Curitiba

A cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, belas áreas verdes e um transporte público de qualidade. A fama não é para menos. Curitiba realmente oferece um excelente padrão de vida para os moradores. O fenômeno se reflete também no turismo e torna a cidade um dos destinos mais bem preparados do país para receber viajantes. Há muito o que fazer em Curitiba e a cidade é uma excelente pedida para viagens rápidas e de última hora.

Você precisará de pouco tempo para se adaptar ao forte sotaque curitibano e à maneira muito peculiar com que piás e gurias recebem os visitantes. Apesar das diferenças de vocabulário, curtir Curitiba será fácil! Difícil mesmo será entender o clima, que no mesmo dia consegue passar por todas as estações do ano. Depois de se adaptar ao tira e bota de casacos, você também se sentirá em casa. Vale até fazer amizade com as simpáticas capivaras que se tornaram símbolo de Curitiba e garotas-propaganda da hospitalidade local. 

Bosque-alemao

O que fazer em Curitiba: principais pontos turísticos

Ao pensar em Curitiba, quase sempre lembramos da estufa de vidro do Jardim Botânico. E ela é realmente a grande estrela da cidade! À primeira vista, Curitiba parece não oferecer muitos outros pontos turísticos. Não se engane. A cidade é atenta ao turismo e desenvolveu ótimos roteiros para quem deseja se aventurar por alguns dias na terra dos pinhões. 

Se ficar na dúvida sobre o que fazer em Curitiba, comece pela Linha Turismo, especialmente dedicada aos viajantes. A rota é feita por um ônibus panorâmico de dois andares e leva a quase todos os pontos turísticos mais importantes da capital paranaense, entre eles o Parque Barigui e o Parque Tanguá, onde o pôr do sol é espetacular. Não só isso. Curitiba também é convidativa a ser explorada a pé, de bike ou mesmo no eficiente transporte público. Até o trânsito ajuda nessa hora, especialmente porque é difícil ver grandes engarrafamentos por lá.

Curitiba ganha rapidamente os viajantes porque é muito fácil de ser explorada. Os parques de Curitiba são maravilhosos e facilmente acessíveis; há vários bons museus em a serem visitados; os restaurantes oferecem excelentes opções de comidas típicas, além de menus contemporâneos; e a cidade ainda oferece um bom roteiro histórico que pode ser percorrido em um walking tour gratuito que passa por diversos pontos turísticos de Curitiba. Junte a isso a intensa vida noturna, bares animados, passeios de bike e até um delicioso passeio de trem até a charmosa cidade de Morretes, passando pela Serra do Mar. Curitiba é cheia de boas atrações, que também são frequentadas pelos moradores. Você viverá a experiência completa ao visitar a cidade, como se fosse um curitibano de fato.

Jardim-botanico-de-curitiba

Hotéis em Curitiba

Os hotéis em Curitiba se concentram entre o Centro, o Centro Histórico e o bairro Batel. A cidade oferece desde hostels descolados e baratinhos a elegantes e refinados hotéis. Os valores das diárias agradam a todos os bolsos. A cidade não é muito disputada para o turismo, por isso dificilmente a oferta de quartos estará esgotada, especialmente nos finais de semana e feriados. É possível conseguir bons preços para visitar Curitiba mesmo às vésperas da viagem. Aproveite! Confira nossas dicas de hotéis em Curitiba e mais detalhes sobre onde ficar na cidade.

Parque-barigui

Como chegar a Curitiba 

A cidade de Curitiba está localizada na região sul do Brasil e é a capital do estado do Paraná. A principal rota dos turistas para chegar a Curitiba é por via aérea. O maior aeroporto de Curitiba é o Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena (CWB), localizado em São José dos Pinhais, a 18 km do centro da cidade. Outros meios para chegar a Curitiba são por via terrestre, em ônibus ou carro. 

Veja mais detalhes sobre como chegar a Curitiba.

Passeio-de-trem

Quando ir a Curitiba

A previsão do tempo em Curitiba é um caso de amor e ódio para o viajante. Prever como será o clima ao longo do dia é tarefa das mais difíceis em Curitiba. Com frequência é possível se sentir em diferentes estações do ano em apenas uma manhã. Sabendo disso, esteja sempre preparado para tudo! A boa notícia é que Curitiba é um destino que pode ser visitado em qualquer época do ano, por isso mesmo é uma boa pedida para aquela viagem de última hora.

Os meses com temperaturas mais altas em Curitiba coincidem com o período mais chuvoso. Entre novembro e março, os termômetros sobem e marcam máximas de 27°C, porém as chuvas não dão trégua e chegam a 172 mm no mês de janeiro, o mais chuvoso do ano. O outono chega com temperaturas mais amenas e dias menos chuvosos. É um excelente período para visitar Curitiba, especialmente no mês de abril, que marca a virada para as temperaturas mais baixas. 

A partir de maio, os termômetros caem para máximas de 20°C e mínimas de 8°C. Será um pouco frio, porém com bem menos chuva. Agosto, mês com menos chuvas, tem média de 73 mm. 

Dois momentos ao longo do ano costumam atrair mais turistas a Curitiba. Um deles é o Festival de Teatro, que acontece em março. O outro é o Natal Luz em Dezembro, maravilhoso não só para as crianças, mas também para os adultos. 

Veja mais detalhes sobre quando ir a Curitiba.

Memorial-ucraniano  

Um pouco sobre a história de Curitiba

O dia a dia de Curitiba reflete a mistura de imigrantes com que a cidade foi formada. Esse é só um dos motivos pelo qual ela recebe bem os forasteiros. A cultura curitibana é um mix de ucranianos, poloneses, alemães e italianos. Tudo com uma boa pitada dos tropeiros que passavam pela região quando Curitiba ainda era a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Fundada em 1693, a capital paranaense se mantém aberta a novas culturas e está sempre de braços abertos para o mundo. Os curitibanos se enchem de orgulho por viverem em um dos melhores destinos do país e adoram dividir essa experiência com quem deseja curtir alguns dias na cidade.

Centro-historico-de-curitiba

Está pensando em passar um dias na capital paranaense? Preparamos um guia com várias dicas sobre o que fazer em Curitiba, onde ficar, os principais pontos turísticos de Curitiba, bons restaurantes e opções de compras, além de sugestões de onde experimentar os deliciosos petiscos e cervejas artesanais da cidade e os mais belos parques de Curitiba para fazer um piquenique e ver o pôr do sol. Claro, quando o tempo deixar. Seja bem-vindo a Curitiba e não esqueça o casaco!