Melbourne

Quando ir a Melbourne

Melbourne é a capital do estado de Victoria e a segunda maior cidade da Austrália. Ela tem uma excelente estrutura turística e, diferente de outros destinos australianos, suas estações são bem marcadas: faz calor no verão e bastante frio durante o inverno. Ela também é a capital esportiva do país e diversos eventos são sediados na cidade, como a Australian Open (competição de tênis) e o Grand Prix da Austrália (Fórmula 1). 

A temperatura média anual da cidade é de 14ºC e não há uma estação chuvosa, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. No verão, a média é de 19ºC, mas não estranhe se os termômetros atingirem temperaturas próximas dos 40ºC em um dia de sol. Faz muito calor em Melbourne durante o verão e esse é o período em que os “melbournians” mais aproveitam as atividades ao ar livre. Os parques e praias ficam cheios de pessoas curtindo as temperaturas agradáveis, acontecem diversos festivais na cidade e como faz bastante frio durante o inverno, os dias de sol e calor são muito valorizados. Se quiser ver Melbourne a pleno vapor, viaje no verão! 

É curioso como o tempo e a temperatura podem mudar drasticamente em um mesmo dia. Não estranhe se começar a chover durante um calor intenso à tarde e à noite fizer frio. As noites costumam ser sempre mais frescas (mesmo no verão), então é um hábito de quem vive na cidade andar com um casaco para onde for. 

No inverno, Melbourne tem temperatura média de 12ºC e em vários dias ela é inferior a 10ºC- suas médias mínimas durante a estação mais fria são de 5ºC. Não neva na cidade, mas há estações de esqui na redondezas e, se você quer esquiar ou andar de snowboard, esse é o período para viajar! 

Ventos são frequentes, principalmente durante a primavera, e ajudam a diminuir a sensação térmica. 

Se quiser viajar sem pegar temperaturas extremas, nem muito calor, nem muito frio, opte por viajar durante a primavera e outono, que são estações de transição. 

 

Eventos e esportes

Melbourne é uma cidade cheia de eventos culturais, festivais, campeonatos, etc. Sempre tem alguma coisa acontecendo, principalmente durante o verão. 

O cricket é bastante popular no país, e você pode acompanhar alguns jogos na cidade durante o verão. Em 2015, inclusive, aconteceu na Austrália e Nova Zelândia a Copa do Mundo de Cricket, que teve como grande vencedor o time australiano. 

O Australian Open (tênis), primeiro torneio do Grand Slam, acontece em janeiro e o Australian Grand Prix (Formula 1), em março, no Albert Park. São eventos muito legais e com ingressos a preços populares para os padrões locais. 

Ocorre, entre março e setembro, a temporada de Australian Football; um esporte inventado em Melbourne, pelo qual os australianos são fanáticos. O jogo de futebol australiano acontece em um campo oval e é bastante diferente; se tiver oportunidade, assista-o! 

As corridas de cavalos também são uma paixão na cidade; caso você acompanhe alguma, provavelmente verá mulheres vestidas de maneira elegante no evento. A Melbourne Cup (corrida de cavalos) acontece na primeira terça-feira de novembro e é até feriado nesse dia! 

Acompanhe aqui os eventos na cidade.
 

Feriados

Os feriados mais importantes na Austrália e de maior movimento nas cidades turísticas são: Ano Novo (1º de janeiro); Australia Day (26 de janeiro); sexta a segunda do feriado da Páscoa; Anzac Day (25 de abril); Queen’s Birthday (celebrado em diferentes datas); Natal (25 de dezembro) e Boxing Day (dia seguinte ao Natal). Alguns feriados públicos são transferidos para o próximo dia útil quando caem no fim de semana. 

Tudo que você precisa saber sobre Melbourne!

Esse texto sobre Quando ir a Melbourne faz parte do guia de Melbourne no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Melbourne

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.