Cavalcante
Cavalcante é a base mais afastada para quem visita a Chapada dos Veadeiros e por isso, muitas vezes, deixa de ser conhecida pelos turistas. O esforço para chegar até lá, entretanto, é recompensado com algumas das mais espetaculares cachoeiras da região. Localizada a 90 km de Alto Paraíso e 325 km de Brasília, Cavalcante desperta paixões entre os viajantes e oferece cenários dignos de muitas fotos. A cidade em si não tem muita graça, diferente das mais famosas São Jorge e Alto Paraíso, mas as cachoeiras competem em pé de igualdade com as outras bases da Chapada.
Em Cavalcante, será possível conhecer a Cachoeira Santa Bárbara, atração que chama a atenção pelo intenso azul digno das cores do Caribe. E foi a água da Santa Bárbara que começou a levar tantos turistas para Cavalcante, já que as fotos de lá são de arrancar recorde de curtidas. Além da Santa Bárbara, boas pedidas são a Cachoeira da Capivara, a Cachoeira Candaru, as cachoeira do Complexo do Prata (onde está a Cachoeira Rei do Prata), a Cachoeira da Ave Maria, a Cachoeira Veredas, a Cachoeira Poço Encantado e a Cachoeira São Bartolomeu.
Para conhecer as principais atrações de Cavalcante serão necessários três ou quatro dias. E não vale a pena fazer bate e volta a partir de Alto Paraíso. A estrada é bem cansativa e o desgaste físico (seu e do carro) será grande. Se quiser conhecer mais de uma atração, hospede-se por lá e aproveite melhor Cavalcante.
Fora da rota de cachoeiras, Cavalcante não oferece muitos atrativos. A cidade é bem pacata e muitas vezes nem lembra um destino turístico. Há poucos restaurantes e as pousadas ainda começam a pipocar por lá. Se você curte destinos mais tranquilos, Cavalcante pode ser a sua base ideal na Chapada.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Chapada dos Veadeiros
Cavalcante
CavalcanteCavalcante