Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Cânions e Cachoeira das Cariocas (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros)

Um dos maiores clássicos da Chapada dos Veadeiros, a Trilha dos Cânions agrada em cheio aos turistas que buscam paisagens arrebatadoras. Parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e com trajeto total de 12 km (ida e volta), a Trilha dos Cânions tem como principais atrações o Cânion II e a Cachoeira das Cariocas. A trilha, apesar de longa, não tem grandes declives e pode ser percorrida tranquilamente por visitantes sem grande preparo físico. O visual do cerrado ao longo do passeio ajuda a passar o tempo e cada minuto em meio à natureza será um grande presente.

Oportunidade! Seguro-viagem com até 75% de desconto!

Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com até 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!

A Trilha dos Cânions começa no Centro de Atendimento aos Turistas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde um vídeo educacional apresenta as regras do parque e dá orientações sobre o percurso. A trilha é totalmente autoguiada e basta seguir as placas com setas vermelhas para chegar às atrações.

A primeira parada da trilha é o Cânion II, localizado a 6 km da entrada do parque. O lugar é espetacular e conta com diversos pontos para fotos e banho. Você poderá ver o cânion do alto, de baixo e até nadar dentro dele. Um enorme poço para banho se forma na saída da formação rochosa e é um convite a um bom mergulho. Com pique, será possível vencer a correnteza, entrar no cânion e subir pelas pedras laterais para curtir o visual. Vale dizer que tudo isso só é possível durante o período de seca. No auge das chuvas, o risco de tromba d’água limita o acesso dos turistas a uma pequena área do poço.

Depois de curtir o Cânion II, volte a trilha até a bifurcação anterior (800 m de distância) e, dessa vez, siga para a esquerda rumo à Cachoeira das Cariocas, uma das mais espetaculares da Chapada dos Veadeiros. Do Cânion II até a Cariocas serão mais 1800 m de caminhada. Com duas quedas d’água principais que se transformam em várias e um grande poço para nadar, a Cariocas agrada em cheio aos turistas. E não falta espaço para ficar sob a força da água ou tomando sol nas pedras que margeiam o poço. A Cachoeira da Cariocas é lugar para curtir por muito tempo. Relaxe e aproveite! Ah! O trecho final até a cachoeira é uma descida íngreme e exige atenção e um pouco do físico. A partir da Cachoeira da Cariocas, a trilha que leva de volta à sede do Parque Nacional tem mais 3,5 km.

Como chegar ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e aos Saltos do Rio Preto

A entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizada na Vila de São Jorge, distante 37 km de Alto Paraíso de Goiás. A partir do centro de São Jorge, serão 1000 m de estrada de terra até a portaria do parque. As vagas disponíveis para estacionamento são em local privativo e há cobrança de uma taxa de R$ 15 por carro. O estacionamento não é do Parque Nacional. Você poderá também deixar o carro no centro de São Jorge e subir a pé. A partir da portaria do parque, você precisará apenas seguir a trilha de cor vermelha para percorrer todo o trajeto de 12 km da Trilha dos Cânions.

Taxa de visitação e contratação de guia

Diferente do que acontecia alguns anos atrás, agora não é mais obrigatória a contratação de guia para percorrer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Os turistas poderão fazer as trilhas por conta própria em percursos autoguiados. O acesso a todas as trilhas do Parque Nacional tem custo de R$ 18.

Onde comer no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Dentro do parque, não há locais para compra de comidas ou bebidas. Na portaria, há banheiros e bebedouros. Do lado de fora, quiosques e barracas vendem lanches e bebidas aos turistas. Para refeições mais completas, desça até a Vila de São Jorge, onde há diversas opções de restaurantes. Veja mais sobre onde comer na Chapada dos Veadeiros.

Onde se hospedar para visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e os Saltos do Rio Preto

A base de hospedagem mais próxima para quem pretende percorrer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a Vila de São Jorge. A entrada do parque está praticamente dentro da vila e você não perderá tempo de deslocamento para chegar até lá. Outra boa ideia é ficar na cidade de Alto Paraíso, localizada a 37 km de São Jorge. Veja mais sobre onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

Dicas

  • O limite diário de acesso à Trilha dos Cânions é de 250 visitantes. Chegue cedo para não correr o risco de ficar de fora, especialmente em feriados e meses de férias escolares.
  • No período de chuvas, nem todos os poços estarão abertos para banho. O risco de tromba d’água é alto no Parque Nacional.
  • Respeite as regras do parque para não causar danos à natureza, como grandes incêndios.
  • Leve bastante líquido para a trilha, especialmente no período da seca.


Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Chapada dos Veadeiros

Cânions e Cachoeira das Cariocas (Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros)

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Vila de São Jorge