Onde comer em Melbourne
A Austrália é um país com uma história recente e população de culturas miscigenadas. Caminhando por suas ruas, fica evidente como Melbourne tem famílias de diversas partes do mundo, principalmente ingleses, vietnamitas, chineses, gregos, italianos e indianos. Sendo assim, você encontrará na cidade uma gastronomia diversificada e restaurantes com pratos de várias nacionalidades. É um lugar onde você encontra um pouco de tudo, inclusive locais com fachada desgastada que não inspiram confiança; estes, no entanto, podem ser onde você fará as melhores refeições da viagem!
Pratos como fish & chips, chicken parmegiana, hambúrgueres (alguns com beterraba), e as meat pie, que são parecidas com empadas gigantes, são considerados pratos típicos da cozinha australiana. Para provar outros produtos frequentemente consumidos no país, nossa dica é ir ao supermercado e comprar um Tim Tam e o Vegemite. O Tim Tam é um biscoito crocante coberto por chocolate que eles costumam comer acompanhado de uma bebida como leite ou chá. Já o Vegetime é uma pasta escura e salgada que se come com pães, biscoitos e torradas-não gostamos do Vegemite, mas para quem quer conhecer os sabores australianos, vale, ao menos, experimentar.
Como grande produtora de vinhos que é a Austrália, uma visita a Melbourne é uma oportunidade perfeita para experimentar vinhos diferentes; isto porque o estado de Victoria tem várias vinícolas, em especial na região de Yarra Valley. Outra bebida muitíssimo apreciada na cidade é o café. Em Melbourne, existe o que eles chamam de “cafe culture”; há cafeterias de qualidade por toda parte e podemos sentir seu aroma ao caminhar pela rua, é uma delícia. Entre as cafeterias que recomendamos uma visita, estão a Patricia Coffee Brewers, Brother Baba Budan e St Ali, formidável para um brunch no fim de semana.
Para começar seu roteiro gastronômico em Melbourne, visite o Queen Victoria Market, ou Vic Market. O mercado existe desde 1978 e tem de tudo um pouco: frutas, verduras, legumes, artesanato e até roupas, mas a parte mais gostosa mesmo é a área com delicatessens que vendem azeitonas, queijos, presunto, patês, bolos, biscoitos, sucos… Aqui, você pode encontrar boas coisas para comer por um bom preço. Outro mercado que também vale uma visitinha é o Prahran Market, nele tem uma área com frutas, flores e verduras, uma área com carnes e com delicatessens-onde você encontra doces gregos que são de lamber os beiços.
A cozinha italiana é bastante popular na cidade. Para comer boas pizzas, sugerimos ir a +39 Pizzeria, um restaurante meio apertadinho, mas com pizzas maravilhosas e com ingredientes frescos. Outra dica é o Brunetti, um local imperdível em Melbourne. O Brunetti fica na Lygon Street, uma rua cheia de restaurantes italianos, e funciona como restaurante, cafeteria e doceria. Ele é enorme, tem uma quantidade de doces impressionante, além de massas e sorvetes. Se você gosta de doces, o lugar é uma perdição!
Como há muitos chineses na cidade, não faltam restaurantes de comida chinesa pelas ruas. Uma comida típica popular são os dumplings, um “bolinho” feito com uma massa fina que pode ser feita a vapor ou frito. Você topará com diversos restaurantes de dumplings no centro, mas nossa sugestão é o Shangai Street, um lugar pequeno, simples, com bom preço e ótimos dumplings. Para degustar de um cardápio asiático de qualidade, jante no Cookie, um restaurante bem escondido, com uma atmosfera jovem e pratos deliciosos. E se quiser experimentar diversos tipos de comidas, coma as deliciosas tapas Do MoVida.
A comunidade grega também tem grande presença na cidade. Para experimentar um pouco dessa cozinha, sugerimos ir ao Kalimera, especializado em souvlakis, uma comida rápida que leva carne e salada e pode ser comida em um sanduíche com pão pita.
Melbourne é uma cidade moderna e multicultural, mas suas origens britânicas continuam latentes no cotidiano dos habitantes locais! Para tomar um café da manhã, ou chá da tarde, tão apreciado pelos britânicos, faça uma parada no Hopetoun Tea Rooms. O estabelecimento hipnotiza os transeuntes, tamanha beleza de sua vitrine; os doces e bolos são tão lindos que sobra indecisão na hora de escolher. Para um belo brunch, que é a junção de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço), vá ao St Ali, que tem cafés e chás ótimos, além de uma cozinha fusion de primeira. Outra bela escolha para o brunch é o Top Paddock, com pratos bem servidos e uma apresentação linda.
É fascinante como Melbourne tem restaurantes em locais escondidos. São como pequenos tesouros que pelo lado de fora não parecem interessantes, mas que causam surpresa quando conhecemos seus pratos. A cidade tem alguns dos melhores restaurantes da Austrália e oferece comida de qualidade em locais simples, mas cheios de charme. Ande pelas vielas, deixe-se conquistar por sabores diferentes, sinta o aroma das ruas e bon appétit!