Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Cachoeiras Almécegas I e II

O conjunto formado pela Cachoeira Almécegas I, Almécegas II e São Bento está entre os mais procurados pelos viajantes que chegam à Chapada dos Veadeiros. As três estão localizadas na Fazenda São Bento e podem ser facilmente visitadas em um dia ou, para os mais acelerados, uma manhã. Apesar de estarem na mesma propriedade, as três cachoeiras têm características bem distintas, sendo a mais imponente delas a Cachoeira Almécegas I. Ela oferece um dos mais belos cenários da Chapada, com a possibilidade tanto de vê-la do alto de um lindo mirante quanto de tomar banho sob a bela sequência de quedas d’água. A irmã menor, Almécegas II, ajuda a formar o belo roteiro para um dia de passeio.

Chegar à Cachoeira Almécegas I não será tarefa tão fácil. A distância da trilha, com cerca de 2 km (ida e volta) não assusta à primeira vista. Entretanto, basta chegar ao mirante da cachoeira para perceber que o íngreme caminho até o poço será capaz de tirar o fôlego em alguns momentos. E, dessa vez, nem será pela beleza. No trajeto, é possível ver diversos pontos para descanso e isso já é um sinal de que a subida de volta será dureza. Aproveite a descida para curtir o visual e guarde energia para o retorno. Antes de seguir para o poço, não deixe de visitar as piscinas naturais que se formam no topo da queda d’água e rendem um delicioso banho, principalmente para quem não sabe nadar muito bem ou tem medo de grandes quedas d'água. 

A Cachoeira Almécegas I, com 45 m de altura, é esplendorosa quando vista do mirante, de onde é possível observar as incontáveis quedas que se formam no paredão de pedras. Ao chegar aos pés da queda d’água, ela renderá ainda mais suspiros. O poço é bem profundo e alguns turistas até se aventuram a saltar das pedras que já são marca registrada do lugar. Tenha cuidado e não salte se não estiver seguro. Vale dizer que a água da Cachoeira Almécegas I é muito gelada e o risco de cãibra é grande. Ainda que seja extremamente gelada, a cachoeira vale cada mergulho. Aproveite o banho sob as diversas pequenas cascatas que se formam a partir da queda principal e que proporcionam um banho relaxante maravilhoso. Quem estiver com disposição poderá arriscar nadar até o inicio do cânion que se forma após a cachoeira.

O retorno da trilha para quem está na Almécegas I é um subidão de respeito. Quando o fôlego faltar, aproveite os banquinhos estrategicamente posicionados no caminho para intervalos de descanso. A boa notícia é que, depois de terminar a trilha, haverá outra cachoeira para visitar. Pegue o carro no estacionamento e siga rumo a Almécegas II.

A trilha que leva à Cachoeira Almécegas II é bem facinha. São apenas 600 m (ida e volta) até o poço. A queda d’água é bem menor, com apenas 8 m de altura, mas o lugar é delicioso para curtir sem pressa. Como o paredão de rocha nos arredores da cachoeira é baixo, a Almécegas II tem muito mais tempo de sol que a Almécegas I. Boa para quem não sente frio ao sair da água gelada. No período de seca, a queda da cachoeira perde força e é possível sentar-se no meio dela para um bom banho. Para chegar ao poço principal, vale descer pelas pedras da cachoeira ou pela trilha lateral. Ao terminar a visita a Almécegas II, aproveite ainda a Cachoeira São Bento, também com acesso bem fácil.

Como chegar às Cachoeiras Almécegas I e II

As Cachoeiras Almécegas I e II estão localizadas dentro da Fazenda São Bento, com entrada a 8 km de Alto Paraíso, rumo à Vila de São Jorge. A estrada de asfalto segue pela GO-239, onde há uma entrada à esquerda que leva à portaria da propriedade. Para a Cachoeira Almécegas I, serão mais 3 km de estrada de terra e 1 km de trilha (só ida). Já para a Cachoeira Almécegas II serão mais 5 km de estrada de terra e apenas 300 m de trilha (só ida) a partir do estacionamento.

Taxa de visitação e contratação de guia

O ingresso para visitar a Cachoeira Almécegas I e Almécegas II é R$ 70 por pessoa, sendo que está incluída também a visita à Cachoeira São Bento. Não é necessário contratar guia para visitar o local. A trilha é autoguiada e bem tranquila.

* Valor atualizado em setembro de 2023.

Onde comer nas Cachoeiras Almécegas I e II

Há um excelente restaurante com buffet a preço fixo na entrada da Fazenda São Bento que funciona dentro da Pousada São Bento. Na propriedade, é possível também visitar a Cerveja São Bento (aberta, geralmente, nos fins de semana e feriados), com produção artesanal de cervejas. Para quem deseja um lanche rápido, há um café ao lado da portaria de acesso à fazenda que vende alguns salgados e bebidas. Vale também experimentar um dos restaurantes de São Jorge ou de Alto Paraíso, claro!

Onde se hospedar para visitar as Cachoeiras Almécegas I e II

A base de hospedagem mais próxima para quem pretende visitar as Cachoeiras Almécegas I e II é a cidade de Alto Paraíso de Goiás, distante apenas 8 km. Vale ainda se hospedar na Vila de São Jorge, distante apenas 30 km. Veja mais sobre onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Chapada dos Veadeiros

Cachoeiras Almécegas I e II

GO-239
Alto Paraíso de Goiás