Melhores Destinos
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Cachoeira do Segredo

O nome da Cachoeira do Segredo já é motivo suficiente para despertar interesse e curiosidade entre os turistas que visitam a Chapada dos Veadeiros. Ainda que o nome seja um grande atrativo, o que leva mesmo os visitantes até lá são as lindas fotos da queda d’água, espalhadas especialmente por São Jorge, base mais próxima para visitar a cachoeira. Com cerca de 100 metros de queda em meio a um lindo cânion com paredão de pedra repleto de verde, a Cachoeira do Segredo nada tem a esconder. Na verdade, ela se revela como uma das mais belas de toda a Chapada dos Veadeiros. Anos atrás, era escondida pelos garimpeiros por ser região rica em ouro. Hoje, é rica mesmo em natureza e cenários deslumbrantes.

A trilha para a Cachoeira do Segredo está entre as mais bonitas da Chapada dos Veadeiros. Com diversas passagens por dentro de rios, o caminho ganha ares de conto de fadas, com paisagens encantadoras a cada metro de caminhada. No percurso, há diversas paradas para banho em piscinas naturais, sendo a melhor delas uma deliciosa prainha com piscina transparente, decks de madeira e muito sol para aquecer o corpo. E como a água da Cachoeira do Sossego costuma ser bem gelada, esse é um bom local para um banho sem sofrimento. A trilha é bem sinalizada, quase toda em mata com sombra e com poucos desníveis. Há cordas que auxiliam a passagem pelos rios e setas que indicam o caminho até a parada final, onde está a cachoeira. 

Ao chegar à Cachoeira do Segredo, fique atento às placas que alertam para risco de queda e, principalmente, hipotermia. Sim! Estamos falando de uma cachoeira com águas extremamente geladas. A sombra que toma conta do cânion e o vento formado no local não ajudam a esquentar o corpo e é comum que os turistas saiam da água trincando os dentes. Leve tolha e até um casaco para vestir depois do banho. Os mais corajosos poderão conferir de perto se há mesmo um segredo guardado por lá. Dizem que há um trecho da queda onde corre água morna. O difícil é nadar até a cachoeira para conferir de perto sem congelar.

Ainda que a Cachoeira do Segredo seja muito gelada, a trilha é maravilhosa e o visual da cachoeira incrível. E, acredite, será difícil resistir a um banho em meio a esse paraíso da Chapada dos Veadeiros.

Como chegar à Cachoeira do Segredo

A partir de São Jorge, serão 11 km de asfalto pela GO-239 (sentido oposto a Alto Paraíso, com entrada à esquerda da pista na placa que indica a cachoeira). O trecho seguinte é em estrada de terra e a distância varia a depender da época do ano. No período da chuva, os carros não conseguem chegar ao último estacionamento e a trilha, ida e volta, poderá chegar a 16 km. Nesse período, os automóveis ficarão no primeiro ponto de parada, antes da travessia do rio, e os turistas seguirão a pé. Já na época da seca, os rios mais baixos permitem a passagem dos carro, reduzindo a trilha a apenas 9 km (ida e volta) Ao todo, serão quatro passagens por dentro de rios já bem rasos.

Taxa de visitação e contratação de guia

Não é necessário ir com guia à Cachoeira do Segredo. A trilha é bem demarcada e fácil de ser seguida. Caso não se sinta confortável em fazer a trilha sozinho, não hesite e contratar um serviço de guia. Recomendamos, para quem vai sozinho, o uso de aplicativos de locomoção em trilha, como o Wikiloc.

O ingresso para a Cachoeira do Segredo pode ser adquirido em agência de turismo em São Jorge ou no estacionamento de acesso à trilha. O custo do ingresso é R$ 60 por pessoa.

*Valor atualizado em 2023.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Chapada dos Veadeiros

Cachoeira do Segredo

Acesso pela GO-239, 11 km depois da Vila de São Jorge
Vila de São Jorge