Chapada dos Veadeiros

Cachoeiras Almécegas I e II

0 avaliação
0% recomendam
0

O conjunto formado pela Cachoeira Almécegas I, Almécegas II e São Bento está entre os mais procurados pelos viajantes que chegam à Chapada dos Veadeiros. As três estão localizadas na Fazenda São Bento e podem ser facilmente visitadas em um dia ou, para os mais acelerados, uma manhã. Apesar de estarem na mesma propriedade, as três cachoeiras têm características bem distintas, sendo a mais imponente delas a Cachoeira Almécegas I. Ela oferece um dos mais belos cenários da Chapada, com a possibilidade tanto de vê-la do alto de um lindo mirante quanto de tomar banho sob a bela sequência de quedas d’água. A irmã menor, Almécegas I, ajuda a formar o belo roteiro para um dia de passeio.

Chegar à Cachoeira Almécegas I não será tarefa tão fácil. A distância da trilha, com cerca de 2 km (ida e volta) não assusta à primeira vista. Entretanto, basta chegar ao mirante da cachoeira para perceber que o íngreme caminho até o poço será capaz de tirar o fôlego em alguns momentos. E, dessa vez, nem será pela beleza. No trajeto, é possível ver diversos pontos para descanso e isso já é um sinal de que a subida de volta será dureza. Aproveite a descida para curtir o visual e guarde energia para o retorno. Antes de seguir para o poço, não deixe de visitar as piscinas naturais que se formam no topo da queda d’água e rendem um delicioso banho, principalmente para quem não sabe nadar muito bem ou tem medo de grandes quedas d'água. 

A Cachoeira Almécegas I, com 45 m de altura, é esplendorosa quando vista do mirante, de onde é possível observar as incontáveis quedas que se formam no paredão de pedras. Ao chegar aos pés da queda d’água, ela renderá ainda mais suspiros. O poço é bem profundo e alguns turistas até se aventuram a saltar das pedras que já são marca registrada do lugar. Tenha cuidado e não salte se não estiver seguro. Vale dizer que a água da Cachoeira Almécegas I é muito gelada e o risco de cãibra é grande. Ainda que seja extremamente gelada, a cachoeira vale cada mergulho. Aproveite o banho sob as diversas pequenas cascatas que se formam a partir da queda principal e que proporcionam um banho relaxante maravilhoso. Quem estiver com disposição poderá arriscar nadar até o inicio do cânion que se forma após a cachoeira.

O retorno da trilha para quem está na Almécegas I é um subidão de respeito. Quando o fôlego faltar, aproveite os banquinhos estrategicamente posicionados no caminho para intervalos de descanso. A boa notícia é que, depois de terminar a trilha, haverá outra cachoeira para visitar. Pegue o carro no estacionamento e siga rumo a Almécegas II.

A trilha que leva à Cachoeira Almécegas II é bem facinha. São apenas 600 m (ida e volta) até o poço. A queda d’água é bem menor, com apenas 8 m de altura, mas o lugar é delicioso para curtir sem pressa. Como o paredão de rocha nos arredores da cachoeira é baixo, a Almécegas II tem muito mais tempo de sol que a Almécegas I. Boa para quem não sente frio ao sair da água gelada. No período de seca, a queda da cachoeira perde força e é possível sentar-se no meio dela para um bom banho. Para chegar ao poço principal, vale descer pelas pedras da cachoeira ou pela trilha lateral. Ao terminar a visita a Almécegas II, aproveite ainda a Cachoeira São Bento, também com acesso bem fácil.

Como chegar às Cachoeiras Almécegas I e II

As Cachoeiras Almécegas I e II estão localizadas dentro da Fazenda São Bento, com entrada a 8 km de Alto Paraíso, rumo à Vila de São Jorge. A estrada de asfalto segue pela GO-239, onde há uma entrada à esquerda que leva à portaria da propriedade. Para a Cachoeira Almécegas I, serão mais 3 km de estrada de terra e 1 km de trilha (só ida). Já para a Cachoeira Almécegas II serão mais 5 km de estrada de terra e apenas 300 m de trilha (só ida) a partir do estacionamento.

Taxa de visitação e contratação de guia

O ingresso para visitar a Cachoeira Almécegas I e Almécegas II é R$ 40 por pessoa, sendo que está incluída também a visita à Cachoeira São Bento. Não é necessário contratar guia para visitar o local. A trilha é autoguiada e bem tranquila.

Onde comer nas Cachoeiras Almécegas I e II

Há um excelente restaurante com buffet a preço fixo na entrada da Fazenda São Bento que funciona dentro da Pousada São Bento. Na propriedade, é possível também visitar a Cerveja São Bento (aberta, geralmente, nos fins de semana e feriados), com produção artesanal de cervejas. Para quem deseja um lanche rápido, há um café ao lado da portaria de acesso à fazenda que vende alguns salgados e bebidas. Vale também experimentar um dos restaurantes de São Jorge ou de Alto Paraíso, claro!

Onde se hospedar para visitar as Cachoeiras Almécegas I e II

A base de hospedagem mais próxima para quem pretende visitar as Cachoeiras Almécegas I e II é a cidade de Alto Paraíso de Goiás, distante apenas 8 km. Vale ainda se hospedar na Vila de São Jorge, distante apenas 30 km. Veja mais sobre onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

GO-239, Alto Paraíso de Goiás - GO

Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii Cachoeiras-almecegas-i-e-ii
Avalie Cachoeiras Almécegas I e II