, para não ficar de fora.
  • Leve garrafas de água e mantenha-se hidratado, especialmente no período da seca.
  • Não fume ou faça fogueiras dentro do parque. Respeite as regras para evitar incêndios.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Vila de São Jorge - GO
Aberto de terça a domingo. Em casos de feriado na segunda-feira, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros permanecerá aberto neste dia, fechando no primeiro dia útil subsequente. Nos meses de janeiro e julho o Parque fica aberto todos os dias. A entrada é permitida das 8h às 12h e a saída até às 18h.

Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Saltos-do-rio-preto-parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros