Melhores Destinos
Melbourne
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Dicas de Melbourne

Melbourne é a capital do estado de Victoria. Para entrar em território australiano, é necessário ter um passaporte com um visto de turismo válido. O visto é simples de ser emitido, é feito pela internet, exige o preenchimento de várias perguntas e o pagamento de uma taxa. Certifique-se de aplicar o visto que corresponde ao seu objetivo de viagem. Veja aqui como tirar o visto australiano ou visite o site oficial da Embaixada da Austrália para obter mais informações. 

Na entrada ou saída do país, nem sempre o passaporte é carimbado. Caso você queira ter o carimbo, peça ao oficial da imigração. 

A Vacina de Febre Amarela é necessária para entrar na Austrália e a carteira de vacinação internacional pode ser exigida pelo oficial de imigração na chegada ao país. Embora pouco se fale a respeito da necessidade da vacina, ela realmente é exigida, mas se você não tiver tomado, não significa que será deportado, a Austrália é tolerante em relação a isso. Em todo caso, ressaltamos a necessidade de ter um comprovante internacional de vacinação, que é emitido pela ANVISA, e deve atestar que a vacina foi tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. Na hora do embarque no Brasil, a companhia aérea contratada para a viagem também poderá exigir o certificado de vacinação.

A moeda utilizada na Austrália é o dólar australiano (AUD), que não tem a mesma cotação do dólar americano. O dólar australiano não é tão fácil de ser encontrado para compra no Brasil e se você pretende comprá-lo em território brasileiro, provavelmente terá que fazer uma reserva na casa de câmbio de sua preferência. Além do dinheiro em espécie, cartões de crédito e dos cartões pré-pagos, uma outra maneira de ter poder de compra na Austrália é sacando nos caixas eletrônicos na chegada ao país. 

O sistema de transporte na Austrália utiliza a mão inglesa (lado direito), então, certifique-se de olhar para o lado correto ao atravessar uma rua, pegar o transporte público ou entrar em um carro. Quem quiser dirigir no país, além da CNH brasileira, deve ter a permissão internacional para dirigir (PID), que é traduzida para o inglês. Dirigir na mão direita pode parecer estranho no início, portanto, redobre a atenção nas primeiras horas de direção em território australiano. 

Ao entrar em estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas, é muito normal pedirem um documento que comprove a maioridade, que é de 18 anos. Esse é um procedimento padrão feito, principalmente, em bares e casas noturnas. Há locais que não aceitam documentos brasileiros, como a CNH ou o RG, e que exigem a apresentação do passaporte.

Melbourne segue o fuso UTC+10. É muito natural sofrer com o jet lag, ter sono em horários "fora do comum” ou acordar muito cedo nos primeiros dias pós-viagem. As pessoas que saem do Brasil e viajam para a Austrália levam alguns dias até se acostumarem com o novo horário, sendo assim, na hora de programar o roteiro de sua viagem, reserve também um tempo para descansar-considere que a própria viagem de avião será cansativa e que os primeiros dias de viagem serão exaustivos pela falta de costume ao novo horário. 

Para sofrer menos com o jet lag, acostume-se ao horário da Austrália antes de chegar ao destino. Tente ir para a cama mais cedo e acordar mais cedo também.

A rede elétrica na Austrália é de 220/240V e suas tomadas têm três pinos chatos, sendo dois pinos "tortos" e um vertical. Provavelmente, você irá precisar de um adaptador de tomadas para recarregar seus dispotivos eletrônicos; eles podem ser encontrados em lojas de conveniência e supermercados, por exemplo.

Melbourne é uma cidade segura e você pode caminhar tranquilamente por suas ruas, inclusive à noite. Mesmo que o índice de roubos seja baixo comparado ao de cidades brasileiras, não custa nada ter atenção aos seus pertences e vigiá-los com frequência. Se alugar um bicicleta, deixe-a presa a um cadeado.

Esteja atento ao fato de que as leis na Austrália são bem diferentes das do Brasil e que um ato que parece simples pode provocar multa e fazê-lo desembolsar um bom dinheiro-a fiscalização é mais severa, assim como a aplicação de penalidades. Beber e fumar em locais públicos pode ser proibido, portanto, esteja sempre atento às placas ao redor. 

Os hábitos na Austrália são um tanto quanto "diurnos"; também fique atento a isso. Há restaurantes que fecham a cozinha em torno das 21h, então, evite jantar tarde. Parte do comércio fecha às 18h, outra parte às 20h.  

Vários estabelecimentos cobram uma taxa quando o pagamento de um serviço é feito com cartão de crédito, essa taxa varia de acordo com o cartão e, normalmente, é de 1,5 a 3% do valor total da compra. Em feriados nacionais, os restaurantes poderão cobrar uma porcentagem adicional ao valor dos pedidos.

Melbourne é uma das cidades mais geladas da Austrália e se você viaja durante o inverno, deve se preparar para enfrentar o frio! Faz calor no verão, mas também pode esfriar durante essa época! A temperatura pode mudar bastante ao longo do dia, assim, é sempre uma boa ideia ter um casaco na mochila, mesmo durante o verão.  

Os supermercados não vendem bebidas alcoólicas; caso deseje comprá-las, você deverá ir a uma Liquor Store, que são estabelecimentos especializados em bebidas com álcool. Nessas lojas, há uma enorme variedade de produtos: cervejas, vinhos, sidras, destilados, etc. Estar com um documento de identificação é sempre bem-vindo ao entrar em um local que vende bebidas. 

Há restaurantes que não vendem bebidas alcoólicas, mas permitem que você leve e consuma a sua própria. Esses locais são sinalizados com “BYO” (bring your own).

Para evitar gastos com o transporte público de Melbourne (que é bom, mas não é barato), procure se hospedar no centro da cidade, que conta com algumas linhas gratuitas e tem uma localização ideal para passear caminhando. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Melbourne