Chapada dos Veadeiros

Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo

0 avaliação
0% recomendam
0

Destino de quem busca um lindo cenário e aquela foto especial, o Mirante da Janela atrai cada dia mais turistas na Chapada dos Veadeiros. As pedras, no alto da montanha, formam um linda janela natural com vista para a queda de 120 metros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Um visual inesquecível e arrebatador. De quebra, o caminho (no período da chuva) ainda reserva uma visita à Cachoeira do Abismo.

A Trilha do Mirante da Janela não está entre as mais fáceis da Chapada dos Veadeiros, mas também não é nada impossível de ser percorrida. O trajeto, ida e volta, tem cerca de 8 km de distância e se alterna entre trechos de níveis fácil e difícil. O início do percurso é no lugar chamado de Aeroporto de Discos Voadores (próximo a São Jorge), onde há estacionamento para os carros e acesso à trilha. Entre subidas e descidas, o ponto crítico da trilha é a parte final (depois da entrada para a Cachoeira do Abismo), quando aumenta o desnível do caminho. Nada que um pouco de atenção não resolva. Ao chegar ao topo da paisagem, o desafio será encontrar o Mirante da Janela. Nesse caso, um guia ajuda muito. Caso esteja sozinho, use um aplicativo de locomoção ou espere a passagem de outro grupo para segui-los até o ponto onde está a pedra que forma a janela.

Ao chegar ao Mirante da Janela, esteja preparado para enfrentar todos os turistas que desejam fazer uma foto no mesmo lugar. Sim… Lá só existe uma “janela” e todos querem um registro por lá. Tenha paciência e aguarde o momento para uma bela foto. Se não quiser esperar, suba mais um pouco e logo você encontrará um mirante ainda mais bonito. Nesse caso, sem janela, mas com a Chapada dos Veadeiros toda para você.

Vale dizer que o Mirante da Janela tem acesso por área particular, por isso há cobrança de uma taxa de R$ 15 por visitante (cobrada em uma casa no início do percurso). Leve bastante água, especialmente no período da seca. Não há pontos para reabastecimento ao longo do percurso. A contratação de guia não é obrigatória e a trilha é demarcada. Ainda assim, se você não tem prática em trilha, contrate um guia.

Alto Paraíso de Goiás - GO

Avalie Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo