Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

0 avaliação
0% recomendam
0

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ocupa uma área de 240.586,56 hectares no interior de Goiás e a ampla área protegida presenteia os turistas com paisagens espetaculares em meio ao cerrado. A entrada oficial para o Parque Nacional está localizada na Vila de São Jorge e por lá que se chega às principais atrações. E a boa notícia é que o acesso a todas as cachoeiras é gratuito. Ótima pedida para quem está com orçamento limitado. O parque é todo sinalizado e as trilhas autoguiadas, o que desobriga o turista da contratação de um guia.

Ao todo, são quatro trilhas oficiais que compõem o percurso do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As mais populares são a Trilha dos Saltos e a Trilha dos Cânions. Já a trilha mais indicada para aventureiros é a Trilha das Sete Quedas, com pernoite em camping dentro do parque. E se a pedida for um circuito bem facinho, vale conferir a Trilha da Siriema. Ao entrar no Parque Nacional, todos os turistas são convidados a assistirem a um vídeo educativo, em que estão cuidados básicos para evitar acidentes, proteger a Chapada dos Veadeiros (especialmente de incêndios) etc. O vídeo também explica o funcionamento do percurso autoguiado das trilhas, em que setas coloridas indicam o rumo certo. Cada trilha com uma cor específica. Tudo muito fácil.

A Trilha dos Saltos, com 10 km de trajeto (ida e volta), oferece um dos mais belos percursos do parque. No caminho, serão visitados o Salto de 80 m, o Salto de 120 m e as Corredeiras do Rio Preto. A trilha exige um pouco do físico, especialmente na seca, mas nada que algumas paradas para beber água e recuperar o fôlego não resolvam. Basta seguir as setas amarelas para chegar às atrações. O Salto de 120 m só pode ser visto do alto do mirante, enquanto que o Salto de 80 m tem um bom poço para banho (não é permitido chegar à queda d’água). Já as Corredeiras do Rio Preto são um prato cheio para relaxar. São diversas pequenas quedas e piscinas para curtir o final do passeio. Veja mais sobre a Trilha dos Saltos.

A Trilha dos Cânions, assim como a dos Saltos, também é bastante popular entre os visitantes. Difícil dizer qual é a mais bonita. Sendo assim, faça as duas! A Trilha dos Cânions tem percurso de 12 km (ida e volta), mas com menos sobe e desce que a Trilha dos Saltos, por isso a maior distância não faz tanta diferença. As principais atrações desse percurso são o Cânion II e a Cachoeira da Carioca, os dois com quedas d’água e deliciosos poços para banho. Vale dizer que o Cânion I, também na mesma trilha, tem acesso extremamente restrito e permitido apenas em períodos de seca e com autorização do parque. Nem sempre ele está aberto ao público. O Cânion II é a primeira parada do percurso. Você poderá vê-lo do alto, nadar por dentro do cânion e também curtir o delicioso banho na grande piscina que se forma na saída do paredão rochoso. A segunda parada será na Cachoeira da Carioca, com diversas quedas d’água e um poção maravilhoso para banho. 

A Travessia das Sete Quedas (aberta apenas de junho a outubro), diferente das anteriores, tem percurso longo e o ideal é percorrê-la em dois dias, com pernoite em camping dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O trajeto total tem 23,5 km e exige bastante do físico. O final da trilha é fora do parque, a 12 km de São Jorge, sendo necessário um transporte para voltar à vila. O parque oferece uma área de camping para até 30 pessoas, onde será possível passar uma ou duas noites. A reserva antecipada é obrigatória e as vagas são bem disputadas. Quem quiser fazer a travessia poderá agendar o passeio a partir de maio, quando abrem as inscrições. O agendamento deve ser feito pelo Ecobooking.

A Trilha da Seriema é a mais fácil do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e é mais indicada para quem tem dificuldade de locomoção ou está com crianças e não deseja fazer passeios longos. Com apenas 800 m de percurso, é uma boa trilha para ter um contato inicial com o cerrado, ver diversas plantas e flores e ter a sensação de andar em meio à natureza. Entretanto, não é uma trilha com grandes atrações.

Ah! As trilhas do Parque Nacional têm acesso limitado e o número de visitantes por dia é controlado. Em feriados prolongados e férias, é importante chegar cedo para ter certeza de conseguir fazer o passeio. Fique atento!

- Travessia das Sete Quedas: 30 pessoas acampadas/noite

- Trilha dos Saltos: 450 visitantes/dia

- Trilha dos Cânions: 300 visitantes/dia

- Trilha da Seriema: 30 visitantes/dia.

Como chegar ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

A entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizada na Vila de São Jorge, distante 37 km de Alto Paraíso de Goiás. A partir do centro de São Jorge, serão 1000 m de estrada de terra até a portaria do parque. As vagas disponíveis para estacionamento são em local privativo e há cobrança de uma taxa de R$ 15 por carro. O estacionamento não é do Parque Nacional. Você poderá também deixar o carro no centro de São Jorge e subir a pé. 

Taxa de visitação e contratação de guia

Diferente do que acontecia alguns anos atrás, não é mais obrigatória a contratação de guia para percorrer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Os turistas poderão fazer as trilhas por conta própria em percursos autoguiados. Caso não se sinta confortável ou seguro em fazer a trilha sozinho, contrate um dos guias credenciados pelo parque para fazer o passeio. O acesso a todas as trilhas do Parque Nacional é gratuito.

Onde comer no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Dentro do parque não há locais para compra de comidas ou bebidas. Na portaria, há banheiros e bebedouros. Do lado de fora, quiosques e barracas vendem lanches e bebidas aos turistas. Para refeições mais completas, desça até a Vila de São Jorge, onde há diversas opções de restaurantes.

Onde se hospedar para visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e aos Saltos do Rio Preto

A base de hospedagem mais próxima para quem pretende percorrer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a Vila de São Jorge. A entrada do parque está praticamente dentro da vila e você não perderá tempo de deslocamento para chegar até lá. Outra boa ideia é ficar na cidade de Alto Paraíso, localizada a 37 km de São Jorge. Vejam mais sobre onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás - GO
O Parque é aberto à visitação todos os dias da semana. Às segundas-feiras, as visitas só são permitidas para grupos acompanhados por condutores. A entrada é permitida entre 8h e 12h e saída até 18h.

Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros Parque-nacional-da-chapada-dos-veadeiros
Avalie Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros