Chapada dos Veadeiros

Catarata dos Couros

0 avaliação
0% recomendam
0

A depender da beleza deste roteiro, ele tem tudo para se tornar um dos mais procurados da Chapada dos Veadeiros. Ainda desconhecida pela maioria dos viajantes, a trilha da Catarata dos Couros em nada perde para outras famosas atrações da Chapada dos Veadeiros. A área ainda está em desenvolvimento turístico e não é explorada como roteiros do Parque Nacional, entretanto, ao que tudo indica, ela se tornará uma das atrações oficiais em breve.

Localizada a 53 km de Alto Paraíso (18 km de asfalto e 35 km de terra) e com 6 km de trilha (ida e volta), a Catarata dos Couros é indicada para quem deseja fugir do movimento das atrações mais populares da Chapada dos Veadeiros. O complexo de cachoeiras e poços da Catarata dos Couros conta com diversos pontos para banho e incontáveis paisagens dignas de muitas fotos. Com trilha de nível fácil e muitos pontos de parada para visitação, é o tipo de roteiro que agrada a quem busca passeios que tomam um dia inteiro sem repetir um ponto de banho sequer.

Chegar à Catarata dos Couros não é difícil, mas a falta de sinalização na estrada faz com que um aplicativo de locomoção (como o Google Maps) e um de trilha (como o Wikiloc) sejam necessários para o passeio (caso você não queira contratar um guia). Com a ajuda da tecnologia, não será difícil chegar às principais atrações. Apesar de um guia não ser obrigatório, é recomendado para quem não tem costume de fazer trilhas ou visitar cachoeiras. Um dos poços para banho, o da Cachoeira Almécegas 1000, é conhecido pelos redemoinhos que podem causar acidentes e afogamento. No período da seca, esse risco é bem pequeno, mas na temporada de chuvas o perigo de correnteza aumenta. Por isso, em alguns casos, o guia é tão importante.

A quantidade de atrações em uma trilha tão pequena é o que faz da Catarata dos Couros um destino tão especial. E o caminho segue sempre pela margem do Rio dos Couros, o que permite incontáveis banhos em águas transparentes que formam piscinas deliciosas. Durante a trilha, as principais atrações da Catarata dos Couros são a Cachoeira da Muralha e a Cachoeira Almécegas 1000, mas há diversos pontos sem nomes que também merecem atenção.

Para percorrer a trilha, vale ir até o final, onde está o mirante para o vale formado pelo Rio dos Couros, e voltar fazendo diversas paradas para banho. Assim você chegará fresquinho no carro para a viagem de volta. Se não resistir aos banhos na ida, tudo bem! Quanto mais, melhor. O mirante ao final do trajeto oferece um visual deslumbrante. Depois de curtir a paisagem, desça para a Cachoeira Almécegas 1000, onde dois diferentes poços garantem banhos excelentes. Para chegar ao poço mais baixo, será necessário descer um paredão de pedras. Será fácil vencer a descida com a ajuda de quem está embaixo. Atravesse o poço a nado e chegue até a ponta do vale. Dessa vez, você poderá vê-lo ainda mais de perto.

Depois de curtir a paisagem, aproveite o mergulho no poço mais próximo à queda da Cachoeira Almécegas 1000. Vale chegar até a cachoeira, mas só no período da seca. Na temporada de chuva, é preciso ter muita atenção com o poço, que forma redemoinhos que podem puxar para o fundo. Na seca, eles são divertidos, no entanto são realmente perigosos na temporada de chuvas.

Ao fazer o caminho de volta da trilha, pare para alguns banhos nas prainhas que se formam à beira do Rio dos Couros até chegar à Cachoeira da Muralha. Algumas delas são banhadas por piscinas com borda infinita para o vale ou pequenas corredeiras que fazem as vias de hidromassagem natural. Espetacular!

Seguindo a trilha de volta, logo você estará na Cachoeira da Muralha, outra grande atração das Cataratas dos Couros. Com diversas quedas d’água, ela é ideal para aquele banho gostoso sob a força da cachoeira. Basta escalar as pedras que formam a parede da cachoeira para chegar ao seu chuveirão favorito. O poço tem trechos profundos e rasos e por isso agrada a todos os turistas. Boa pedida para fechar o dia de passeio pela Catarata dos Couros, já que a Cachoeira da Muralha está bem pertinho do estacionamento.

