Melbourne
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Melbourne

Melbourne tem cerca de 4,35 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Urbana, ela reúne pessoas de diferentes partes do mundo e é perfeita para caminhadas. Andar pelo centro da cidade, sem pressa, é o passeio ideal para descobrir edifícios de arquitetura vitoriana ao lado de modernos centros comerciais ou arranha-céus, e para conhecer as lanes, pequenas vielas com estabelecimentos escondidos e arte de rua nas paredes. 

O que fazer em Melbourne - o essencial

Um passeio pela cidade deve começar pelo ponto mais emblemático, ou seja, pela Federation Square, ou Fed Square. A praça não é lá muito bonita nem atrai pelo charme, mas é a principal praça da cidade e uma das mais famosas do mundo; nela ocorrem diversos eventos, é onde fica um completíssimo centro de atendimento ao turista e o ACMI ( Australian Centre for the Moving Image), que tem uma exposição chamada Screen World, muito interessante e interativa. Nos arredores da Fed Square, estão também a Flinders Street Station, a estação de trens mais antiga da Austrália, e a St Paul’s Cathedral, uma igreja anglicana consagrada em 1852. 
 

Para conhecer a cidade, caminhe! É assim que você poderá conhecer as lanes, pequenas vielas com restaurantes, cafeterias e arte de rua. Entre as pequenas ruas que merecem uma visita, estão a Hosier Lane, com pinturas em spray por todos os cantos, a Centre Place e Degraves St, símbolos da efervescência da cidade. São ruas como essas que tornam Melbourne um uma cidade tão movimentada e ao mesmo tempo convidativa para passeios a pé, porque nelas passam apenas pedestres, estão cheias de restaurantes com mesas ao ar livre e cheirinho de café-o principal aroma da cidade! 

Ainda no centro, não perca uma visitinha a Chinatown, com seus diversos restaurantes de dumpling, e um passeio no Queen Victoria Market, onde você encontrará ótimas comidinhas rápidas, frutas, flores e até artesanato. Nas quartas-feiras de verão acontece no Vic Market o Night Market, um mercado com música e barraquinhas de comida, que reúne muita gente e tem uma atmosfera muito gostosa. Para um passeio cultural, vá ao Immigration Museum, que com um acervo comovente conta a história de imigrantes que procuraram na Austrália uma melhora em sua qualidade de vida. 

Melbourne - as melhores opções de hospedagem!

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Melbourne. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.

Melbourne é cortada pelo Yarra River e o “outro lado” do rio é tão imperdível quanto o centro. A partir do centro, atravesse o rio Yarra por suas pontes (há várias) e você chegará a Southbank, uma área com restaurantes, um calçadão com artistas de rua e um super movimento nos dias mais quentes do ano. É um lugar ótimo para sentar na beira do rio e apreciar o visual da cidade. Em Southbank, fica o Eureka Skydeck, um observatório com vista panorâmica de Melbourne que tem paisagens maravilhosas-é uma ótima atração para um dia de céu aberto. Nas redondezas do Eureka Skydeck, estão ainda a National Gallery of Victoria, o Jardim Botânico e o Shrine of Remembrance (Santuário da Lembrança), um memorial e museu dedicado aos homens e mulheres que perderam suas vidas na Primeira Guerra Mundial. 

Melbourne é o oposto de monótona durante a noite. A cidade é ótima para quem curte vida noturna e oferece opções variadas, como restaurantes, pubs, rooftops, boates e o cassino. As opções da noite se concentram principalmente no centro da cidade e isso permite um “rodízio"; se não gostou de um estabelecimento, você pode ir para outro facilmente.

 Formula-1-em-melbourne

Praias de Melbourne

A água do mar em Melbourne é gelada, mas as praias existem e vale muito a pena conhecê-las! A praia mais próxima do centro é St Kilda, um bairro com uma praia calminha, parque de diversões Luna Park, bons restaurantes, bares e um píer muito bonito para caminhar e aproveitar o visual. St Kilda tem um pôr do sol lindíssimo e, quando o sol se põe, alguns pinguins que têm ninho nas proximidades do píer saem do mar e vão para suas casinhas-um jeito gratuito de ver pinguins pertinho da cidade! Vá para o píer no horário do pôr do sol, assim você pode aproveitar o visual e, de quebra, ver essas aves tão fofas! 

Outra praia que merece uma visita é Brighton Beach, que está a cerca de 14 km do centro. Ela tem dezenas de boxes coloridos na areia, que são usados pelas famílias proprietárias para guardarem artigos que utilizam em um dia na praia. Como as casinhas são todas coloridas e têm pinturas diferentes, elas fazem um enorme sucesso e são um dos principais cartões-postais da cidade. 

Passeios em Melbourne

Já ouviu falar da Great Ocean Road? Ela é um uma estrada próxima ao mar que passa por praias, pequenas cidades, mirantes de paisagens cênicas e formações rochosas, como os 12 Apóstolos. Provavelmente é a estrada mais conhecida do país e mesmo que você tenha poucos dias na cidade, é um lugar imperdível! As paisagens são realmente de tirar o fôlego e, por onde se passa, a vontade é de ficar mais e mais tempo observando a exuberância da natureza. Diversas agências realizam o passeio, mas também é possível realizá-lo por conta própria, alugando um carro. Se você estiver em Melbourne por pouco tempo, faça o passeio em um dia, se tiver mais tempo disponível, faça o passeio com mais calma, em dois dias. 

Um outro passeio menos popular que a Great Ocean Road, com paisagens incríveis e uma fofura de sobra, é a Penguin Parade. Esse passeio é feito em Philip Island, uma ilha a cerca de 120 km de Melbourne, com paisagens naturais muito bonitas. A principal atração da ilha é a chamada “Penguin Parade”, um desfile de pinguins que acontece em Summerland Beach em todo anoitecer. Essa ilha é o local escolhido como moradia de diversos pinguins e a cada anoitecer (hora menos propícia a ataques de predadores), os animais deixam o mar e fazem uma longa caminhada até seus ninhos. Há centenas deles saindo do mar todos os dias e o desfile é um encanto! A praia é bem estruturada, muito fria à noite e o passeio não é barato, mas vale a pena! 

As 7 atividades preferidas dos turistas em Melbourne