Como chegar à Catarata dos Couros

A Catarata dos Couros está localizada a 53 km de Alto Paraíso, sendo que 18 km são de asfalto pela GO-118 (sentido Brasília) e mais 35 km em estrada de terra, com entrada sinalizada à esquerda da rodovia (sentido Alto Paraíso - Brasília). Para chegar à Catarata dos Couros, não encontramos o trajeto total de carro no Google Maps e por isso usamos como alternativa o aplicativo de trilha Wikiloc, mesmo para o percurso de carro. O caminho, nos primeiros quilômetros, é bem sinalizado. A metade final, entretanto, é cheia de bifurcações e com poucas placas indicativas, por isso, caso não queira ir com um guia, sugerimos usar algum aplicativo para chegar até lá, mesmo depois de ler todas as orientações deste post. Aqui está o link para o nosso trajeto de Alto Paraíso até a Catarata dos Couros, mas temos algumas dicas para ajudar no percurso.

Depois de passar a placa que indica o acesso à pista de terra para a Catarata dos Couros, os 20 km seguintes são sinalizados. Depois desse trecho, as placas desaparecem e há diversas bifurcações. Essa região é ocupada por um assentamento rural que, até um tempo atrás, “cobrava" uma taxa dos turistas para seguir a pista de acesso à Cachoeira dos Couros. Tal cobrança é ilegal e foi abolida (quando estivemos lá não havia mais a cobrança). Para não se perder na estrada, fique atento à primeira bifurcação após o povoado. Entre a direita e siga a estrada. Na bifurcação seguinte, cerca de 3 km adiante, entre à esquerda e, na bifurcação seguinte, mantenha-se novamente à esquerda. Siga então até o estacionamento. 

Ao chegar ao local onde ficam os carros, tenha bastante atenção! Há moradores dos assentamentos da região que dizem ser vigias dos automóveis e pedem uma contribuição "espontânea" para cuidar do veículo, alegando que há muitos furtos por lá. Se você se recusa a dar, ouve aquela conversa de que eles não podem garantir que tudo estará certo ao voltar. A situação é bem desagradável, até porque a Catarata dos Couros está em área pública. Um pouco antes do estacionamento “oficial", há um outro ponto onde é possível parar veículos e normalmente é ocupado por vans que levam turistas. No final, acabamos por dar R$ 5. A partir do estacionamento, a trilha segue por 3 km.

Taxa de visitação e contratação de guia

Não há taxa de cobrança para visitar a Catarata dos Couros. Conforme explicamos acima, antigamente os moradores da região tinham uma cancela na estrada e cobravam irregularmente uma taxa de quem queria fazer o passeio. Hoje essa cobrança não existe mais, no entanto há a prática de vigia de carros no estacionamento. A cobrança é ilegal e o pagamento não é obrigatório. O problema, no caso, é que, ao não pagar, os vigias deixam claro não garantir a “segurança" do veículo, o que pode ser entendido como tom de ameaça. Quando estivemos no local, não gostamos da prática.

Para visitar a Catarata dos Couros não é obrigatória a contratação de um guia, entretanto, ele pode ser fundamental para quem não tem habilidade em caminhadas ou não está acostumado a cachoeiras. Caso tenha dúvidas sobre o percurso de carro, vale contratar um profissional.

Onde comer na Catarata dos Couros

Não há restaurantes na trilha para a Catarata dos Couros. No estacionamento, há alguns quiosques que vendem suco natural e outras bebidas, além de açaí. Isso ajuda a vida de quem chegou despreparado sem lanche para a trilha. Outra opção são os restaurantes caseiros dos assentamentos nos arredores. Há algumas placas indicativas na estrada para estabelecimentos bem simples. Se preferir algo mais elaborado, o caminho será seguir até Alto Paraíso ou São Jorge.

Onde se hospedar para visitar a Catarata dos Couros

A base de hospedagem mais próxima para quem pretende visitar a Catarata dos Couros é a cidade de Alto Paraíso de Goiás, distante 53 km. Vale ainda se hospedar na Vila de São Jorge, distante 90 km. Veja mais sobre onde se hospedar na Chapada dos Veadeiros.

Alto Paraíso de Goiás - GO

Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros Catarata-dos-couros
Avalie Catarata dos Couros